Como parar de procrastinar e começar a fazer as coisas

13 comments

Quase todo mundo conhece uma pessoa que simplesmente faz as coisas.

Imagina um cara assim: ele sai de viagem e, quando volta, desfaz a mala inteira assim que chega em casa. Dobra as roupas amassadas e separa as sujas no cesto apropriado. Devolve itens de higiene para o banheiro, limpa a mala e guarda ela no guarda-roupa. Tudo logo que chega em casa.

Ele não deixa a mala no canto e vai descansar. Ele levanta todo dia no mesmo horário, 7 dias por semana. Ele não aperta o soneca. Ele é autônomo, mas faz seus próprios horários e os cumpre à risca. Ele tira um dia da semana para cada tarefa diária: na segunda, lava o carro; na terça, varre a casa; na quarta, limpa os vidros. Organiza e limpa a cozinha enquanto prepara o jantar e quando ele senta pra comer, a louça já está toda lavada. Não tem nenhuma panela na pia esperando pra depois. Quando o jantar acaba, ele lava o seu prato sujo, seca a pia, tira a mesa. Ele apaga a luz e tudo parece em ordem. Parece simples e fácil.

Ele não adia as coisas porque adiar significa perder de vista. Significa igualar à mesma prioridade de tantas outras. Adiando, fica fácil fazer apenas uma ou outra coisa e deixar muitas outras incompletas.

Se você está buscando um método de como ser mais produtivo, esse cara parece uma boa inspiração, correto?

Como parar de procrastinar?

Pra esse tipo de gente, parece que não há preguiça, não há falta de motivação. Procrastinação não é um monstro que elas tem que enfrentar diariamente. Elas nunca tiveram que se perguntar como parar de procrastinar.

Mas qual será o segredo dessas pessoas? Como elas conseguem tão facilmente fazer as coisas que tem que ser feitas?

Essas pessoas fazem acontecer porque simplesmente não pensam no que fazer.

ELAS FAZEM!

Não é que elas não façam nenhum raciocínio sobre o que deve ser feito. Claro que na cabeça delas, os passos e tarefas a serem feitas estão esquematizados. A diferença entre elas e nós, meros mortais procrastinadores, é que para elas o tempo entre pensar em fazer algo e de fato fazer este algo não existe. Elas pensam e fazem. Na hora.

Como parar de procrastinar
É simples como um desenho tosco no Paint: não pense muito, faça!

Se elas estão com dor na coluna, marcam uma consulta na hora. Com a gente é diferente. Nós pensamos em marcar uma consulta, criamos inúmeras desculpas para marcar a consulta depois e acabamos com dor nas costas por 2 meses antes de finalmente irmos ao médico.

Não é tão difícil quanto parece. Não há nenhum segredo mirabolante. Tenho tentado adotar esse método de “fazer aqui e agora” e surpresa: FUNCIONA BEM PRA CARALHO!

O lixo tá cheio? Amarra e joga fora. Tem que fazer um relatório pro chefe? Abra o Excel e comece. Tem uma ideia de site? Comece a procurar um template! Tem que fazer um artigo pra faculdade? Ligue o computador e comece a escrever!

Essas pessoas já nasceram assim, decididas. Elas vão e fazem as coisas. Nós podemos seguir o exemplo delas e tentarmos nos comportar de modo similar. Por que não?

O que nos segura é pensar demais e criar desculpas. Vou ligar para o meu médico depois, porque agora a secretária deve estar ocupada. Porque nessa época do ano é muito difícil marcar consulta. Porque não sei se meu plano de saúde ainda está válido. Porque essa dor pode ir embora nas próximas semanas. Porque não conheço um médico dessa especialidade. Porque o custo da ligação é caro. Porque meu celular está sem bateria. Dá pra criar um livro só com desculpas pra cada um dos seus problemas. Mas essas desculpas são o combustível da ineficiência e procrastinação. “Elas” olhariam a validade do convênio, procurariam um médico online enquanto carregam o celular e ligariam assim que vissem o número. Simples assim.

Pensar menos, criar menos desculpas e fazer mais. Não é tão difícil. Que tal parar de procrastinar e ser uma pessoa mais produtiva daqui em diante? Não deixa pra depois, hein? Começa agora!




Essa atitude de "fazer agora" é um dos 4 métodos que uso diariamente para ser mais produtivo. Você pode conferir esses 4 metódos aqui - acho que você vai gostar do artigo! Se este post ajudar você, por menor que seja a ajuda, deixe um comentário abaixo para fazer um blogueiro feliz! ;)

13 comentários:

  1. Procrastinei pra ler esse texto por umas horas aí kkkk
    Achei interessante, mas não sei, se eu fazer esse método de não pensar e sair fazendo, acho que vou me arrepender. Esses dias fui tentar fazer uma torta, assim do nada de madrugada, me arrependi no meio, era bem mais difícil que eu imaginava e ficou horrível no final...
    Vou apenas parar de adiar as coisas. Foi de grande ajuda, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA ri alto com o caso da torta :P

      Assim, fazer as coisas na hora não significa fazer sem planejar, sem pensar. No seu exemplo, poderia ter olhado uma receita antes de começar a fazer, verificado se tinha os ingredientes em casa. Se não tinha os ingredientes, deixava pra comprar os ingredientes no dia seguinte. Desde que você de fato comprasse no dia seguinte, não estaria procrastinando, só deixando pra fazer depois algo que era impossível de se fazer na hora (de madrugada).

      Mas mesmo que sua torta tenha ficado ruim, você fez a parada. Se não tivesse feito, talvez ficasse pra sempre com a receita na cabeça. Pra mim é melhor fracassar em algo do que ficar no remorso de nunca ter tentado. E além disso, uma receita horrível significa que da próxima vez você vai fazer melhor! ;))

      Valeu por ler o post e comentar! Abs!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tem uns dias que decidi criar um blog e nesse mesmo tempo conheci o seu. De lá pra cá venho empurrando com a barriga o projeto do blog por pensar ocupado , por ter que sair e acabar ficando sem tempo ou até sem inspiração para escrever. Quando li esse teu post me dei por conta que a unica coisa que eu estava fazendo era procrastinar e o projeto do blog estava sendo adiado apenas por preguiça. Agora, identificando a causa por eu ainda ter uma página em branco descobri como soluciona-la.

    Parabéns pelo blog, o descobri a pouco tempo através do twitter e já estou super encantado por ele. Continue com esse belíssimo trabalho e até a próxima! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Álef, muito obrigado!

      Às vezes pra o cara começar a correr, o mais difícil não é o correr de fato, e sim botar o tênis no pé e sair de casa. O mesmo vale para nossos projetos pessoais: às vezes o mais difícil é parar de procrastinar e dar o primeiro passo. Vai com tudo, meu velho! Abs! ;)

      Excluir
  4. Moço, como eu te sigo há tempos lá no Twitter e nunca vim ao teu blog?
    Que demais!
    Caí aqui na hora certa... já até separei uns posts pra ler depois.

    Vou tentar procrastinar menos, tomara que consiga... Excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha que legal. De repente pra quem não me conhece direito eu pareço chato, vai saber! Espero que continue curtindo os posts do blog. Vê se não procrastina, lê os posts que guardasse pra depois!

      Obrigado pelo comentário e pelos elogios, de verdade! =DD

      Excluir
  5. Bom post cara! continue assim!
    so uma dica: coloca seu twitter como widget aqui no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puts, cara. MUITO obrigado. Não só pelo elogio como também pela sugestão. Não procrastinei e coloquei o widget ali assim que vi seu comentário. Valeu mesmo! ;))

      Excluir
  6. Estava lendo o texto e pela descrição do primeiro parágrafo fiquei imaginando a pessoa perfeita. Imagina minha surpresa quando me dei conta de que posso ser essa pessoa se realmente tiver vontade hahaha
    Como você disse em um dos comentários, o primeiro passo é sempre o mais difícil.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Renata! Sem dúvida só depende de nós termos uma atitude mais parecida com a daquela "pessoa perfeita". Obrigado por comentar e visitar o blog! ;))

      Excluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.