A nostalgia é um sentimento bom ou ruim?

28 comments
A nostalgia é um sentimento bom ou ruim?


Saía da aula, almoçava na rua e tinha aula de aikidô algumas horas depois. No meio tempo, a patotinha da 6ª série se juntava e ia toda pra uma lan house ali perto da escola. Começavam as partidas nervosas de Counter-Strike, geral gritando e eu ainda tentando aprender a jogar aquele troço - sempre fui mais dos jogos de esporte e RPG. Saía no meio da jogatina, toda sexta-feira, por causa do aikidô. E sempre ficava com um gostinho de quero mais, porque sabia que meus amigos ainda estavam todos lá atirando com seus ultra high-tech mouses a laser.

Também tenho lembranças boas de quando morei nos Estados Unidos. Éramos em 8, numa casa grande, bem na subida de uma montanha de ski. Passamos um natal bem louco, diferente de todos que já tinha passado, com todo mundo feliz, livre e bebendo pra xuxu. Ganhava uma boa grana em dólar nos meus trampos, podia andar de snowboard quando quisesse. Curtia comprar um monte de guloseimas no enorme Walmart que tinha por lá, pagando barato em quase tudo.

F-zero. Mario. Ronaldinho Soccer 98. Age of Empires. Tazos. Kinder Ovo. Aulas do terceirão. Época da faculdade. Aquela viagem. Aquela pessoa. E tantas outras coisas do nosso passado.

Nostalgia é bom. Nostalgia é bom pra caralho! Se perguntássemos pras pessoas se a nostalgia é um sentimento bom ou ruim, muitas responderiam assim.

A nostalgia é um sentimento bom ou ruim?


Todo mundo tem momentos da vida que lembra com carinho, como os que eu descrevi nos primeiros parágrafos. Um lugar que você ia, coisas que fazia, pessoas que já não convive mais. Lembramos do que passou com ternura, quase com tesão. E muitas vezes desejamos que tudo aquilo voltasse, nem que só por alguns momentos. "Como era bom", pensamos.

A nostalgia é um sentimento bom ou ruim?

Tendemos a botar as coisas do passado num pedestal. "Pelé nunca será superado", "a seleção de 70 era imbatível", "as músicas de antigamente eram muito melhores que esses lixos de hoje em dia", "as coisas não são mais como eram antes", "não se faz mais jogos/cantores/padeiros/políticos/qualquer coisa como nos velhos tempos", "quando eu tinha a sua idade...", entre outras. A gente fala ou ouve frases do tipo todos os dias. Reverenciamos o passado, esquecendo dos problemas da época e ressaltando apenas os momentos bons, as conquistas.

Em alguns casos, isso é uma coisa boa demais. Quem não gostaria de poder superar um trauma, ou lembrar com carinho de alguém que na real era bem escroto, usando esse modo de pensar? É uma forma bastante efetiva de esquecer de coisas ruins que aconteceram no passado.

Mas a nostalgia pode ser um sentimento ruim. Pelo menos quando exagerada.

Talvez na maioria dos casos, reverenciar o passado nos deixa presos a ele. Nos coloca uma âncora nos pés que nos impede de ir pra frente. Passamos a achar que o presente é uma merda, ansiando por um futuro muito melhor e lembrando como o passado era perfeito. "Aaaaah se eu pudesse voltar àquela época".

A nostalgia é um sentimento bom ou ruim?
Maquiavel tirou as palavras da minha boca

Quem nunca comeu algo delicioso, ficou com uma vontade eterna de repetir a dose e, quando finalmente repetiu, não achou tudo aquilo? Ou quem nunca sentiu uma saudade imensa daquela pessoa, tão amável, adorada e divertida, mas depois de alguns dias com ela voltou a perceber que ninguém é perfeito?

Somos todos um pouco putinhos da nostalgia. E o mundo sabe disso. Nostalgia vende. Remakes de filmes e séries, adaptações de histórias antigas, jogos do lego, moda retrô. Tudo isso faz parte do nosso dia-a-dia. Claro que há coisas legais, mas esse resgate constante do passado é perigoso porque pode gerar uma repetição eterna das mesmas coisas, uma falta de criatividade. Consumimos coisas seguras, que sabemos que vai dar certo, sabemos qual é o conteúdo.

A nostalgia é um sentimento bom ou ruim?
Canal Nostalgia, um dos 15 maiores do YouTube brasileiro. Nada contra, só mostrando como o assunto é popular.
Deixa eu ilustrar meu ponto de vista com essa música, uma das minhas favoritas:

A nostalgia é um sentimento bom ou ruim?
Somewhere Only We Know - Keane. Fonte.

O cara volta naquele lugar que pra ele era incrível, mágico. Mas quando chega lá, se pergunta: "era com esse lugar que eu sonhava"? Ele quer voltar pra lá, um lugar onde só ele e a outra pessoa conheciam, onde tem boas memórias. Mas saca só meu chapa, o tempo passou, a parceira não está mais lá e aquele lugar encantado, de tantas boas memórias, virou só uma árvore caída, uma terra vazia.

O que fazer então?

Não se perca muito pensando no passado, não importa o quanto você sinta falta dele. Em alguns anos você olhará para trás e verá que o passado foi hoje, exatamente neste momento em que você passeia aqui pelo blog. No futuro, vamos pensar que o que vivemos hoje era, na verdade, maravilhoso. Ué, se vamos achar tão bom, pra que esperar pra lembrar do hoje no futuro enquanto podemos VIVER O AGORA, prestar atenção ao que está a nossa volta? O importante é viver feliz e fazer cada momento valer.

"Não vou esquecer das coisas só pra aproveitar o presente.... que texto idiota!"

Meu ponto não é esquecermos do passado. Nunca. Esquecer por completo de algumas coisas pode significar cometer os mesmos erros novamente. Quem viu "A Onda" lembra: os alemães não podem, e não querem, esquecer do holocausto, pra dar um exemplo.

Lembrar do passado é gostoso. Quem me segue no twitter sabe que curto relembrar jogos antigos e tal. O lance é não nos apegarmos ao passado a ponto de acharmos que uma volta ao que era antes é a solução pra tudo. Mudar de volta para aquele lugar, voltar com aquele namorado ou aquela gatinha, pegar aquele emprego de vol... NÃO! Lembrar das coisas boas às vezes é gostoso, beleza. Esquecer de algumas ruins, normal. Mas ficar olhando pro passado só é saudável se tivermos a consciência de que NÃO DÁ PRA VOLTAR.

Já era, parceiro. Já foi.

Não dá pra voltar nem pra ficar parado, o único jeito é seguir caminhando.

Ficar preso ao passado, achando que era melhor que o que você tem hoje, vai te impedir de viver o agora, de valorizar o que você tem, de curtir a vida e de ser feliz.

A nostalgia é traiçoeira e nos faz lembrar das coisas sendo melhores do que foram na realidade. O passado está morto, é hora de olhar pra frente.

Por isso, amigos e amigas, peguem o passado e ...

.. let it go.


Se você conheceu o blog há pouco tempo, ainda não sabe que sou doido por um feedback. Faz toda a diferença saber o que as pessoas acham do meu trabalho, por isso te peço pra deixar sua opinião aqui nos comentários: a nostalgia é um sentimento bom ou ruim? Ah, e fala comigo lá no twitter! ;)


28 comentários:

  1. Uau, vc lembrou até dos tazos! :O Eu tinha aquele do Animaniacs hahaha

    Adorei esse texto, sério mesmo. Foi gostoso de ler e me trouxe boas lembranças... e olha, acho que to no caminho certo, viu? Não que eu me sinta uma pessoa 100% realizada e feliz hoje, longe disso. Mas acho que tenho emoções mais intensas e mais liberdade pra fazer o que é preciso pra que elas aconteçam. Gosto disso.

    Aproveitar o agora é o que há! Abraços, Pedro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA Quem não batia tazos no recreio, né? Valeu pelo comentário! =D

      Excluir
  2. Cara, ótimo texto, nostalgia as vezes é bom,as vezes!!!
    Eu não sou tão velho assim(não que eu esteja chamando de velho), mas tenho 19 anos, não vivi tantas coisas assim, mas fui criado a base da nostalgia, meu pai ama Star Wars, Star Trek, MacGyver (sim, o meu pai gosta) e várias outras coisas, meu tio me deu as HQ's antigas dele (80/90), fui criado assim e isso em parte formou o meu caráter.
    Você citou várias coisas nostálgicas, mas tazos, eu tinha umas 3 caixa de sapatos cheia deles.
    Nostalgia e bom, aprecie com moderação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Julio! Mandou bem com o "aprecie com moderação!". É por aí mesmo. Obrigado por comentar! :D

      Excluir
  3. "Nostalgia vende". Isso nunca esteve tão claro como nesses tempos de reboots, remakes e continuações em que vivemos. Parecermos ser a geração nostalgia, com mal 20 anos na cara já dizemos "no meu tempo" como se tivéssemos 80. Chega a ser engraçado. Enfim, não tem nada que eu possa dizer aqui que você já não tenha dito no texto, que por sinal tem muito do que eu mesmo penso sobre essa questão do passado sempre parecer mais brilhante do que realmente foi.
    Parabéns pelo ótimo texto e pela ótima reflexão.

    P.S.: curti demais a citação de A Onda, esse filme é incrível, um dos meus filmes estrangeiros favoritos. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "com mal 20 anos na cara já dizemos "no meu tempo" como se tivéssemos 80" - Vejo muito disso também. Curti muito o seu comentário, José. Obrigado por participar! ;)))

      Excluir
  4. Nostalgia não faz mal se deixarmos ela no lugar certo. O problema é quando misturamos as coisas; aí começa o nhen-nhen-nhen "somos melhores". Okay, Sr. Melhores, poderiam ter melhorado o país kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, peço desculpas mas juro que não entendi seu comentário! hahaha
      De qualquer forma, obrigado por participar! =D

      Excluir
    2. KKKK Quero dizer que tem muita gente que só fala em nostalgia e isso não é bom. Agora, falar um pouco não tem problema rs

      Excluir
    3. hahah saquei, Rafael! É mais ou menos essa a mensagem do post mesmo, concordo contigo. Valeu pela explicação!

      Excluir
  5. Eu gosto sempre de olhar para frente e buscar experiencias novas. Esse lance de reviver a mesma coisa várias vezes só pq 'era bom' é muito limitado. Se vivermos assim não sairemos do lugar. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito o seu comentário, é exatamente esse o meu ponto! Obrigado! ;)))

      Excluir
  6. Pedro, de fato, a gente sempre tem aquela fase da vida em que entramos numa vibe "na minha época...", e concordo contigo que isso faz um mal tremendo para o futuro, pois acabamos achando que aquilo que vivemos é o certo, e na realidade o certo não existe.
    Porém, sinto que as vezes é meio impossível se desligar do passado, principalmente da infância, que é uma época leve e pura (para alguns), mas não é preciso se desligar totalmente para viver feliz, talvez a formula da felicidade seja se inspirar no passado para criar coisas novas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente impossível se desligar do passado. Ele é parte de quem somos. Relembrar as coisas boas é gostoso e saudável - quem não gosta de ter boas memórias pra recordar? O problema é quando achamos que o passado era melhor, buscamos voltar pra ele. Vamos atrás de um relacionamento que já não deu certo. Ao invés de buscar coisas novas jogamos sempre jogos antigos, ou assistimos filmes já vistos. Meu ponto é mais por aí, quando o resgate do passado é tão recorrente que impede a pessoa de seguir em frente.
      Valeu por comentar, Bruno! ;))

      Excluir
  7. Kkkk vim por causa de um mangá que gosto muito, mas que infelizmente a continuação acabou com a história, daí fiquei com saudade do ex personagem principal e da alegria que senti no início. Não gosto dessas continuações com gerações do personagem, acaba com o objetivo principal, e sem contar com toda aquela história que se reinicia! Não sei por que, mas isso me dá uma nostalgia ruim, misturado com o desejo de que nunca acabasse. Esse negócio de continuar com o filho ou filha do personagem é só para prolongar a dor dos fãs no final. Pra mim nostalgia é ruim, quando sinto ela por algo ou alguém, acabo desejando nunca ter conhecido ou lido, etc... Gostei muito do texto, me reconfortou, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  8. caraca véio, se não fosse tu nunca mais eu ia lembrar dos tazo.. cara nostálgico.. poxa o negócio tinha um brilho ficava trocando a figura não é pow eu era criança e ficava olhando para aquele tareco, vinha no salgadinho não era.. já to olhando no mercado livre pra comprar pros meus filhos cara, isso vende mesmo... por acaso não tem uns ai pra me vender...

    show o texto, tu é o cara.

    ResponderExcluir
  9. Não cosido superar de jeito nenhum o passado ! Tudo antes era melhor , atualmente parece que o mundo está apático , melancólico , cinza e sem perspectiva ! Antigamente era tudo mais vivo , alegre e cheio de emoção ! Não consigo me desligar do passado :)

    ResponderExcluir
  10. as vezes a nostalgia me salva de momentos de vontade de desistir no presente, ela me lembra que as coisas ainda podem ser boas sabe??? eu precisei dela em um momento que eu pensava que eu não era tão importante assim e organizando as minhas coisas, encontrei objetos que lembravam da minha importância nesse mundo e na vida das pessoas, de eventos em que eu tinha me superado, da minha inteligencia e capacidade interior, isso me deu motivação para continuar por mais aquela vez a caminhar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a nostalgia me ajudou a me lembrar de mim mesma e quem eu sou de verdade, o que eu gosto de verdade, o que eu sonho de verdade a onde esta a minha força, onde esta a minha esperança... me lembrou que eu gosto de mim... e lógico, a nostalgia é muito boa quando usada como ferramenta motivação e autoconhecimento

      Excluir
  11. Eu já não consigo me desligar do passado de jeito nenhum ..... antigamente tudo era melhor ... tento superar mas n tem quem faça ... pois me lembro que tudo antes era beeem melhor do que o presente

    ResponderExcluir
  12. Nostalgia é ruim?.. Foi essa pergunta que fiz ao google que me trouxe até aqui.
    Sentir nostalgia ao ouvir certas músicas bem no dia que completo meus 30 anos, me fez pensar no que mudou, sobre como estou e como estaria se tivesse tomado escolhas diferentes.
    Acredito que é gostoso recordar momentos bons que marcaram a nossa vida. Mas, ao mesmo tempo, é bem frustrante notar que você está ficando pra trás e que o mundo está mais veloz do que gostaria.
    Contudo, como bem disse doisbits, temos que viver o agora, deixar de viver como um passageiro fantasma numa locomotiva do passado ou como um holograma confuso na espaçonave do futuro.
    Não haverá retorno físico destas memórias nem teremos certeza do amanhã. Hoje que temos a oportunidade de fazer valer nossas atitudes. Por isso devemos ser gratos no agora, amor ao próximo no agora, respeitar a todos da mesma forma no agora e, sobretudo, amar sua própria versão no agora, ela é a unica que experiencia tudo que acontece com você agora!!

    ResponderExcluir
  13. E aí cara como vai. Eu tenho vivido de passado há mais de 5 anos. Quantas vezes me peguei lembrando, com um sentimento quase que palpável, quente, confortável... E uma namorada que tive e botei tudo a perder, de jogos antigos que me fazem lembrar boas épocas da minha vida... O engraçado é que quando jogo alguns deles, simplesmente não tenho paciência para fazê-lo. Eu carrego comigo algo que eu próprio denomino síndrome do restart... Não consigo começar quase nada sem ter que recomeçar do zero por achar que, ou não prestei atenção o bastante, ou não dei a seriedade necessária para quando terminasse, eu pudesse considerar 100% completado. Isso inclui jogos, estudo, dentre outras coisas... Minha vida tem se tornado um inferno a cada dia. Eu simplesmente não consigo continuar as coisas que começo. Só para você ter uma ideia, me sinto incomodado quando não formata o meu computador a cada pelo menos 5 ou 10 vezes no mês. E eu até hoje não consegui resolver essa situação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se conseguir ver essa mensagem poder me ajudar de alguma forma, 1911 a 1912@gmail.com

      Excluir
  14. você me inspirou.Estava precisando desse post

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pelo seu texto. Era exatamente o que eu precisava ler nesse momento.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que sentir um pouco de nostalgia de vez em quando è saudável,eu também acho melhor sentir uma nostalgia natural do que uma nostalgia induzida,ao invès de ver fotos e músicas antigas,aberturas de programas antigos,lembrarmos de momentos bons de forma natural.Sentir nostalgia está no nosso instinto,ela aparece principalmente quando estamos solitarios,è uma resposta imunológica da mente.Dizem que saudade è bom e nostalgia è uma saudade que dói,mas isso è na teoria na prática não è necessariamente assim.Saudade è diferente de nostalgia.Saudade è sentir falta de alguém ou algo,e essa saudade pode ser superada,nostalgia è saudade de um tempo que não volta mais.Sentir um pouco de saudade e de nostalgia sem se esquecer do presente è saudável.E afinal,quem gosta de nostalgia precisa prestar atenção ao presente para criar novos momentos bons e nostálgicos na vida.

    ResponderExcluir
  17. Estou no ano de 2023 e foi de extrema necessidade ler essas coisas. Estou preso há alguns meses a lembranças e nostalgias, não paro de fuçar nas coisas velhas a procura de absolutamente nada! Apenas por lembrar das coisas e talvez desejar revivê-las... e isso não me tem feito bem... pois apesar disso tudo, sei que devo viver o presente. Esse texto foi necessário para minha pessoa.

    ResponderExcluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.