Quais são as melhores coisas da vida?

10 comments
Quais são as melhores coisas da vida?

Caminhando na areia, indo embora da praia, ouvi um grupo de amigos divagando sobre algo que muitos de nós já pensamos.

Um cara alto era surfista, tava com prancha e roupa de neoprene e tal. Os amigos dele estavam vestidos normais, sem dúvida não eram do surf. O surfista ainda tava todo molhado, devia ter saído do mar há pouco tempo, e questionava os amigos: "como vocês não surfam!?". Ele foi mais longe e disse que surfar era a melhor coisa da vida. Depois completou, fazendo uma listinha bem pessoal: surfar, comer, transar e viajar, nesta ordem. A amiga logo questionou. Não lembro bem as opções pessoais dela, mas envolviam o uso de drogas.

Na hora não liguei muito pro papo desse pessoal que tava passando perto de mim, principalmente após a menina começar a falar, mas depois parei pra pensar. Quais são as melhores coisas da vida?

Andei pensando nos últimos dias em quais são as minhas coisas preferidas - e vou escrever sobre elas mais à frente no post - mas a curiosidade foi além. Se o surfista e a amiga, que em teoria compartilham de gostos e ideias parecidas, já discordam bastante, então qual é o denominador comum entre o ser humano moderno em geral?

Quais são as melhores coisas da vida?

Como é praxe aqui no doisbits, fui até o Reddit buscar uma resposta. Essa plataforma é sensacional porque é possível ver rapidamente as opiniões de centenas ou até milhares de pessoas sobre um mesmo assunto.

Essas foram algumas das respostas mais interessantes e diferentes que vi por lá:

Consciência sobre nossos prazeres e dores

"Saber que algo é incrível faz a parada ser melhor ainda. Significa também que quando algo não está incrível, sabemos que as coisas não são sempre ruins daquele jeito. Ser completamente consciente sobre a vida é a melhor coisa da vida. Sofri com a depressão no passado e ela tira de você este estado de consciência total. Você para de apreciar as pequenas coisas e para de lembrar delas quando você está deitado na cama. Você perde a habilidade de perceber que as coisas vão melhorar. Acredito que isso prejudica nossa experiência como seres humanos."

Comentário: Bem interessante. Imagina se não tivéssemos memória alguma. Tudo de ruim seria um choque bastante negativo e não saberíamos quais coisas seriam ruins e como evitá-las. Ao mesmo tempo, não saberíamos que coisas seriam boas e como ir atrás delas.


O quão felizes os cachorros ficam quando seus donos chegam em casa

"Não importa o quão bostão tenha sido o seu dia, seu cão está sempre lá pra te animar."
"Amo isso, minha cadela tá sempre feliz pra caralho. Age como se eu estivesse fora de casa há meses."

Quais são as melhores coisas da vida?
"Vento fresco na cara é a melhor coisa da vida", disse esse cachorro da foto
"O melhor é quando você acorda e ele está te encarando, balançando o rabo e esperando você acordar. Ele poderia esperar horas até que você acordasse."

Comentário: Amor e lealdade. Vou adotar um cachorro! haha :)


Dormir sem horário pra acordar

"Não ter uma hora específica pra acordar porque você não tem que fazer nada"
"Ou poder ficar acordado até a hora que quiser pois não precisa acordar cedo no dia seguinte"

Comentário: Dormir é bom mesmo. Eu meio que tenho uma regra geral quanto à dormir, prefiro não ficar tipo 12 horas na cama. Mas de vez em quando acontece. ;)


Todo dia ser uma oportunidade para fazermos algo incrível

"Todo santo dia nós temos aquela pequena chance de acordar e fazer algo incrível. Talvez alguém vá impedir um assalto, talvez alguém vá simplesmente se demitir de um emprego horroroso e ir atrás de algo que gosta. Talvez alguém vá elogiar o sorriso de outra pessoa e fazer o dia dela. Claro que a gente pode fazer um monte de besteiras, mas com uns 20 e poucos anos você ainda tem mais de VINTE MIL dias restantes."

Quais são as melhores coisas da vida?
O DeathClock diz que ainda tenho mais ou menos 1 bilhão e meio de segundos de vida
"20.000 oportunidades de fazer algo incrível, de fazer algo que valha a pena. É por isso que dizem pra você nunca ir dormir puto com a vida. Porque quando você vai, combina esses dias ruins em semanas da mesma coisa. De repente os dias que você tem restantes começam a desaparecer. Vá dormir felizão, não importa o que tenha acontecido no seu dia, e acorde para uma segunda chance. É um novo dia, vá fazer algo com ele."

Comentário: Linda reflexão!


Internet

"Pode parecer uma resposta estúpida, mas na verdade não é. A internet me deu todo o conhecimento que eu tenho hoje, com a Wikipedia e o Reddit. Me possibilitou passar em muitas disciplinas. Me possibilita comprar passagens aéreas, alugar carros ou reservar hotéis a preços que eu nunca poderia sem ela. Me ajudou a encontrar um emprego e a manter contato com a minha namorada que mora do outro lado do planeta. Me ensina a fazer coisas: cozinhar, produzir cerveja, jardinar. Que porra seria de mim sem a internet?"

Quais são as melhores coisas da vida?
O que seria da nossa vida sem o doisbits? haha :)
Comentário: Não sei o que faria sem a internet. Não colocaria na lista de melhores coisas da vida, mas sem dúvida é uma parada absolutamente incrível e que te dá a capacidade de fazer muitas coisas que não poderia sem ela. E, por enquanto, a internet é uma ótima parceira, pois não pede nada em troca. Você pode consumi-la e usá-la ao seu bel prazer sem alimentá-la com nada novo, caso queira.

Quais são as melhores coisas da vida pra mim

Algumas coisas vieram a cabeça, mas falhei ao tentar classificá-las por grau de importância, como fizeram o surfista e sua amiga. Às vezes fazer isso é como "comparar bananas com laranjas", por isso as coisas que mais gosto não estão em ordem. Obviamente que o que vou escrever adiante é uma questão de gosto bastante pessoal. Seguem as paradas que mais curto:


Gostar e ser gostado

Lembra do surfista? Então, ele botou fazer sexo entre as paradas que mais gostava. De fato é bom pra dedéu, mas vou além. Pra mim mais do que o sexo, é bom gostar e saber que alguém gosta de você. E não só sexualmente.

Uma conversa sincera com um amigo, botar o papo em dia com alguém que não vê há tempos. Quando um amigo faz um prato especial pra você comer, porque sabe que você é intolerante à lactose, ou ao glúten, ou é vegano. Isso mostra o quanto a outra pessoa te conhece e quer ser gentil contigo. Ou quando alguém te liga pra perguntar de uma prova que tava te deixando estressado. A maioria das pessoas ignoraria uma informação dessa, mas alguém se preocupar contigo o suficiente pra ligar e perguntar como foi, faz o cara se sentir bem. E o contrário também é válido.

Não curto dar presentes em datas comemorativas, mas gosto de vez ou outra fazer um agrado surpresa pra alguém. Quando a pessoa curte o que você fez e agradece de forma sincera, é muito bacana. Ou falar um "eu te amo" pra sua mãe, sem que ela esteja esperando e sem que ela tenha falado primeiro. Já experimentou? Não sei vocês, mas algo do tipo ilumina o dia da minha véia, e faz bem pra mim também.

Quais são as melhores coisas da vida?
Nada como um clichêzão de duas crianças bonitinhas pra demonstrar amor e amizade! =)

Futebol

"O futebol é a melhor invenção do homem", diz o jornalista Mauro Cezar Pereira. Tô ligado que poucos vão concordar, mas eu sou simplesmente vidrado em futebol.

Jogar pra mim é a melhor coisa. Esqueço do mundo, foco só na bola. Tento melhorar jogo a jogo, dependo só de mim pra ir bem. Euforia quando coisas boas acontecem. Aquela sensação gostosa de cansaço pós-jogo e a alma renovada depois de um bom banho. É coisa de louco, fico a semana inteira esperando chegar o dia da pelada pra poder guardar umas bolas no fundo da rede.

Mas não só jogar. Conheço muito do que acontece no futebol brasileiro e europeu. Simplesmente porque estou sempre lendo notícias, assistindo programas esportivos, acompanhando perfis de futebol no twitter e tal. Isso além de assistir jogos e ter FIFA e Football Manager como meus jogos favoritos no PC. Simplesmente não me canso. Já parei pra tentar racionalizar o futebol e, aos olhos de muita gente, parece uma tolice. "Um monte de homens correndo atrás de uma bola", alguns dizem. Mas mexe com o cara mesmo quando não é o próprio time que tá jogando. É paixão.

Quais são as melhores coisas da vida?
Ronaldo Angelim fez o gol do hexa do Flamengo em 2009. Bem nessa hora entraram vários ciscos nos meus olhos.

Comida

Muita gente fala em comer, mas tentei ir um pouco mais fundo.

Desde pequeno, sempre cozinhei sozinho. Nos últimos anos, aprendi ainda mais coisas na cozinha e comecei a conhecer ingredientes novos, tentar coisas diferentes que pouca gente come. E isso é uma arte, dá prazer. Combinar ingredientes, experimentar novos sabores e comer uma comida que você mesmo preparou, com cuidado, é muito gostoso. Além de preparar e comer, também há cheiro e expectativa. Quem nunca ficou com água na boca só de sentir cheiro de cebola refogada, mesmo estando longe da cozinha? E quem nunca ficou com uma baita expectativa positiva porque sabia que no final de semana ia sair pra comer sushi, ou um rodízio de pizza? O paladar é um sentido muito forte e tudo que o envolve realmente mexe com a nossa cabeça.


Ver, ouvir, ler, lembrar e viver boas histórias

Quando você e um amigo conversam: "lembra quando ....". Ou quando lemos um livro incrível e ficamos agoniados pra falar sobre ele com alguém. Ou quando ficamos à caça de novas séries ou filmes.

Quais são as melhores coisas da vida?
Nada como falar com um velho amigo e ouvir boas histórias
Sempre estamos atrás de boas histórias pois elas não só nos entretém, como ensinam lições valiosas (nem todas as histórias, né!) e criam uma relação de empatia ou antipatia entre nós e os personagens. Mas o melhor é viver boas histórias. Sabe aquele lance de "ter algo pra contar pros netos"? Então, não acho que a motivação pra você viver algo bacana deveria ser poder contar para os netos depois, mas a frase toca no ponto certo na questão de você ter experiência legais. Se uma história é digna de ser contada para outras pessoas, então ou você fala pelos cotovelos ou a história realmente vale a pena de tão massa que foi.

Quais são as melhores coisas da vida?
Eu no caribe colombiano. Viajar é minha forma favorita de viver grandes experiências.


Esse foi um post bem light, suave na nave. Se chegou até aqui, não esqueça de falar nos comentários quais são as melhores coisas da vida pra você. Pode comentar como anônimo mesmo, tá tranquilo! Se não quiser falar nada, deixa uma carinha feliz ali que pra mim já conta muito! E se tiver com vontade, troca uma ideia comigo lá no twitter! ;))


10 comentários:

  1. Deus é uma das melhores coisas da vida pra mim, mas eu amo tanta coisa...inclusive ter algo assim pra ler de vez em quando. muito bom o texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ama ter algo assim pra ler de vez em quando. Puts, isso é muito gratificante. Muito obrigado, Ana! =))))))

      Excluir
  2. Pensar nas melhores coisas que tenho é justamente o que me faz não surtar com as complicações do cotidiano. Alguma coisa dá errado, mas tem tanta coisa dando certo! Minha filha é linda, tem saúde e é super carinhosa. Tenho o Corinthians, que me faz feliz mesmo nas tribulações. Tenho meu amor pelos meus livros, minhas playlists, filmes e séries. Tenho amigos com as melhores histórias pra contar. E os melhores momentos pra relembrar. Tenho meu blog e meu tumblr pra escrever o que eu quiser. E tenho meus sonhos pra conquistar.

    É, acho que ta tudo legal (:

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrar do que temos de bom e lembrar de aproveitar essas coisas é realmente essencial. Do contrário, nos apegamos a algumas coisas ruins, que todos encontramos na vida, e reprimimos nossa capacidade de ser feliz. Lindo comentário! Obrigado, Luma!

      Excluir
  3. Muuuito bom =D
    adorei o post, e o blog, assuntos diversos e com uma cara bem pessoal, parabéns!
    sobre minhas melhores coisas da vida temos algumas em comum rs:

    - comida: gente, melhores momentos com amigos, família e etc são aquelas saídas descontraídas ou aquele churrasco e etc envolvendo o que? comida haha, fora do prazer em si de comer, quem não ama uma pizza ou um belo pavê?
    - boa histórias: concordo totalmente, aquele momento em que nossa mente viaja num mundo novo, não tem sensação melhor que pegar um livro novo ou começar uma série nova <3
    - viagens: se eu pudesse estaria eternamente viajando, conhecer lugares novos, pessoas novas, se refazer daquela canseira e daquela mesmice da rotina tirando o pé do chão e caindo na estrada (ou nas nuvens rs)

    acho que é isso, e mais uma vez parabéns pelo blog ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puts, adorei seus elogios e os exemplos que você deu, Ingrid. E não é seu primeiro comentário por aqui, tô sabendo. Muito obrigado mesmo por acompanhar o blog e deixar sempre sua opinião! ;)))

      Excluir
  4. Hoje no momento em que me encontro, Eu diria que as melhores coisas da vida, ou a melhor é o meu filho, vê-lo crescer, com saúde e cada vez mais bonito. Minha vida virou de cabeça para baixo e o meu filho é que tem me ajudado a prosseguir, E claro agradeço a Deus ao menos por estarmos com saúde.
    Estou começando a conhecer o blog, E já posso dizer que é lindo, que a mensagem que vc passa chega a ser até de incentivo, superação.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem imagino como é ter um filho, mas quem tem geralmente acha que é uma dádiva na vida. Muito obrigado por comentar e pelos elogios, espero que continue a acompanhar os posts por aqui! ;))

      Excluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.