Hoje não tem texto novo!

13 comments

Porque hoje tem VÍDEO novo.

Venho pensando há tempos em criar um canal do YouTube aqui pro blog. Gravei uns vídeos, editei, deletei, gravei outros, ficaram uma bosta. Decidi criar o canal, depois desisti, depois voltei atrás mais uma vez. Com toda essa incerteza do que seria o certo a se fazer, decidi ir em frente, arriscar, e criar um canal do YouTube, mesmo não tendo as manhas de produzir vídeos. Mas por quê?


Contato mais próximo

Até hoje tenho não escondido, mas omitido a minha cara. Um pouco por querer manter a privacidade, um pouco por vergonha, mas o fato é que além de uma ou outra foto, nunca mostrei quem eu sou de verdade. Pensando no assunto, acho que é hora de criar uma relação um pouco mais próxima com quem apoia e gosta do site. Afinal, cada texto que escrevo tem uma parte de mim, muitas vezes contando histórias da minha vida. Então nada mais natural do que sair de trás da cortina. Muita gente não vai ligar, mas pelo menos pras pessoas que visitam o blog com mais frequência, acho que vai ser legal dar uma estreitada na nossa relação! :)


Assistir é mais fácil do que ler

Ler um texto é muito difícil. Não só ler, escrever também. Mas ler requer um nível de concentração que torna difícil o processo mental por trás da coisa. Muita gente passa o dia na rua, trabalhando e estudando pra caralho. Chega em casa querendo esticar as pernas. Imagino que muitos não vão querer pegar um texto longo pra ler. Mesmo que o cara curta o blog, queira ver um conteúdo novo, às vezes simplesmente não tá afim de ler. Creio que muita gente já deve ter aberto um texto aqui do site numa aba do navegador, ou adicionado nos favoritos, mas nunca lido. Falo por experiência própria, porque eu faço isso. Muitas vezes eu não quero ler um texto comprido e prefiro ir pro YouTube. Porque ler pode ser cansativo e às vezes você simplesmente não tá com saco. Às vezes o cara começa a ler e, mesmo que o texto esteja interessante, a atenção fica sendo fisgada pra outros lugares. O twitter, o whats apitando... provavelmente você já parou de fazer alguma coisa no meio pra dar uma checadinha numa dessas coisas. Eu, por exemplo, curto pegar um rango e comer na frente do PC, assistindo vídeos no YouTube. Conteúdo no YouTube é mais fácil de ser consumido e por isso acho que dá pra passar a mensagem do doisbits pra mais gente.


Não dá pra fugir do YouTube

O YouTube é uma plataforma consolidada. Mas parei pra pensar: como o YouTube estará em 5, em 10 anos? Creio eu que vai estar ainda mais consolidado. Vai substituir em grande parte - como já vem substituindo - a TV. Daqui a 10 anos, quem estiver com uns 20 e poucos ou 30 anos já vai ter crescido e vivido grande parte da vida tendo o YouTube como realidade, não como uma nova tecnologia. Vai ser ainda mais natural pessoas comuns terem seus próprios canais, seja pra postar coisas rotineiras, usar como um complemento ao lado profissional ou criar outros tipos de conteúdo.

Se acredito que toda a galáxia estará no YouTube no futuro, pra que deixar pra criar um canal depois? Posso criar agora. Se é o melhor timing ou não, não sei dizer, mas tô preferindo arriscar do que deixar passar essa oportunidade.


Mostrar coisas

Eu particularmente curto ver como outros vivem. Como é o cotidiano de pessoas que fazem coisas diferentes das que eu faço, como é viver em outras cidades. De vez em quando dou um giro no YouTube vendo vídeos desse tipo. E acho que gostaria de mostrar algumas coisas também. Já viajei até que bastantinho e com certeza se tivesse o blog ou um canal do YT na época das viagens, poderia mostrar várias paradas legais que acabei deixando passar. Tenho sorte de morar numa cidade bonita pra caralho que é Florianópolis e planejo fazer novas viagens em breve, então acho que um canal é um bom jeito de mostrar coisas diferentes pra quem tiver interesse.


O blog vai acabar?

Não.

Não sei ainda o que o canal do YouTube será direito, mas com certeza não é um substituto do blog, é um complemento. Ou melhor, pode ser um substituto uma vez ou outra, como nessa semana, mas não pretendo abandonar o blog de forma alguma.


O que vai rolar no canal?

Pra ser sincero, vou descobrir com o tempo. Pretendo criar coisas novas só pro YouTube, mas também planejo transformar alguns dos textos que mais gosto aqui do site em vídeos.


Primeiro vídeo

Meu equipamento de gravação é bem limitado, minha desenvoltura na frente da câmera é ainda mais e minhas habilidades de edição são praticamente inexistentes, mas espero ir aprendendo com o tempo, principalmente se a galera achar que o canal é uma boa ideia. Ah, também tô com altas vergonha de mostrar minha cara e postar o vídeo. Mas posso sucumbir à vergonha e nunca fazer nada, ou tentar conviver e aprender com ela. Espero ter feito bem em escolher a segunda opção.

Mas, sem mais delongas, olha aí embaixo o primeiro vídeo feito por esse que vos escreve. Tinha voltado do buteco e tava bem pensativo sobre o quanto nos esforçamos pra ficar perto de quem gostamos. E esse é o assunto da parada. Espero que esteja decente! :)




E velho! Mais do que nunca, conto com o feedback de quem assistir o vídeo. Ficou muito longo, muito curto? Muito monótono? Áudio e vídeo tão decentes, ou tão um lixo? Comenta aí! Só com a ajuda de quem assistir é que conseguirei melhorar. E claro, se quiser se inscrever no canal pra receber futuros vídeos no seu feed, fica à vontade!







13 comentários:

  1. Fala Pedro, tenho acompanhado seu blog há um tempo, gosto muito dos seus textos e o design do blog também chama minha atenção. mandou muito bem com o primeiro vídeo cara, uma mensagem muito legal, continue assim, faça mais videos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer sim! Valeu pelo comentário, brother! No começo o cara fica inseguro com tudo, então quando alguém vem apoiar faz toda a diferença! ;))

      Excluir
  2. Gostei do vídeo e realmente tu não parece muito com o cara do Fresno lá que nem tu comentou outro dia haha. Parabéns, eu achei que tem um pouco de gírias a mais, porém é o estilo e isso não me incomoda em nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pareço nada, né? hahaha Massa que você lembrou disso! ;)

      Quanto as gírias, entre "tá ligado" e "mano" eu cortei uns 300. Vou tentar me policiar pra não ficar tão exagerado na próxima. Valeu pela dica cara, conta muito!

      Excluir
  3. Eu gostei bastante do vídeo!
    Só aconselho ter uma "abertura", só pra não ir jogando o assunto brutamente de uma vez, tipo comprimento antes de iniciar o vídeo, mas fora isso, ta bem editado, e vc fala bem! Continua q tem futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pensar nisso da próxima vez que for gravar, realmente comecei a falar do nada ali haha

      Valeu pela dica e pelo apoio, cara!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este é um ótimo assunto e eu tenho pensado muito nisso ultimamente. Quando mais novo eu não eu entendia o porquê que, quanto mais velhos as pessoas ficam, com menos amigos ficam. Achava bizarro que, a maioria das pessoas que já são chefes de família, possuem nenhum amigo próximo. Dizia isso porque antigamente eu era meio imaturo e achava que os amigos que tinha seria para o resto da vida (e acredito que muitos já pensaram coisas do tipo). O grupo que eramos, hoje, cada um acabou indo para o seu canto e não sei se isso envolve ter mais responsabilidades ou falta de "regar o brotinho da amizade". Hoje, todos acabamos nos tornando muito "foda-se" e não temos mais a paciência que tivemos, tanto para aquela birrinha de um ou para o drama de outro, e acredito que foram um dos principais fatores para nos afastarmos (e para alguns, até criar uma certa repulsa). Nunca fui uma pessoa próxima aos meus pais, por causa de comportamentos que nunca gostei, então meus amigos eram de grandes fatores na vida. Conforme fomos nos separando, ainda tinham aqueles que eram mais próximos a mim, dos quais um começou a namorar e o outro foi morar no outro extremo do país, e isso acabou me afetando de certa forma, principalmente porque foi logo após terminar meu relacionamento com uma amiga que também era do grupo. E o mais estranho é que conforme os ocorridos, eu me tornei muito foda-se também e tenho parado de ir atrás dos outros para manter um amizade que não se sustenta mais. Mas ainda assim nos reunimos algumas vezes no ano, mas não é a mesma coisa. Pois é, agora eu entendo as pessoas mais velhas. Hoje, tenho focado só em fazer coisas diferentes, conhecer novos ambientes e tentar as coisas que nunca tentei, (desde experimentar novos lugares, comidas a sair com pessoas novas) e realmente fazer tudo andar do jeito que eu quero. Como se estivesse procurando algo que preencha esse certo vazio, tá ligado? Não nego que tem sido uma experiência boa. Essa parada de dar valores as coisas é muito importante mesmo, ótima abordagem!
    Referente ao vídeo, ficou foda mano! Eu pretendo fazer algo do tipo também, já que eu toco violão, guitarra e talz, tô querendo fazer um para divulgar meu trampo (e por isso entendo o seu lance com o feedback). Apoio o seu canal, e a edição, conteúdo + seu carisma deram uma boa combinação. E como eu disse que comentaria nas próximas postagens, aqui estamos hahaha. Abraços, cara :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sempre tive um grupo de amigos muito próximos. Ainda tenho, na verdade, mas hoje já é diferente. Não nos vemos tanto quanto antigamente, e quando nos vemos, geralmente é por menos tempo. No começo, quando as coisas começaram a mudar, estranhei um pouco. Mas hoje já me acostumei. Por cada um ter menos tempo da vida pra ver o outro, aprendi a não depender tanto dos outros, fazer minhas coisas, aproveitar os momentos sozinho ou com a minha mulher. Mas toda semana procuro encontrar alguns amigos, pelo menos, e nunca ficar tempo demais sem vê-los. Moro perto de todo mundo, então como falei ali no vídeo, tento cortar todas as desculpas possíveis. Tenho um brother em específico que é bem relapso quanto à nossa amizade. Nos conhecemos desde pequeno, mas se deixar, ele não fala comigo nunca, ou nunca vem me ver. Não porque não gosta de mim, simplesmente é o jeito dele de se relacionar com os outros. Poderia encarar isso como se ele não desse valor pra nossa amizade, mas isso só comprometeria ainda mais o relacionamento. Com ele "regando" pouco o brotinho, se eu regar pouco também o negócio complica. Então sempre me esforço mais pra encontrar o cara (e falo que ele deveria fazer o mesmo).

      Agradeço muito tua força e apoio, conta bastante! E só apoio você criar um canal, ou outra coisa semelhante. Na pior das hipóteses, se der tudo errado, o cara aprende alguma coisa. Valeu pelo comentário e boa sorte! ;)))

      Excluir
  6. Boas vibrações Sir Pedro! Cara, queria desejar sucesso nessa nova etapa do seu trabalho! Achei natural o canal do YouTube, e na verdade só consigo vê-lo como uma extensão do blog. Agora você é blogueiro e “vlogueiro” (vlogger) ^^ o que tornará a relação com os leitores do blog mais íntima. Há pouco mais de um ano apenas criei o hábito de assistir vídeos do YouTube, e me identifiquei bastante com a o tópico “Assistir é mais fácil do que ler” do seu texto, você soube traduzir muito bem a realidade de muitos: leio muito cara, seja no serviço, seja em casa, e de fato muitas vezes não estou com tino mental para a leitura de qualquer coisa que seja, ás vezes nem pra ler os ponteiros do relógio de pulso kkk. Muita coisa na internet acabo salvando no histórico para ler depois rsrs. Também assisto vídeos do YouTube comendo, geralmente jantando.

    Outro ponto do texto com o qual me identifiquei bastante foi o tópico “Mostrar coisas”. Através do YouTube tenho contato com diferentes modos de vida ao redor do mundo. Legal saber que você mora em Florianópolis: está aí um mundo desconhecido pra mim, que moro no longínquo Pará; é aquele caso, perto mas longe. Estava dando uma olhada, e vi que essa cidade é reconhecida internacionalmente como um ótimo destino para viagem. Você já nasceu um cidadão do mundo!

    Quanto ao vídeo ficou bacana cara! Sigo um cara no YouTube que sempre começa seus vídeos já mandando a conversa, e fica ÓTIMO! Não precisa necessariamente de abertura pros vídeos não, sério mesmo, mas se quiser colocar uma arte de início de vídeo ficaria legal também. Quanto a sua performance oral, cara, sinta-se livre para expressar-se como der na telha, saca? Fico mais natural! É claro que como é um vídeo para público, certos cuidados são necessários, como a dicção e estrutura de texto, mas acho que não é muito o seu caso não. Os temas abordados no blog, que espero serem transpostos para o videoblog, são temas com os quais indefectivelmente nos identificamos. Mas me responda uma coisa: por que o nome do blog é “2Bits”???

    P.S. Nesse exato momento é que fui erguer os olhos e ver no canto superior direito da tela os botões “FAQ” e “TUDO”... Facilita o acesso aos textos e já indica algumas coisas sobre o blog heheh, falta de atenção minha, sorry!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, juro que parei o que tava fazendo pra comentar com minha mulher sobre o teu comentário. Sem noção o tanto de inspiração que você me passou. Primeiro pelo apoio quanto ao canal e ao vídeo. Também pelas dicas, que contrapõe o que foi falado em outros comentários e certamente eu vou considerar.

      Quanto aos botões "FAQ" e "TUDO", se você que é um brother que tá sempre por aqui não tinha visto antes, com certeza o problema não é seu, nem de ninguém, é dos botões que tão com uma visibilidade escrota. Tá aí mais um item pra minha lista de coisas pra arrumar no site.

      Em relação ao nome 2Bits, já decidi que vou fazer um vídeo explicando isso em breve. Mas não é nada demais, não tem nenhum grande significado incrível haha

      Muitíssimo obrigado por mais um comentário!

      Excluir
  7. PEDROBITS, gosto tanto de ler quanto de assistir e gostei dessa junção introdutória que fez neste post (texto + vídeo). Essa ideia de obter conhecimento através de diferentes fontes é interessante. Como você mesmo menciona sobre "mostrar coisas", acho isso bem legal, pois posso conhecer um pouco mais, de forma diferente, lugares fora daqui para, quem sabe, visitar. Conhecer outras culturas muito me interessa. Em suma, você fala muito bem (sotaque maneiro) e não ficou nada perdido no assunto principal que batize o nome do vídeo. A mensagem deste primeiro vídeo é linda e não há como não concordar. Continue, por favor, e sim, as edições ficaram boas. Nada de efeitos ousados, mas com bons cortes e ainda tocando uma musiquinha "ambiente". Estou inscrito. Muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô cara, muito obrigado pelo apoio! Massa que você curtiu o misto de texto + vídeo. E curti o "sotaque maneiro". Eu sempre achei que não tinha sotaque, mas quando falo com pessoas de outros cantos do Brasil, geralmente comentam que tenho mesmo haha

      Valeu de verdade, cara! Abraço!

      Excluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.