Como é passar o Natal e o Ano Novo em outros países?

6 comments


Postei uma foto das privadas e um brother perguntou "mas por que são assim?". Não tem uma explicação. Perguntar por que as privadas na China são no chão é como perguntar por que as nossas foram feitas pra pessoa sentar.

Cada lugar tem um jeito de ver as coisas e muitas vezes nos resta mais respeitar do que compreender.

Sim, na China é assim

Com datas comemorativas não é diferente. O Natal que você passa aqui não é o mesmo em outros lugares do mundo.

Pensando nisso, achei esse período do ano uma boa ocasião pra contar minha experiência passando o Natal e o Ano Novo em outros países.

Como eu passo o Ano Novo

Floripa tem 42 praias. A população da cidade - que contando com os turistas triplica no verão - só quer saber de ir pra areia e pular as famosas sete ondinhas à meia-noite pra dar sorte no ano seguinte. Muita gente chega na praia já de tarde pra "reservar" um espaço, levando cadeiras, isopor com bebidas e tudo o que tem direito. Outros tem a sorte de ter um "QG" perto da praia, que é o meu caso.

Eu na verdade não tenho nada, mas conheço pessoas que tem apartamentos perto da praia. O que fazemos geralmente é ir pra um desses lugares à tarde, ficar bebendo e partir pra praia caminhando um pouco antes da meia-noite.


Na praia, além de brindes efusivos e abraços apertados, outras situações comuns envolvem perder chinelos e outros pertences pessoais, encontrar garrafas de champagne cheias na areia ou no mar e tomá-las como se suas procedências fossem garantidas, se perder dos amigos e não saber voltar pra casa e a tradicionalíssima ida pra pular sete ondas que acaba virando um banho acidental - por vezes com celular ou carteira no bolso.

Pelo parágrafo ficou parecendo que tô sempre mamado no reveillón. Mas não foi a intenção. Na real essas são de verdade situações rotineiras que você vê - ou vivencia - numa virada de ano na praia.

Outra prática aqui em Floripa é passar a virada na Avenida Beira-Mar. Lá rolam shows com artistas de qualidade duvidosa que a prefeitura banca e "show de fogos" onde o foco não é na beleza da parada, mas em bater o recorde de duração do ano anterior. Muita gente faz igual na praia e vai desde cedo reservar lugar nos disputados locais mais próximos do foguetório, do palco ou da árvore falsa gigante.

Reveillón na Avenida Beira-Mar é exatamente assim. Fonte da imagem.

E acho que no Brasil em geral é assim. Com poucas variações, o lance acaba sendo se reunir com quem você gosta, beber, comer e ver um foguetório. Em outros lugares é diferente.

Ano Novo nos Estados Unidos

Pra ser sincero, não sei bem como os americanos passam o Ano Novo. Acho que é mais ou menos como a gente também: família e amigos, comida e bebida. Quando estive lá, passei meu Ano Novo de uma forma peculiar: parado em pé, sozinho.

Na época eu trabalhava de manobrista em um hotel, de madrugada. Tinha conseguido fugir do Natal, mas no reveillón não deu outra: o turno sobrou pra mim. E lá estava eu, como sempre em posição de serviço no hall de entrada: parado em pé, mãos pra trás e olhar pra frente. Estava exatamente assim quando o relógio passou da meia-noite. Virei pra recepcionista, única pessoa que trabalhava comigo naquele horário, e soltei um "feliz ano novo". O hotel tava bem deserto, já que todo mundo tinha ido fazer alguma coisa na rua.

Não que eu me importe muito, pra ser sincero. Sou bem desapegado com datas comemorativas, formalidades e coisas do tipo. Mas estamos acostumados a comemorar toda virada de ano e essa era a primeira vez em duas décadas que eu não tinha comemorado. Foi como se o ano não tivesse passado. O pior era pensar que todos os amigos que moravam comigo tavam curtindo a vida adoidados enquanto eu tava lá parado. Num ato pra lá de profissional, peguei o carro que usava pra transportar os hóspedes e fui pra casa (a uns 3 minutos do hotel) dar um abraço na patroa. Ela tinha ficado em casa sozinha, tadinha, ao invés de ir pra farra. Voltei pro serviço e a madrugada foi movimentada, com hóspedes chegando bêbados e fazendo piadinhas, oferecendo cerveja e salpicando umas boas gorjetas na minha mão.

Ano Novo na China

Se o Ano Novo nos EUA foi um vazio pra mim, na China a situação é semelhante. Acontece que lá eles não comemoram o Ano Novo como a gente. O calendário que usam no dia-a-dia, pra ver que dia é, definir o ano letivo e marcar compromissos é igual o nosso. Mas a virada de um ano solar pro outro não significa nada pra eles. Passar de 2015 pra 2016 por exemplo, é como passar de um dia 15 pra um 16, ou como a virada de um mês pro outro. Não representa nada. O que eles comemoram é o famoso Ano-Novo Chinês.

O Ano-Novo Chinês é o feriado mais importante da China e tem duração de quase 2 semanas. É baseado no calendário chinês, que é bem diferente do que usamos. Esse calendário é chamado de lunissolar porque leva em consideração não só o sol, mas também as fases da lua. Um mês tem de 29 a 30 dias e o ano tem de 353 a 355 dias. Nesse momento estamos no 4713º ano do calendário chinês, mas o número em si não importa.

Aliás, acho que os chineses nem sabem direito em que ano estão, porque a questão pra eles não é o número - até porque o número tem zero de relevância no dia-a-dia. A questão é a passagem do zodíaco. Cada ano é representado por um animal (signo), que por si traz um significado especial.

Por exemplo, quando cheguei na China estávamos no ano do dragão. O dragão é poderoso e interpretado como sinônimo de um ano próspero nos negócios e na parte financeira. Quando o ano do dragão acabou, entramos no ano da serpente, que representa a inteligência, paciência, planejamento e aproveitamento de oportunidades. E assim vai, com cada ano sendo representado por 1 dos 12 signos do zodíaco chinês, com a ordem dos animais seguindo um ciclo bem definido e que nunca muda:

rato - boi - tigre - coelho - dragão - serpente - cavalo - carneiro - macaco - galo - cão - porco

Quando chega no porco, o próximo ano será o do rato novamente. "É um ciclo sem fiimmm...".

Esse zodíaco bonitão é amplamente usado na decoração, enfeitando o país pro Ano Novo Chinês. Fonte da imagem.

E mais: há uma combinação dos 12 animais com 5 elementos da natureza que geram um ciclo repetido a cada 60 anos. O ano da serpente que vivi lá não era só da serpente, era da serpente água. O ano que estamos hoje em dia não é o do carneiro, e sim do carneiro madeira. E o próximo ano do Carneiro Madeira? Só daqui a 60 anos. Cada um desses elementos modifica a "força" ou a forma de interpretar o zodíaco, que tem outras dezenas de peculiaridades que desconheço, mas que são interessantes e relevantes para o povo chinês.

Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água combinados com o zodíaco. Imagem: "Sexagenary cycle years" por Cmglee.  

Eles acreditam muito nessas coisas. A simbologia pra eles é bastante significativa. Um empresário, por exemplo, pode escolher ser mais agressivo ou mais estudioso nas suas estratégias de acordo com o ano do calendário chinês. As pessoas em geral levam bastante a sério essas crenças da mesma forma como evitam o número 4 (som similar ao de "morte") e insistem no número 8, que é amado por eles e traz boa sorte e prosperidade.

Na época do Ano Novo Chinês eu recém tinha chegado na China. Não conhecia quase ninguém e não teria onde passar a tradicional data. Como pra mim não tinha lá muito significado, não me importei. Mas o cara que trabalhava comigo no escritório me chamou pra passar a ocasião na casa dele. Fomos eu e a patroa e chegando lá estavam só ele e a mulher, ambos chineses.

Amigo, mulher dele, patroa e eu. Repara no zodíaco vermelho pendurado na parede.
Tinha fartura de comida na mesa: dumplings (tipo uns pastéizinhos cozidos na água), hotpot (tipo uma sopa coletiva onde você vai mergulhando vegetais pra cozinhar) e outras guloseimas chinesas. Além de ser uma data importante, outra coisa sobre os chineses é que quando são receptivos, são MUITO receptivos. Tipo, querem te tratar como um rei, te oferecer fartura e tal.

Rangamos, conversamos e fomos pra sala onde tava rolando uma espécie de "shows da virada" chinês, com cantores cantando, com umas apresentadoras mostrando banquetes chineses em restaurantes e tal. Como dependíamos do metrô pra voltar pra casa, zarpamos antes da meia-noite mesmo naquele gélido dia 10/02/2013.

E a "virada" deles passamos provavelmente sentados no metrô.

E o Natal?

Caraca, o texto já tá gigante. Vou passar pelo Natal mais rápido.

Como eu passo o Natal

Com a família, geralmente comendo algum rango desses tradicionais de Natal e tomando cerveja. Hoje em dia ninguém se importa mais muito com presentes, mas quem se importa embala, bota embaixo da árvore (ou no canto da parede, se não tiver árvore haha) e espera a virada. Na virada, todo mundo se abraça, entrega os presentes e é isso. Quem preferir vaza, quem quiser fica tomando mais cerveja.

Creio que a maioria das pessoas no Brasil passa mais ou menos assim.

Natal nos Estados Unidos

Nos EUA a tradição é diferente. Como você deve conhecer de filmes e séries, eles não esperam a virada da noite pra comemorar a parada. Rola um jantar mais cedo e os presentes de Natal ficam embaixo da árvore até o dia seguinte, quando as crianças levantam animadaças pra rasgar papel de presente e acordam os pais loucamente berrando com as coisas que ganharam.

O Natal lá é maior que no Brasil e a galera não poupa esforços e dinheiro pra deixar suas moradias cheias de luzes, papais noéis dançantes e outras decorações que vão da glória em dezembro direto pro esquecimento no depósito no resto do ano. O Natal também é comumente associado à neve, ao inverno e ao frio, por isso eles até ficam curiosos sobre como é passar o Natal no verão.

Como minha família nos EUA eram meus amigos, rolou uma comemoração típica brasileira, mas um pouco diferente. A janta foi feita pra todo mundo mas a galera mal tocou, as bebidas eram fartas e todo mundo, sem exceção, ficou bêbado. Foi divertido pra caralho e arrisco a dizer que o melhor Natal da minha vida. E o melhor: documentamos tudo muito bem em fotos e vídeos, então até hoje consigo ter uma lembrança muito clara de como foi passar o Natal nos EUA.

Claro que não tomamos tudo no Natal, mas lá o cara compra em atacado porque a bebida é muito barata

Fizemos um amigo secreto com presentes simples, de até 10 dólares ou algo assim, e a hora da revelação foi divertida. Um dos meus brothers tava em uma situação tão "complicada" que demorou meia hora pra conseguir dizer quem ele tinha pego no amigo secreto.

A tequila derrubou pessoas naquela noite

No dia seguinte, a casa era uma zona pós-guerra. Sem zoeira: lixo por tudo, a mesa imunda e gente dormindo no chão usando o carpete sujo como travesseiro. Metade dos moradores da casa ligaram pros seus respectivos trabalhos dizendo "não tô me sentindo bem", o que não era mentira, apesar de ser uma (in)consequência de uma festança que não levou em consideração os deveres do dia seguinte.

Natal na China

O Natal é uma tradição cristã. Na China, apenas uns 2% da população é cristã e portanto muita gente sequer sabe o que o Natal significa. Pra eles não é nada, eles "comemoram" igualzinho nós comemoramos o Ano Novo Chinês (não comemoram).

Mas isso vem mudando devagarinho.

Como o Natal é uma data muito forte no ocidente, a tradição acabou sendo um pouco importada lá pra China. Nas grandes cidades já é comum ver árvores de Natal e papais noéis na rua, ainda que a maioria dos chineses não dê a mínima. Quando estava em Guangzhou, uns estrangeiros organizaram tipo uma passeata de papais noéis que vem acontecendo todo ano. Todo mundo botou um gorro vermelho e saiu passeando pela cidade, fazendo barulho e cantando jingle bells. Pela folia, muitos chineses acabam participando também e tendo algum contato com o Natal, mas significado pra eles não existe. Até dá pra ver que eles curtem, mas acho que mais por ser uma coisa bonita, uma festa divertida, nada mais.

"SantaCon" na China. Fonte da imagem.

Nas comunidades mais rurais, onde há menos contato com extrangeiros, o Natal não só não está presente como é meio que um "mistério do ocidente", principalmente para gerações mais velhas. A galera simplesmente não tem ideia do que significa.

Processo de "importação" semelhante acontece com o Ano Novo solar (o nosso). Como são datas que movimentam muito dinheiro, há interesse do comércio e da indústria em enfeitar a cidade e vender produtos com a importação das tradições (um pouco como a recente vinda da Black Friday pro Brasil). Os chineses já começam a participar aqui e ali, ainda que pra população em geral não tenha significado algum.

E em outros países?

Meu objetivo no começo era falar como eu não ligo pra esse tipo de data comemorativa. Mas pensei, pensei e não achei argumentos pra sustentar essa minha opinião. Aí acabei lembrando das experiências que tive na gringa e resolvi partir pra "contação" de histórias. Pensei em pesquisar como se passam as datas em outros lugares do mundo, mas convenhamos que o assunto não é tão interessante assim - e estaria falando pelo que vi na internet, não por experiência própria. Espero que tenha ficado uma leitura leve, de boas e interessante.

Esse ano minha família tá meio esvaziada, cada um viajando prum canto. Acho que no Natal vai ser só eu, meu pai e meu irmãozinho, bem tranquilão. Já no Ano Novo a coisa vai ser boa, como sempre. A festa já tá preparada e a maioria dos meus melhores amigos vai estar, então não tem muito como dar errado.

E você, vai passar essas datas como? Se curtiu o post, comenta aí dizendo como você comemora o Ano Novo e o Natal! Ou se não quiser comentar, me diz lá no twitter o que achou do post! ;))


6 comentários:

  1. Cara, gosto muito do teu blog e da tua maneira de escrever. Muito legal saber sobre outras culturas. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Mai, muito obrigado pelo feedback. Conta muito! Valeu! :))

      Excluir
  2. Parece que essas datas comemorativas no EUA são muito marcadas pelo consumismo, enquanto que na China nós percebemos o simbolismo religioso/supersticioso impregnado no dia a dia deles, culminando no Ano Novo Chinês. Minha família sempre tem pretensão de tornar relevante a religião nessas datas, mas essas festas sempre acabam se resumindo apenas em bebedeira e conversas humoradas, kkk, fico até com dó das senhoras devotas.Pô, o fim de ano aí em Floripa é bacanão hein fi!? Boas festas!!!

    P.S.: sobre a questão do banheiro, a ciência diz que a posição de cócoras favorece a evacuação, e assim como os chineses quem mora na roça também faz nessa posição kkk. Do forma como nós ocidentais fazemos, há suspeita de que favoreça o surgimento de prisão de ventre (?), por exemplo... vai saber kkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Darley!

      Quanto aos banheiros chineses, sem dúvida eles são os "certos", ao menos fisiologicamente falando hahaha

      Excluir
  3. Adorei seu post. Você escreve muito bem. Se continuar assim, seu blog e canal vão chegar longe. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra Conrado, muito obrigado! Nada me dá mais motivação pra continuar do que um comentário bacana como o seu. Valeu mesmo!

      Excluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.