Como o Habitica mudou a minha vida

44 comments

ATUALIZAÇÃO

Fiz um tutorial em vídeo pra explicar melhor como o Habitica funciona! Olha aí:




O Habitica mudou a minha vida.

Habitica - HabitRPG


Não falo de uma transformação profunda, tipo quando uma pessoa tem uma experiência de quase morte e depois quer aproveitar cada segundo na terra. Não. Falo de uma mudança de postura frente às coisas que quero ou preciso fazer.

Se você já deu uma lida aqui no 2Bits, viu que um assunto do qual eu gosto muito é a busca por ser mais eficiente e produtivo. Como muitos dos que lerão esse post, a maioria dos meus dias termina com 1 ou 2 casos de procrastinação, no mínimo. Sei que procrastinar é ruim e por isso sempre procuro formas de deixar a preguiça de lado e fazer o que tem que ser feito.

Certo dia estava no Reddit, olhando coisas sem muita importância, quando me interessei por um tópico sobre produtividade. Na real não faço a mínima ideia de sobre o que era, mas nos comentários um rapaz mencionou uma ferramenta que tinha ajudado ele a parar de procrastinar. E era um jogo. O Habitica.


O que é o Habitica?

O Habitica (antigo HabitRPG) nada mais é do que uma espécie de mural virtual onde você anota as coisas que tem que fazer, como se tivesse colando post-its na sua parede do quarto ou em um mural.

Habitica - HabitRPG e produtividade
Essa é a cara do Habitica. Sim, preciso comprar um filtro de água da Lorenzetti haha

E o antigo nome não era por acaso, o HabitRPG é de fato um RPG.

“Porra, Pedro! Queres dar dicas de como parar de procrastinar indicando um jogo? VSF!!11!”

É sério, funciona.

No começo, fiquei bastante cético. Você adiciona suas coisas pra fazer em 3 listas: Hábitos, que são coisas que você gostaria de fazer menos ou mais, como não roer a unha ou ler um pouco diariamente; Tarefas Diárias, que são coisas que você precisa fazer todo dia, ou todo dia X da semana, como escrever para o 2Bits toda terça-feira ou visitar o blog toda quarta; e Afazeres, que são coisas pontuais que você precisa fazer uma vez só e pronto, como consertar o armário da sua mãe, levar o carro para a revisão ou criar o blog que você sempre quis mas nunca começou.

Sempre que você faz uma dessas coisas, você marca lá no site que fez. E o site te dá recompensas, como um jogo. Você ganha experiência, ouro, mana e itens. Você usa o ouro para comprar equipamentos, a mana para usar habilidades, os itens para conseguir mascotes e montarias. Se você não fizer as suas tarefas diárias, perde vida e pode morrer. O Habitica é como um joguinho de verdade. 

Habitica - HabitRPG - Ovos e Poções
Usando poções de eclosão, você arranca um mascotinho de dentro dos ovos. E alimenta o bichano depois.


“Pfff, que besteira”

Calma aí pô! Como disse antes, no começo não achei lá grandes coisas. Mas depois que você começa a usar, fica preso à plataforma. As recompensas, por bobas que pareçam no começo, te fazem querer sempre continuar realizando suas tarefas para melhorar no jogo. É CLARO que sua principal motivação tem que ser fazer as coisas, e não jogar o jogo. Lembre-se, você está em busca de produtividade, não só de diversão. Se der pra juntar os dois como no Habitica, maravilha. Mas o foco é sempre na produtividade.

Eu sou gamer. Pra mim a afinidade com a ideia veio naturalmente. Minha mulher não gosta muito de jogos. Mas mesmo assim, apresentei a plataforma para ela e foi batata. Em menos de uma semana ela já tinha “pegado” o jeito como a parada funciona e o Habitica já tava ajudando ela a manter o Mundo de Viajante mais em ordem, entre outras coisas.


Por que o Habitica funciona?

Nós somos movidos por motivação e há diversas coisas que nos motivam. A sacada do Habitica é fazer tudo num formato de jogo, usando diversos tipos de motivações diferentes. Você se motiva pelas recompensas fixas que sabe que receberá, pelas recompensas variáveis, pelas recompensas que recebe de surpresa, pelo progresso do seu personagem, pela compra de equipamentos, pela interação com outros na plataforma e, principalmente, por conseguir ver bem na sua frente que as coisas que você tinha que fazer estão sendo feitas e que você parou de ser um puta bicho-preguiça procrastinador dos infernos. É o perfeito exemplo de uma aplicação "gamificada", que usa elementos de jogos pra te manter engajado com algo que em sua essência não é um jogo.

Seus compromissos agora não são mais uma nuvem nebulosa na sua cabeça. Você não tem mais coisas que deveria fazer e esqueceu. Por quê? Porque agora você anotou tudo no Habitica e tá olhando constantemente para o que deve ser feito. Você define prazos para as coisas e se o prazo está chegando perto do final, ou se algum hábito ruim seu andou piorando, o Habitica te mostra pintando essas coisas de vermelho, pra você saber que tem que melhorar. Isso é feedback constante. Você sabe quando tá indo bem e quando tá indo mal. Ao invés de ficar perdido sobre o que fazer, você sabe exatamente como agir pra melhorar.

E é por isso que o Habitica mudou a minha vida.

Tenho gradualmente parado de roer unha e me alimentado de forma mais saudável. Tudo porque se eu não fizer isso, tomo um negativo lá no Habitica e perco vida. Tenho um incentivo pra me manter na linha, tenho o jogo ajudando a me controlar. Defini tarefas diárias pras minhas semanas: monitorar o mercado de games toda segunda, escrever pro blog toda terça, fazer traduções voluntárias toda sexta, ter ao menos 1 hora de produção criativa por dia, todos os dias. E sei em quais dessas tarefas estou pecando, em quais estou bem. Sei por quantos dias seguidos fiz alguma coisa sem deixar a peteca cair. Quando preciso fazer algo pontual, boto na lista e defino um deadline. “Definir destinos da viagem pra Colômbia”, “Comprar passagens”, “Procurar couchsurfing”. Tá tudo ali e o Habitica não só não me deixa esquecer como me motiva a fazer o que deve ser feito.

Parece EXTREMAMENTE infantil no começo, mas o Habitica traz elementos de jogos para uma plataforma de controle de produtividade que pode mudar o seu dia-a-dia. O que eu te aconselho é que tente. E se achar besta no começo, lembre-se deste post aqui e insista um pouco. Dê uma semana de chances pro Habitica.

Se você gosta de novas ideias, curte jogos e/ou é meio nerd, tenho certeza que o Habitica vai te ajudar.


Habitica em português
Veja como é fácil deixar o Habitica em português

Mascotes do Habitica - HabitRPG
Patas são os mascotes que não tenho. As barras verdes mostram o progresso de um mascote pra virar uma montaria.

Montarias no Habitica - HabitRPG
O paintel de montarias. "Alimente seu mascote e ele poderá virar um bravo corcel" - (HABITICA, 2015)

2Bits - Personalização no Habitica - HabitRPG
A plataforma do Habitica é toda gratuita, mas se você fizer uma doação poderá comprar várias paradas extra.

Se você entrar lá no Habitica me faz um favor? Volta aqui depois e me diz o que você achou, se mudou algo no seu dia-a-dia. Ou fala comigo lá no twitter. Escrever um blog sem interagir com quem tá por aqui lendo não tem graça! ;)





44 comentários:

  1. Achei bem interessante. Vou ver se aumenta a minha produtividade xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa, Raí! Se puder depois volta aqui pra dizer se mudou alguma coisa na sua vida! ;))

      Excluir
  2. Já estou a mais de um mês usando o HabitRPG graças a essa postagem. Realmente ajuda muito a organizar as tarefas e seguir as tarefas diárias.
    Só não funcionou muito comigo para manter hábitos kkkkk
    Geralmente esses aplicativos duram duas semanas comigo e o HabitRPG bateu record.
    Obrigado pela dica ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom mesmo, não é? Eu tô usando todos os dias há mais de 6 meses.

      Valeu pelo comentário, Rafael! ;)

      Excluir
  3. Baixei ainda ontem e hoje porei em prática! Tomara que me ajude ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Lucas! Vai ajudar sim cara, sem dúvidas! ;)

      Excluir
    2. Quase um ano depois e eu continuo usando a plataforma... Me ajudou muito, sou uma pessoa muito mais produtiva e organizada depois do Habitica! Inclusive, procurando hoje formas de motivar minha namorada às suas tarefas, encontrei novamente esse artigo... Muito obrigado, Pedro 2 Bits ^^

      Excluir
    3. Porra que bacana, cara! Muito legal você ter voltado aqui pra me dizer isso. Espero que a tua namorada comece a usar também! :D

      Eu é que agradeço! ;)

      Excluir
  4. Vou testar agora, senão vou procasticar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí! Começar procrastinando o uso de uma ferramenta contra a procrastinação não dá né! hahaha

      Obrigado por comentar! ;)

      Excluir
  5. Instalei o app ontem e consegui cumprir tudo o que coloquei como objetivo, isso vai te motivando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Motiva mesmo cara, por mais simples que pareça. Continua usando, só vai ajudar mais! Obrigado por comentar aqui! ;)

      Excluir
  6. Estou usando há um mês e ta funcionando muito bem pra mim :)
    Melhor ainda se você faz grupo com um amigo, porque te motiva a conseguir as coisas antes dele! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em grupo é muito mais legal! Além de tirar sarro dos amigos também dá pra colaborar nas missões, é bem bacana :D

      Excluir
  7. Também uso ele há quase um ano e tenho gostado bastante! Uma coisa importante de mencionar é: o mais importante continua sendo a vontade de ser produtivo, pois o jogo é "aberto" pra trapaças. Então, ainda assim deve-se ter auto-controle e seriedade ao jogar! Afinal é a sua vida que está em jogo. Haha. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas hahaha

      Obrigado por comentar aqui e lá no YouTube ;)

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. hahaha, na sua lista tem uma opção chamada "mão esquerda" (aquela carinha).

    Brincadeiras à parte, o Habitica é muito prático mesmo. Aprendi a me organizar de maneira muito melhor depois que baixar esse negócio.

    Excelente publicação! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha é pra treinar o uso da mão esquerda!

      O Habitica é foda mesmo, valeu pelo apoio Edimar!

      Excluir
  10. Um amigo me indicou e li esse post para saber como funcionava melhor, tentarei, depois digo se deu certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, diz sim cara! Pra mim conta muito! Valeu por comentar por aqui :)

      Excluir
  11. Fala Pedro! cara, eu ví e gostei do Habitica, mas eu atualmente sou apaixonado pelo SuperBetter, e vou te dizer porquê eu acho melhor:

    o super better já te sugere algumas missões aliadas aos 4 campos que todo mundo deveria desenvolver (físico, emocional, social e mental).
    ele ainda fala sobre quais são os inimígos e como vence-los. O mais legal dessa história toda é que as missões que ele te oferece são várias, mas são extremamente simples. Justamente porquê superar cada missão se torna algo motivador para seguir melhorando.

    Além de tudo oferece um feed pra você compartilhar o que você quiser, mas entre eles coisas associadas a sua missão (frases de motivação por exemplo), e também explica a ciência por trás de tudo que foi criado, além de um laboratório secreto, onde você pode tomar notas do que você achar conveniente.

    Enfim, achei muito mais completo e interessante, além de ser grátis também. Se algo ficou confuso posso tentar fazer um vídeo também, não me aventurei nas câmeras ainda mas quem sabe esse seja um bom momento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí brother! Cara, fiquei sabendo desse app há um tempo atrás, mas não cheguei a usar. Nunca tinha ouvido de alguém que tinha usado, então teu comentário me deixou tentado a experimentar. No momento, além do Habitica tô tentando usar o Todoist, que é um gerenciador de tarefas bem mais simples e pragmático, mas logo vou arranjar um tempo pra começar com o SuperBetter e ver qual é. Valeu mesmo pela recomendação!

      Excluir
  12. Esse aplicativo é uma coisa realmente maravilhosa. Estou fazendo um curso de oratória e vou utilizar esse jogo como tema de minha apresentação.

    Preciso de alguns dados confiáveis em relação ao jogo. Não sei como vou conseguir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tipo de dados você tá falando? Se for algo que eu possa fornecer é só falar que eu ajudo no que puder. Se forem dados internos, tipo número de acessos ou como funcionam as coisas nos bastidores, vale a pena tentar entrar em contato com o pessoal do Habitica. Eles são gente fina e respondem a galera até pelo twitter. Boa sorte!

      Excluir
  13. Nossa! gostei de mais do Habitica, depois que eu li os seus cometários entendi melhor como utilizar, e está me ajudando a organizar melhor minha tarefas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha cara, espero que funcione pra ti! Qualquer dúvida tô por aqui pra ajudar! Abraço!

      Excluir
  14. Uso o Habitica há dois meses e também sinto que ele mudou minha vida. Coisas extremamente simples (que não deveriam ser um problema) se tornaram fáceis de resolver, como comer 5 vegetais por dia ou beber 2 litros de água, ler 10 páginas de um livro ou simplesmente trabalhar por 4 horas ao dia (freelas). // Eu costumava ser o cara mais enrolado e descompromissado do mundo, com pouco senso de propósito, mas depois que me acostumei com a rotina que o Habitica me proporcionou, eu sinto vontade (VONTADE MESMO) de fazer as coisas simplesmente para avançar meu nível no jogo. Simplesmente genial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana o seu relato cara! De fato o game te ajudou muito. Espero que teu comentário sirva para motivar outras pessoas a tentarem jogar também. Valeu por contribuir aqui!

      Excluir
  15. eu achei esse jogo sensacional! estava procurando dicas pros mascotes no google qnd achei seu blog, e adorei o texto! eu tinho mt problema com rotinas, seja pra estudo a até tomar banho! com o jogo agr eu ja estou acordando e indo fazer as coisas e percebendo isso só depois! e claro, corro pro pc pra marcar minhas tarefas feitas e upar meu bichinho! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha que legal, Larissa! Fico feliz que o Habitica esteja ajudando bastante você, pra mim também funciona! Obrigado por comentar aqui :))

      Excluir
  16. Um amigo me apresentou. Ele usa à algum tempo e o tem ajudado à se organizar.
    Eu jogo à uns 15 dias e me ajuda muito!
    Meu problema nunca foi esquecer mas, tenho t.o.c e ficava anotando em várias agendas, post-its coloridos e enchia o celular de lembretes.
    Usando o Habitica aboli esse uso de papel todo, mantenho o foco nas tarefas e consigo organizar minha semana com antecedência.
    Indico à todos os atarefados :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal seu relato, Júlia. De fato esse problema de tentar anotar e controlar as tarefas em mil lugares diferentes é complicado. Centralizando tudo no Habitica fica mais fácil, fico feliz que esteja funcionando pra você! ;)))

      Excluir
  17. Uso o Habitica há bastante tempo já. Depois que descobri o Bullet Journal eu associo as duas coisas e estou progredindo cada vez mais...
    Excelente seu post!
    Michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer um Bullet Journal parece uma alternativa boa mesmo! Legal que essa combinação tá funcionando bem pra ti! Obrigado por comentar aqui!

      Excluir
  18. Já tinha instalado esse app no celular e não gostei muito, na altura não tinha opção de colocar em português e achei meio confuso, depois do seu vídeo me motivei a tentar mais uma vez... já coloquei um monte de tarefas e alguns hábitos... acredito que o que vai pegar são os hábitos mesmo... kkkkk
    Obrigado pelas dicas. Abrç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que se motive a usar agora, realmente é muito bom! Qualquer dúvida é só comentar aqui que ajudo no que for possível. Boa sorte! Abs!

      Excluir
  19. ajuda a parar de bater punheta? kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você quiser parar, por que não? Bota como um hábito negativo :)

      Excluir
  20. Sou procrastinadora de carteirinha e gamer também, e pensei justamente que unir o útil ao agradável seria excelente e acabei de baixar o habitica. To engatinhando e com milhões de dúvidas. To usando ele principalmente pra fazer exercícios físicos e acabei de voltar da academia louca pra dar o check na tarefa, ou seja, tá funcionando. Existe algum fórum pra tirar dúvidas? To usando o app e não o site e ainda tô perdida em algumas coisas tipo os desafios.
    Parabéns pelo blog e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Desculpa a demora para responder. Lá no próprio Habitica tem uns grupos onde o pessoal se ajuda, tenho certeza que há um para brasileiros, vale a pena dar uma olhada. Obrigado pelo teu comentário e pelo apoio!

      Excluir
  21. Cadê a party do Doisbits pra dar join!?

    Hahah, muito bom o conteúdo amigo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Cara, que legal. Estou à procura de uma forma que me ajude a ser mais produtiva na VIDA kk, também acho que cada pessoa funciona bem com um método enquanto outras não com o mesmo. Por isso, vamos tentar!!
    Obrigada ;)

    ResponderExcluir
  23. só está faltando aprender usar, mudei p português mas algumas coisas ainda fica em inglês, não sou totalmente leigo em inglês, mas não peguei muito o jeito de usar o hábito

    ResponderExcluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.