4 dicas de como ser mais produtivo e parar de procrastinar

5 comments

Atualização

Agora o post ganhou um vídeo! O conteúdo é semelhante, mas a forma de apresentar é diferente. ;)



Horas de videogame, rolagem interminável do Facebook, tardes acompanhando o twitter e o saco muito coçado. Não vamos nos enganar, todas essas coisas são boas. Mas a vida é a vida e muitas vezes temos compromissos e obrigações. Às vezes acabamos enrolando demais e não fazendo coisas que precisam ser feitas. Aí, o jeito é procurar como parar de procrastinar.

Como um cara que sempre lutou para parar de procrastinar, vou dar minhas 4 melhores dicas pra você deixar de deixar as coisas pra amanhã e começar a fazer já!


1. Faça listas

Às vezes nossa cabeça tem dificuldade em organizar prioridades e relembrar tarefas que precisam ser feitas. Tudo isso pode ser resolvido com listas! Pegue um pedaço de papel e anote as coisas que tem que fazer! No começo do seu dia, olhe sempre o seu papel e decida o que será realizado naquele dia. Procure sempre matar algumas dos seus afazeres da listinha.

Mas cuidado! É muito fácil encher um papel com coisas a fazer e não fazer nenhuma delas. No começo você se sente mal, mas depois que deixou de fazer o primeiro item da lista, deixar de fazer o segundo, o terceiro e todos os outros se torna muito mais fácil. Então a solução é se punir!

Ninguém quer que você se auto-flagele, mas uma punição é boa ideia para se motivar a fazer as coisas! Eu, por exemplo, uso o Habitica. Nesse site, você organiza os seus afazeres e faz deles parte de um jogo. Quando consegue fazer as tarefas programadas, ganha experiência, itens, ouro, etc. Por outro lado, quando deixa de fazer alguma tarefa, perde vida e pode chegar à morrer! Parece bobo no começo, mas depois que você se acostuma, é uma ótima ferramenta pra te ajudar no dia-a-dia e te fazer parar de procrastinar.

Como ser mais produtivo - HabitRPG
Habitica: olhando a cara dele assim parece tolice, eu sei, mas me ajuda MUITO a ser mais produtivo.


2. Exercite-se

Deixe de ser um sedentário de carteirinha e comece a se mexer. O exercício físico faz bem pro corpo e pra mente, além de ser um desafio diário que te motiva a ir melhorando a cada dia.

Escolha algo que você gosta e comece! Matricule-se na academia, comece a fazer uma arte marcial ou só saia correndo por aí (como eu faço). O importante é suar e mexer o esqueleto!

Exercitar-se te deixa em forma, aumenta o nível de energia do seu corpo e é o combustível perfeito para aqueles momentos em que você só quer deitar e dormir. O difícil é sair do sofá e começar, mas depois, os benefícios são incríveis. Vai por mim.


3. Tome banhos gelados

Não é brincadeira! Um banho frio mexe com a energia do seu corpo, dá uma lavada na alma e te entrega pro mundo como uma pessoa renovada.

Claro que se você tiver morando num lugar muito gelado, talvez não seja uma boa ideia. Se você tem pavor de água gelada, toma o seu banho quente normal e aos poucos vai liberando mais água fria, até ir chegando na temperatura ambiente. Aos poucos você vai se acostumando. O objetivo não é ser um treinamento militar, não precisa jogar água fria na cabeça direto (ainda que eu prefira esse método).

Você vai se surpreender com a capacidade que um banho frio tem de te tirar do desânimo e jogar suas energias nas alturas. Principalmente se você tomar o banho logo depois de se exercitar! É batata!

Como ser mais produtivo - banho frio
Também não precisa ser assim, né!? Mas vai por mim, banho frio é uma boa pra deixar a preguiça de lado!

4. Faça as coisas AGORA!

Não há dica melhor que essa. Na verdade, esse é o segredo das pessoas que fazem tudo que deve ser feito. Inclusive, já escrevi um post inteiro sobre isso. Leia, vale a pena! De verdade!

Pensar é igual procrastinar. Se você ficar raciocinando muito sobre ir ou não correr, fazer ou não fazer alguma coisa, vai desistir. Nosso cérebro quer comodidade e vai atuar como um diabo na sua mente, criando todas as desculpas possíveis para você ficar de boa no sofá e pular compromissos e afazeres.

Portanto, não pense! Faça agora! Tem que lavar o carro? Levante, encha o balde e lave. Precisa fazer um trabalho pra faculdade? Ficar pensando sobre ele só vai aumentar o seu bloqueio mental com a tarefa. Levanta, pega os livros que você precisa, abra um documento do Word e comece a escrever!
No começo pode ser difícil, mas depois que sua cabeça estiver treinada a sempre fazer as coisas na hora, ao invés de ficar programando pro futuro, sua produtividade vai à mil. Vai por mim. Foi isso que me fez abrir esse blog!



Se você tem outras dicas de como parar de procrastinar e ser mais produtivo, escreve nos comentários! Quanto mais ideias melhor! E não esquece de tentar pelo menos uma ou duas das coisas que eu recomendei. Sem dúvidas alguma delas vai funcionar para você! ;))


5 comentários:

  1. Boa, Andrea! O meu deu "O Desafiador". Lá diz: "Você se sente extremamente desconfortável sob a mínima pressão". Não concordo muito, mas é interessante! Obrigado! ;)

    ResponderExcluir
  2. To com um problema de total falta de objetivos. Minhas aulas começam no meio do ano e to sem nada pra fazer. Talvez tenha que aprender algo, ler aquele livro que comprei há meses, assistir algo que ta todo mundo comentando, são tarefas ou sem importância ou que eu tenha muita preguiça de iniciar, é muito chato e difícil e que não podem ser riscadas de uma lista. No fim do dia, não fiz nada de útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, estudar é até mais complicado mesmo. Mas ler um livro ou assistir uma série pra mim é só começar. Depois o cara vai no automático, não quer mais parar (se o livro/série for bom, claro!).

      Se tiver um tempo dá uma lida nesse outro post aqui do 2Bits: "Como parar de procrastinar e começar a fazer as coisas". De repente ajuda!

      E valeu por comentar! ;))

      Excluir
  3. Adorei! principalmente a dica do rpg e do faça agora! me pego muito pensando e acabo não fazendo nada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, Suzana! Essas são as minhas duas dicas preferidas também. Se quiseres saber mais sobre o HabitRPG, dá uma olhada nesse outro post aqui do blog: http://dois-bits.blogspot.com/2015/05/como-o-habitrpg-mudou-minha-vida.html

      Ah, e obrigado por comentar aqui. Essa interação é muito importante! ;)

      Excluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.