Como estimular a criatividade: dicas de gente como você e eu

16 comments

Como estimular a criatividade?


Escrever não é fácil.

Quando criei o doisbits, estava com a cabeça cheia de ideias, lotada de coisas pra contar. Hoje, 27 textos e meio ano depois, a minha listinha de ideias de posts já ficou bem mais limitada. Ainda têm algumas coisas anotadas por lá, mas muitas vezes não sinto vontade de escrever sobre elas, ou acho que nenhuma caberia considerando o rumo que o site tomou.

Com a listinha vazia, tenho que usar e abusar da criatividade para criar posts. Tenho o compromisso de postar toda terça e por isso me pego várias vezes durante a semana pensando no que escrever.

Como estimular a criatividade?
Essa máxima é o que faz o blog andar e crescer. Mas e se faltar conteúdo?

Em geral, nunca tive muitos problemas, mas semana passada pensei: "e se um dia eu não tiver o que postar, como fica?".

Algumas pessoas vieram, com razão, perguntar se eu não mantinha textos prontos "na manga", pra botar no ar no caso de um lapso de criatividade. A resposta é não. Todos os textos vão pro ar fresquinhos, fruto dos pensamentos que saíram da minha cachola no mesmo dia ou no dia anterior. Quando comecei o blog, até tinha um estoque de uns 4 ou 5 textos prontos, mas eles já se foram. E agora, o que fazer quando as ideias não vêm? Como estimular a criatividade?

Como surge a criatividade

Reparem que eu escrevi "quando as ideias não vêm". Essa frase por si só assume que a criatividade é algo incontrolável, um estado mental temporário que vem sem avisar e vai embora sem dar tchau. Há muita controvérsia sobre a criatividade. Alguns afirmam que ela pode ser sim "domada", com base na disciplina, por exemplo. "Sente e escreva pelo menos 1.000 palavras todos os dias que o cérebro acostuma", dizem.

Como estimular a criatividade?
Como estimular a criatividade: existem muitos livros tentando explicar

Diversas pessoas têm teorias diferentes sobre a criatividade, mas as duas vertentes de pensamento basicamente são essas:


a) A criatividade é uma trovoada

Essa frase saiu da minha própria criatividade e acho que muita gente concorda.

Basicamente, ela é incontrolável. Amamos quando ela vem e temos que aproveitar ao máximo quando ela está do nosso lado. Devemos sentar a bunda na cadeira e escrever, pintar ou estudar loucamente. Ficamos frustrados quando temos que produzir algo e não conseguimos porque a criatividade se escondeu. Tomar um café, comer, descansar, tomar um ar e outras coisas do tipo são boas pedidas e costumam dar uma "oxigenada" em situações de criatividade nula.



b) A criatividade é um músculo

Essa vertente acredita que você pode estimular a criatividade de forma contínua, tornando o seu cérebro uma máquina de produção que não depende de estímulos mentais acidentais para criar alguma coisa.

A ideia aqui é de que a criatividade é como um músculo e precisa ser usada para poder crescer. Assim como pra ficar bombado igual aquelas caras da academia você precisar forçar os seus bíceps todo dia, pra poder ser criativo a hora que quiser você precisa criar coisas todos os dias. Em resumo: quanto mais você criar, mais criativo ficará. Alguns escritores dizem que, por exemplo, escrevem algumas poucas páginas de um trabalho todos os dias, ao invés de escrever um capítulo inteiro de um livro em uma só sentada na cadeira.

Como estimular a criatividade - criatividade é um músculo
Trovoada ou músculo, não importa: tentar forçar uma ideia parece ser o pior jeito

Como estimular a criatividade

Essas duas vertentes sobre a criatividade são bacanas, mas como sempre eu fui no Reddit buscar depoimentos de pessoas reais, como eu, você ou aquele seu amigo que não está conseguindo escrever o TCC. Separei as 9 dicas de como estimular a criatividade mais interessantes que vi por lá:

1) "Anote os seus sonhos assim que você acordar"
De fato parece uma boa ideia. Os sonhos na maioria das vezes são rajadas de criatividade sem tanto sentido que queimam o subconsciente como combustível. Deles saem muitas loucuras, mas se você busca escrever uma história, uma música ou criar alguma outra coisa que não tenha um tema pré-determinado, provavelmente dá pra aproveitar algo aqui e ali.

Como estimular a criatividade - anotar sonhos
Criatividade no Mario Maker

2) "Minha criatividade vem depois de um longo dia de atividade intensa, seja física, mental ou ambos"
Cansaço mental bloqueia minha criatividade, mas a parte da atividade física é muito real. Até recomendei nesse post exercícios como forma de aumentar a produtividade. Funciona e não sou eu ou o cara do Reddit que está falando, é científico. Quando você se exercita regularmente, seu cérebro recebe um fluxo maior de sangue e a oxigenação também aumenta, facilitando os processos mentais que acontecem lá dentro.

3) "Drogas"
Claro que não vou fazer apologia às drogas aqui - e muito menos escrevi algum dos meus posts sob influência de alguma - mas é inegável que muitas pessoas brilhantes da nossa história abusavam de entorpecentes para estimular a criatividade, principalmente se tratando de obras visuais. Steve Jobs declarou que tomar LSD foi uma das melhores coisas que fez na vida, Freud curtia cocaína, Van Gogh usava absinto e digitalis loucamente, Pollock morreu dirigindo bêbado (o álcool influenciou seu trabalho) e será que teríamos "Lucy in The Sky With Diamonds" se os Beatles também não tivessem viajado no ácido?

Como estimular a criatividade - artista que usou drogas
O artista Bryan Saunders fez uma série de autorretratos sob influência de drogas. Resultado é incrível. 

De novo: apenas apresentei alguns fatos, não estou incentivando ninguém a fumar haxixe! Não me entendam mal.


4) "Criatividade é fruto de saber alguma coisa o suficientemente bem para conseguir fazer minha própria criação"
Se você aprende diferentes métodos de cozinhar, conhece vários ingredientes e sabe mexer com temperos, fica mais fácil criar novos pratos. Na cozinha essa abordagem faz bastante sentido, mas na hora de escrever para mim não funciona. Talvez justamente por minha escrita ser muito "na raça", de sentar e fazer algo do começo ao fim, em oposição a ter experiência escrevendo e conhecimento sobre estilo, método e por aí vai. Eu já ia pular pro 5), mas pensando bem esta é a abordagem mais dura de ser aceita sobre como estimular a criatividade. Pensa bem: o cara está afirmando que a sua criatividade depende de você saber o que está fazendo, ser bom naquilo. Em outras palavras, se você tiver muitos problemas em ser criativo, tem que abaixar a cabeça e buscar aprender mais sobre o que você faz.

5) "Não tente produzir ouro, minere!"
Parece uma frase de efeito, mas quer dizer basicamente o seguinte: capte o que vier na mente e avalie depois se a ideia é boa ou não. Às vezes ficamos colocando pressão mental sobre nós mesmos para produzir algo que tenha uma característica específica, ou algo que seja de uma qualidade mínima, e acabamos esquecendo de aproveitar outras ideias que vem na cabeça mas que a princípio não se encaixam no que queremos.

6) "Descanse"
Quando era bem criança, lembro de ter uma tarefa de matemática básica que não sabia resolver. Eu tinha que entregar no dia seguinte, fiquei frustrado e comecei a chorar. E assim fui dormir. No dia seguinte, antes de ir pra escola, peguei o dever e fiz com facilidade. Às vezes nos pegamos pensando "por que não estou conseguindo criar" ou "cadê as ideias" e tudo que precisamos é tirar nossa mente da pressão de fazer alguma coisa. Espairecer, tirar um cochilo, ouvir uma música, fazer alguma outra coisa e voltar depois.

7) "Faça coisas diferentes"
Já afirmei que viajar para lugares diferentes do mundo abriu minha cabeça de forma que até então nunca havia acontecido. Quando você faz coisas diferentes, acostuma o seu cérebro a ver e seu corpo a sentir novidades, coisas que não estão dentro das regras normais do seu dia-a-dia. Aí a sua massa encefálica meio que "aprende" a pensar fora da casinha e a sua criatividade é estimulada.

Como estimular a criatividade - artista vários instrumentos
Foto desfocada, mas olha a criatividade desse cara que vi em Praga: tocando uns 5 instrumentos juntos

8) "Criatividade vem em tarefas diárias: quando você está lavando a louça, tomando banho ou dirigindo"
Pior que muitas vezes é verdade. Nesse caso, é bom sempre manter o celular ou um bloco de notas por perto para anotar as ideias. Guardar só na cabeça pode ser um convite para perdê-las em meio à lotação mental da rotina moderna. E ninguém quer desperdiçar uma boa ideia!

Como estimular a criatividade - momento eureka
Arquimedes saiu pelado gritando "eureka" depois de fazer sua grande descoberta no meio do banho

9) "Roube sem pedir desculpas"
Quem somos é um recorte, uma montagem de todas as experiências que tivemos na vida. Na criação não precisa ser diferente. Acho que o termo "roubar" é muito forte pois significa se apropriar de algo que é de outra pessoa, mas deixar o trabalho, o estilo e as ideias dos outros influenciarem o seu não é motivo pra você pedir desculpas pra ninguém.

Cadê a solução mágica?

Eu adoraria ter abordado aqui soluções mágicas de como estimular a criatividade, dicas que extraíssem o melhor da sua cabeça e resultassem em obras fantásticas. Mas a criatividade não tem uma solução definitiva. Teste algumas coisas, veja o que funciona para você e depois tente explorar esse caminho. E se você tem um site, canal ou outro espaço de divulgação de trabalho criativo, vale a pena seguir aquela dica e manter um material de sobreaviso para ser lançado se a sua criatividade se esconder.


Caro leitor! Sou sedento por feedback de quem lê os textos aqui. Se você escreve, pinta, cozinha, faz vídeos, está escrevendo o TCC ou é envolvido com qualquer outra tarefa criativa, me diga nos comentários como você faz para estimular a criatividade. Compartilhar esse tipo de conhecimento pode ajudar outras pessoas que passam pelas mesmas dificuldades que a gente, então vamos nos ajudar! ;)


16 comentários:

  1. Texto ótimo, Pedro!
    Olha, criatividade é algo praticamente crucial na minha vida. Desde pequena, sempre gostei muito de escrever, desenhar e montar objetos feitos de Lego. Hoje em dia, na minha profissão (sou professora), criar ou adaptar atividades pro mundo contemporâneo e, principalmente, pra realidade do aluno é obrigatório. Não desenho mais tanto quanto antigamente, mas escrevo bem mais. Até pretendo criar um canal de vídeos sobre games, mas, como já disse, meu negócio é a escrita - fiz vários roteiros pros vídeos, mas gravar que é bom, neca hahaha.
    Assim, acho que o meio em que a gente vive influencia muito na criatividade. Meus pais perceberam que, desde criança, gosto de mexer com imaginação e criação, e estimulavam com joguinhos lúdicos, livros, quadrinhos etc. Não sei dizer se há uma fórmula para aumentar a criatividade das pessoas, pois comigo sempre funcionou na base do insight. Porém, o que costumo fazer é carregar comigo pra qualquer lugar um caderninho + caneta. Assim, quando surgir uma ideia legal, anoto, onde quer que esteja. Já consegui ideias pra textos em ida ao bar, bêbada hahaha (sem apologia às drogas, foi apenas um lapso momentâneo xD).
    Ah, tem um site que acho bem bacana. Acesso-o de vez em quando pra treinar a mente e tal. Chama-se Creativity Games, voltado apenas para estimular a criatividade. É em inglês, mas vale a pena. http://creativitygames.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Quando a gente pensa em criatividade logo vem na cabeça compositores, pintores, escritores e tal, mas outras atividades e profissões também tem uma pegada forte na criação. No post até citei cozinhar, mas não tinha pensado nos professores, muito interessante! E com relação ao bar, acho que muita gente teve ideias depois de tomar uns gorós. Imagina quanta coisa já não surgiu de papos no boteco! haha

      Muito obrigado pelo seu comentário e pela indicação do creativitygames.net! ;))

      Excluir
  2. É, também acho difícil forçar a criatividade. Por isso que não é muito bom contar com ela de última hora em coisas que tenham prazo, o ideal é começar a bolar o tal trabalho criativo com antecedência e depois ir moldando.

    Uma dica que aprendi para estimular a criatividade é tentar fazer as mesmas atividades que você já faz de maneira diferente. Exemplos: se vc senta todos os dias no mesmo lugar na aula ou na mesa, tente trocar de vez em quando. Se pega o mesmo caminho para ir trabalhar, tente outras ruas (claro, caso possível e viável!). Se come o mesmo prato com muita frequência - tipo o clássico pão com presunto e queijo no café da tarde -, tente experimentar outras comidas (busque ideias na internet, se necessário).

    Mas confesso que o que mais me ajuda é me inspirar nos outros, como você bem comentou, Pedro! Quando vou escrever, por exemplo, começo listando os pontos que vou abordar. Depois vejo o que já foi falado sobre aquilo e, conforme eu leio textos de outras pessoas, automaticamente penso em como abordar de forma diferente algum assunto que já esteja lá, ou lembro de alguma experiência interessante que já tive e que poderia acrescentar ao meu material. Isso sempre acontece e "a criatividade vem"!

    E quem não escreve pode adaptar essa estratégia! Digamos que você queira criar uma coreografia de dança: veja algumas coreografias no Youtube, saia pela noite e observe as pessoas dançarem, e não se limite a um único ritmo.

    ...Enfim, é mais ou menos por aí! Espero ter ajudado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentes dicas! Gosto dessa abordagem de tentar coisas diferentes, por mais que a diferença seja pequena, em situações do dia-a-dia. Até lembrei de um aplicativo que tavam desenvolvendo pra pessoa poder escolher através do Google Maps não só o caminho mais rápido pra um determinado lugar, mas também o mais bonito, o mais calmo, etc.

      Obrigado por comentar e boa sorte pra nós no processo criativo! ;))

      Excluir
  3. Antes de qualquer coisa, parabéns e obrigado por mais uma aula que me proporciona por meio de seus textos.
    Sobre a criatividade, eu penso que a todo momento estou dependente dela e por isso que tanta vezes ela me deixa na mão rsrs
    Em diversos momentos do dia-a-dia necessito dela seja para algo simples como "me virar com o que comer" onde exige aquele jogo de cintura para usar o que tem e engenhar um rango legal, seja em situações mais complexas, como na minha faculdade onde por exemplo ao fazer um artigo científico, procurar não repetir metodologias ou fazer cópias dos que já existem (sou de exatas e isso é dá um trabalhão daqueles). Nesses meus 18 anos de caminhada da vida, a peça-chave fundamental que alimenta minha criatividade é o conhecimento (isso é bem óbvio para qualquer um), mas para mim isso é tão fundamental que não sei nem explicar direito. Acho que a leitura principalmente me proporciona meus lapsos criativos e isso vem desde criança. Acho que o que falta para mim é conhecer e realizar novas experiências, como você falou acima, fazer coisas diferentes. Isso abre a mente para um universo de conhecimento que não estava acostumado e faz a cachola absorver e providenciar novas ideias e concepções.
    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada, obrigado e obrigado pelo comentário e apoio ao blog!

      Quanto à criatividade, de fato não custa tentar vários "métodos" diferentes de estimulá-la e ver o que funciona melhor pra cada um. Valeu mais uma vez por participar por aqui! ;))

      Excluir
  4. Eu queria comentar algo criativo. Mas não estou conseguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente por isso que escrevi esse post! Acontece com todos nós ;)))

      Obrigado por comentar!

      Excluir
  5. Antes de criar é preciso saber coisas. Não somente a coisa específica, como o item 7 indica. Não basta saber muito sobre cozinhar, precisa dos insumos diretos (alimentos, temperos, utensílios), mas para ser criativo precisa mais. Precisa saber história, geografia, química, cultura geral. É possível usar o conhecimento de história e cultura para criar um prato baseado na antiguidade. Como era o "pão" que Jesus repartiu entre os apóstolos na santa ceia? Como era o pão feito em Jerusalém, no ano 33? Posso criar um prato com esse "pão" e um copo de "hidromel"? Não sabe o que é "hidromel"? Então...

    Para ser criativo a gente precisa de bagagem. Precisa ter um estoque multidisciplinar e multicultural. Isso se você realmente quiser criar e não apenas copiar ou reinventar a roda.

    Mas amigos, não temam. O caminho é longo e a recompensa tarde, quando não falha.
    A obra precisa ser consumida, né? Ser criativo depende de quem lê; se quem lê não tem bagagem, a criatividade fica invisível como a roupa nova do rei.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia de ter "bagagem" é interessante. Muitos dos meus posts são bastante pessoais porque acabo buscando exemplos da minha própria vida, das minhas experiências, que tenham relação com o tema tratado. Nesse sentido, a bagagem é de experiências, mas pode ser de conhecimentos como você disse ali. Sem dúvida facilita muito na hora de fazer conexões entre diferentes ideias. Muito obrigado pelo comentário e pela visita! ;))

      Excluir
  6. Adoro seus posts, fui descendo pelos comentários e me identifiquei com o colega anônimo ali de cima, estou sem criatividade. Mas quis deixar meu comentário mesmo assim pra te incentivar a nunca para de escrever aqui.

    Parabéns, melhor blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Incentivar a nunca parar de escrever" e "melhor blog" são sem dúvida duas das coisas mais legais que já ouvi como blogueiro. Muito obrigado mesmo, de coração. Não tenha dúvidas que seu comentário botou um sorriso no meu rosto e me motivou a continuar escrevendo! ;))

      Excluir
  7. Muito bom o texto! Eu faço Artes Visuais, ser criativo é pré-requisito para trabalhar nesse ramo. Eu acho um pouco difícil definir criatividade, porque eu paro para pensar "como funciona o processo de criação?", muitos dos itens citados influenciam muito no processo criativo.
    Mas hoje em dia estamos saturados de informação e outras coisas, fica difícil "criar" algo inovador. Muito do que criamos parte do que já existe, então, "será que não criamos e sim juntamos coisas prontas para fazer uma nova?". Em partes sim, entretanto a inovação no que fazemos é o que chama atenção.
    No meu processo criativo, eu acredito que a nossa percepção de mundo irá influenciar na forma como criamos, quanto mais receptivos, mais informações temos armazenadas, esse repertório, visual, auditivo, emocional, lógico, etc irá nos dar base para criar. Acredito que precisamos de informação, as vezes passamos por um bloqueio criativo, parece que nunca mais vai vir nada, então de repente toda aquela informação explode na nossa cabeça, vem a epifania e começamos a criar e inventar um monte de coisas. Eu acho que o segredo não está em forçar a barra para criar, e sim pegar base é informação para criar.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto! Eu faço Artes Visuais, ser criativo é pré-requisito para trabalhar nesse ramo. Eu acho um pouco difícil definir criatividade, porque eu paro para pensar "como funciona o processo de criação?", muitos dos itens citados influenciam muito no processo criativo.
    Mas hoje em dia estamos saturados de informação e outras coisas, fica difícil "criar" algo inovador. Muito do que criamos parte do que já existe, então, "será que não criamos e sim juntamos coisas prontas para fazer uma nova?". Em partes sim, entretanto a inovação no que fazemos é o que chama atenção.
    No meu processo criativo, eu acredito que a nossa percepção de mundo irá influenciar na forma como criamos, quanto mais receptivos, mais informações temos armazenadas, esse repertório, visual, auditivo, emocional, lógico, etc irá nos dar base para criar. Acredito que precisamos de informação, as vezes passamos por um bloqueio criativo, parece que nunca mais vai vir nada, então de repente toda aquela informação explode na nossa cabeça, vem a epifania e começamos a criar e inventar um monte de coisas. Eu acho que o segredo não está em forçar a barra para criar, e sim pegar base é informação para criar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que criamos muitas vezes é uma colagem de todas as influências que recebemos de outras criações. De fato essas coisas que vemos e as informações que temos influenciam muito no que fazemos.

      Quanto ao bloqueio criativo, lembrei de uma série que assisti ontem. O cara tá no bar bebendo e jogando dardos, mas reclama quando tentam interromper ele. "Epa, tô escrevendo, vocês não veem? Por fora pode parecer que estou bebendo e jogando, mas é tudo parte do processo".

      Obrigado pelo comentário, Hellen! ;))

      Excluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.