O que é e por que ser freelancer?

6 comments
Por que ser freelancer?

Há mais de 1 ano, venho trabalhando exclusivamente como freelancer. Antes de fazer a troca do meu emprego normal para os freelas, eu já vinha pesquisando sobre o assunto e entendendo melhor como as coisas funcionam. Por isso, acho que cheguei num ponto de conhecimento e experiência em que posso botar o que sei no papel e ajudar outras pessoas que também buscam trabalhar pela internet.

Este não será um daqueles artigos clickbait prometendo dinheiro fácil ou "fique rico trabalhando de casa". Nada de mentiras. Ser freelancer pode ser difícil e frustrante. Aqui, vou usar minha experiência para contar o que é ser freelancer, por que ser freelancer e como você também pode ser. Vou ressaltar pontos negativos e dificuldades onde forem devidos, mas minha intenção sem dúvida é mostrar pra você que é possível sim viver trabalhando pela internet. Eu não tenho nenhuma habilidade daquelas de encher os olhos e consegui, então você também consegue.

Vamos começar do começo.


Antes, vale avisar que este post também está disponível em vídeo! O conteúdo é quase o mesmo ;) 

O que é freelancer?

Muita gente não sabe direito o que é freelancer. Freelancer é a pessoa que trabalha sem ter um contrato fixo com uma única empresa. Fazendo freelas, você pode pegar diversos trabalhos e projetos de tamanhos variados, com múltiplas empresas diferentes. Você pode ficar vários meses fazendo trabalhos para uma empresa, como também pode pegar um projeto que em 30 minutos está pronto e entregue, encerrando ali sua relação com o empregador.

Um freelancer normalmente possui vários clientes, como são chamadas as empresas (ou indivíduos) que contratam seus serviços. Nestes vários trampos, alguns pagam melhor, alguns pagam menos. Alguns pagam por hora, outros pagam por projeto ou por entregas. Alguns são curtos e outros acabam gerando longas relações com o cliente. Essa é uma das maravilhas de ser freelancer: ter a flexibilidade de buscar os tipos de trabalho que você prefere, os clientes que prefere, as áreas de interesse que mais gosta.

Mas... por que ser freelancer?

Além desta primeira flexibilidade de trabalhar com o que você tiver mais interesse, há outras duas flexibilidades que explicam por que ser freelancer tem atraído muito interesse recentemente.

A segunda é a flexibilidade de horários. Existem, mas são raros os freelas que determinam dia e/ou horário para você trabalhar. Em geral, você é requisitado a fazer uma certa tarefa e, mesmo que ela tenha um prazo máximo para ser cumprida, você tem a liberdade de trabalhar no dia e na hora que quiser. Pra mim isso é maravilhoso. Eu particularmente trabalho muito de madrugada, porque é um horário em que me sinto mais produtivo, deixando as manhãs para aquele sono prolongado. Às vezes não quero trabalhar em uma segunda-feira, por exemplo, mas boto a mão na massa no domingo, ou numa sexta à noite. Você decide.

A terceira é a flexibilidade geográfica. Como você não precisa ir até o escritório, pode trabalhar de onde quiser. Da sua cama, do sofá, da casa da sua namorada, do seu marido... não importa. Tendo internet e computador, geralmente dá pra trabalhar. Você pode ir ainda mais além. O clichê é pensar em gente trabalhando na praia, ou na beira da piscina. Ainda que a maioria não faça isso, sem dúvida é uma possibilidade. Para mim, poder trabalhar de onde quiser me possibilita alcançar muitos dos meus sonhos de conhecer lugares novos nesse planeta. Trabalhando pela internet, já viajei para Europa, Colômbia, Chile e Argentina, tudo sem deixar de trabalhar e fazer minha grana. Quando você tem a liberdade de ir pra onde quiser sem precisar deixar de trabalhar, você se torna um nômade digital - essa palavra tá bem na moda, já que cada vez mais gente olha com bons olhos para esse estilo de vida.

Além destas flexibilidades, há outros fatores que respondem por que cada vez mais gente quer se tornar freelancer. Eu pessoalmente gosto da oportunidade de trabalhar em diferentes áreas de interesse, fazendo tarefas que eu nem imaginaria que fossem possíveis. Certa vez peguei um trabalho onde eu precisava assistir jogos de futebol para anotar estatísticas, e era pago por isso! Conheço uma pessoa que trabalha com uma junção de filmes de hollywood + twitter. Essas são ocupações que a gente geralmente não encontra por aí, mas que estão disponíveis online.

Por que ser freelancer
A liberdade geográfica me levou ao Chile, de onde continuei trabalhando

Quanto ganha um freelancer?

Essa é uma pergunta difícil, não tem resposta exata. Perguntar quanto ganha um freelancer é como perguntar quanto ganha um trabalhador no Brasil. Depende.

Em uma empresa você ganha mais quanto maior for o seu cargo, quanto mais experiência tiver e por aí vai. Online não é diferente. Quanto mais experiência e projetos passados para comprovar que você é bom, maiores as chances de você conseguir jobs que paguem bem. Quanto melhores forem as empresas que comprarem seus serviços, maiores são as chances do pagamento ser caprichado. Portfólio, experiências, poder de negociação, qualidade do trabalho, tudo pesa. Outra coisa que afeta: o quão exigente você é. Algumas pessoas preferem trabalhar muito, pegando vários projetos pequenos, mesmo que paguem menos. Outras pessoas são mais exigentes e buscam projetos melhores, que pagam mais, mesmo que consigam menos volume de trabalho.

Por isso, é muito difícil estimar quanto ganha um freelancer.

Há freelancers trabalhando a 2 ou 3 dólares por hora, há quem ganhe 70, 80, 100 dólares por hora. Há quem tire 200 pilas no mês para complementar a renda, há quem viva disso há anos e já receba milhares de dólares todos os meses. Pessoalmente, eu acredito que ganho mais hoje do que ganharia se arranjasse um emprego fixo aqui em Florianópolis. Principalmente se falarmos em pagamento por hora. Digamos que um possível emprego fixo me pagasse o mesmo que ganho hoje. Ainda assim por hora eu ganharia mais nos freelas, pois no emprego teria que trabalhar 44 horas por semana, enquanto como freelancer às vezes chego a trabalhar 1/3 ou 1/4 disso.

É possível ter uma renda garantida sendo freelancer?

Vai depender dos tipos de trabalho que você conseguir.

Eu peguei jobs que há vários meses me rendem uma quantidade mais ou menos estável de dinheiro, já que sempre tenho trabalho pra fazer. Outros trabalhos, mesmo que sejam de mais longo prazo, terão entregas irregulares. Isso significa que em um mês você pode ter que trabalhar um monte e tirar uma boa grana, enquanto no mês seguinte vai ficar coçando o saco sem muito pra fazer.

Da mesma forma, quando consigo outros freelas pequenos em um mês consigo ganhar uma grana adicional. Quando não consigo, acabo ganhando menos.

A instabilidade financeira pode ser uma das principais desvantagens de ser freelancer. Algumas pessoas não têm reserva financeira, ou precisam sustentar membros da família, e não podem se dar ao luxo de não ver a bufunfa entrando no mês seguinte. Por isso, é importante saber selecionar trabalhos que peçam uma quantidade mais ou menos estável de horas ou de entregas todos os meses. Outra dica é aproveitar os meses bons para guardar uma grana de reserva para os meses ruins. Ainda assim, vale lembrar que nos freelas em geral não há qualquer espécie de contrato. Na prática, isso significa que além de não fornecer nenhum direito trabalhista, você também não tem estabilidade e fica à mercê das decisões da empresa. Se de um dia para o outro resolverem que seu trabalho não é mais necessário, adeus, abraço, falô! E isso sem FGTS, sem seguro-desemprego, sem proporcional de férias, sem nada.

A questão da renda garantida como freelancer vai muito de você: selecionar jobs que ofereçam isso e também caprichar nas finanças pessoais para que haja dinheiro na poupança se a coisa apertar.


Gostei, quero trabalhar online... mas eu posso?

"Quero trabalhar online!" Se você já se decidiu, ao meu ver não existem limitações para você ser freelancer. Em questão de habilidades, basta você saber alguma coisa que outras empresas estejam procurando online. Pode ser desenhar, fazer campanhas de marketing, escrever, gerenciar mídias sociais e mais uma porrada de coisas.

Se você tem alguma habilidade que possa vender online, é só colocar a mão na massa. Neste post eu fiz um GUIA COMPLETO de como começar a ser freelancer. Expliquei passo a passo, vale a leitura!

Por que ser freelancer
Assim eu trabalho e toco o blog

A minha idade permite?

Muita gente também pensa que não pode ser freelancer por conta da idade. "Já tô velho, será que ainda dá?". Claro que o mercado online está cheio de jovens, que manjam bastante das coisas internéticas e aparentemente têm vantagem sobre trabalhadores mais velhos, mas na rua também é assim. Muita gente com seus 40 e poucos ou 50 anos encontra dificuldades para arranjar um trampo bacana nas empresas por aí. Apesar da competição, na internet ninguém liga para a sua idade. Nunca jamais um empregador perguntou quantos anos eu tenho, simplesmente porque não importa. Se você tem trabalhos anteriores para mostrar, se tem referências, se consegue entregar algo de qualidade, creio que pode trabalhar online sem qualquer problema.

Quanto aos mais jovens, aí podemos ter um pequeno contratempo. Acontece que algumas plataformas de freelas requerem que os freelancers tenham no mínimo 18 anos para se cadastrar. Muitas vezes não é necessário submeter documentos para comprovação de identidade, o que possibilitaria que adolescentes se cadastrassem. Se você não quer correr o risco de quebrar as regras, é possível encontrar outras plataformas que não tenham esse requerimento. Creio que tendo uma habilidade bacana, nada deve te impedir. Não quero incentivar ninguém a cometer crimes, mas nossas habilidades são valiosas e temos o direito de usá-las. Esta área é bastante nebulosa: no Brasil você já pode trabalhar com 16 anos. Mas como fica a legislação se você, brasileiro, trabalhar para uma empresa americana e uma chinesa, morando na Europa? É complicado, mas não desanime por causa disso. Encontre formas legais de trabalhar e usar suas habilidades.

Freelancer: vantagens e desvantagens

Até aqui dei uma boa pincelada em algumas das vantagens e desvantagens de ser freelancer. Abaixo vou explorar um pouco mais o tema.

Vantagens

Flexibilidade geográfica, de assuntos e horários
Poder trabalhar de onde quiser, com o que quiser, a hora que quiser. Já falei disso antes, é só pra relembrar.

Relações de trabalho melhores
Trabalhando pela internet muitas vezes as relações de trabalho com colegas e "chefes" são mais tranquilas do que no escritório. Trabalhando por horas ou por projetos, por exemplo, o seu chefe (cliente) não pode simplesmente atolar você com mais trabalho, exigir metas absurdas ou colocar uma pressão gigante nas suas costas para você fazer horas extras. Tudo é acordado antes do trabalho começar e, se houver necessidade de mais trabalho além do que foi acordado, antes deve haver uma nova negociação. Além disso, muitas plataformas garantem que você será pago se fizer o seu trabalho. Algumas plataformas de freelas podem intervir no acordo virtual de trabalho, analisar as conversas entre você e seu cliente, e definir se um calote que ele deu em você é justo ou não. As chances de que você não seja pago pelo trabalho que fez são mínimas. Isso tudo dá segurança ao freelancer.

Um freelancer é mais como um prestador de serviço do que como um funcionário. Não tendo contrato fixo trabalhando somente para aquele empregador, a tendência é que você seja mais bem tratado.

Experiências diferentes
Claro que alguns trabalhos normais proporcionam isso também, mas nem todos. Na internet, você pode se deparar com experiências profissionais diferentes, que nem sabia que existiam. Eu já trabalhei assistindo jogos de futebol, conheço uma pessoa que trabalha com filmes e por aí vai. Há muitas chances de você enfrentar desafios diferentes que te deixem mais empolgado do que ficar preenchendo sempre as mesmas planilhas, falando sempre com as mesmas pessoas, acompanhando sempre o mesmo projeto na sua empresa atual.

Aproveitar dólar nas alturas
Enquanto todo mundo torcia pro dólar cair, eu queria que passasse de 4, de 5, que subisse pra sempre se fosse o caso. Se você fala inglês e pode usar as plataformas gringas de freelas, vai receber seus pagamentos em dólar. Isso significa que uma alta do dólar vai fazer você ganhar mais grana. Como o dólar tem estado bem alto nos últimos anos - acima de 3 e chegando a passar de 4 - ganhar na moeda americana é uma excelente vantagem. Imagina que seu salário é indexado em dólar: a cada subida da moeda você ganha um aumento! Parece bom, né? Mas atenção: é claro que o contrário também é verdadeiro. Se o dólar entrar em queda livre, na prática você estará perdendo dinheiro.

cotação dólar
Sobe dólar querido, sobe

Desvantagens

Direitos trabalhistas e falta de estabilidade
Fazendo freelas, não há CLT, não há direitos trabalhistas. Sem contrato, você pode ser "demitido" a qualquer momento ou simplesmente seu empregador pode não precisar mais dos seus serviços. Aí, você perde o trabalho e não tem FGTS, seguro-desemprego e férias proporcionais pra te ajudar. Também é preciso levar em conta que mesmo sem ser demitido, a carga de trabalho de certos jobs varia bastante, o que pode levar você a ganhar muito em um mês, mas pouco no outro. Todos esses riscos podem e devem ser mitigados com diversificação de trampos e economia de dinheiro.

Busca constante
A não ser que você pegue freelas com certa estabilidade e que paguem bem, você vai estar sempre na busca por novos trabalhos. Mesmo que você esteja muito estável, um olho estará sempre na busca de novas oportunidades, já que fazendo freelas você não precisa "trocar" de emprego, pode apenas pegar mais um. No mundo real isso não acontece, já que trocar de emprego envolve mudanças geográficas, contratos, etc. Assim, um trabalhador de escritório possui contrato assinado e sabe que seu trabalho é aquele ali. Já o freelancer, na busca contínua por novas e melhores oportunidades, nunca descansa, nunca fica 100% tranquilo.

Buscando trabalho freelance
Sempre procurando...

Taxas
Receber os seus pagamentos como freelancer pode ser sofrido. Começa que as plataformas de freelas podem cobrar taxas salgadíssimas de até 20% dos seus rendimentos (e você reclamando do IR!). Depois, precisa transferir seu dinheiro para uma carteira eletrônica, como o PayPal, o que vai te custar uma taxinha de 1 dólar. Com a grana no PayPal, você paga taxa por qualquer transferência ou pagamento que fizer para outras contas do PayPal. Se desejar tirar sua grana no banco, a cotação que preparam especialmente para você nunca é muito agradável. Em uma época que recebia pagamentos por transferência internacional, direto no meu banco, além de pagar IOF, taxa de transferência de 50 dólares e sofrer com taxas de câmbio baixas, ainda precisava ir pessoalmente no banco assinar termos autorizando a entrada da bufunfa. Claro que essa situação toda é a que eu vivo, cada um pode conviver com burocracias e taxas diferentes, mas no fim das contas tudo isso pode ser uma dor de cabeça.

Solidão e confinamento
Sendo freelancer, provavelmente você vai trabalhar muito de casa. No meu caso, isso faz com que eu tenha que ficar inventando desculpas pra sair, pra ir na rua e tomar ar fresco na cara. Muitas vezes fico confinado entre 4 paredes o dia inteiro, às vezes sem interagir presencialmente com quase ninguém. Por mais que se locomover até um escritório seja estressante, você está em movimento, respirando o ar da rua, vendo gente nova e possivelmente batendo papo com um monte de pessoas da sua empresa. Fazendo freelas, não é bem assim. Muitas pessoas arranjam cursos, aulas ou se matriculam na academia para ativar mais a vida social. Outras pagam para usar espaços de coworking, onde autônomos, pequenos empresários e freelancers dividem um mesmo ambiente coletivo de trabalho. Há soluções? Sem dúvida. Mas provavelmente você se pegará muito mais trancado em casa e usando menos sua voz pra conversar com outros seres humanos.


É isso. Neste post busquei esclarecer o que é um freelancer, discutir por que ser freelancer e ver como é difícil estimar quanto ganha um freelancer. Também mostrei rapidamente que se você quiser começar, só precisa de uma boa habilidade para vender online. Por último, falamos um pouco de vantagens e desvantagens de fazer freelas.

Apesar de um pouco comprido, este artigo tem caráter introdutório. Busquei apresentar o tema para quem não tinha muito ideia de como essa história de ser freelancer funciona e mostrar as vantagens de trampar pela internet, mas acabei não passando dicas muito práticas. Por isso, recomendo muito a leitura do próximo post, que oferece um guia completo de como começar a ser freelancer.

Para ser informado quando novos conteúdos forem publicados, assine a newsletter do blog, siga no Twitter, curta no Facebook ou inscreva-se no canal do YouTube.

Acompanhe todo o conteúdo sobre freelas:

Guia completo: Como começar a ser freelancer - Vídeo  Texto
Como virei freelancer - VídeoSites para freelancer: Por onde começar - Vídeo  Texto

Ah, se tiver qualquer dúvida é só colocar nos comentários! ;)


6 comentários:

  1. É engraçado como as vezes quando você começa a pensar em algo aquela coisa parece que te segue. Eu tenho planejado no futuro trabalhar como freelancer,e agora eu encontro um post falando exatamente disso!

    Só quero agradecer por ter escrito esse post que caiu como uma luva pra min agora,vou estar esperando o próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, eu que agradeço por passar aqui e deixar um comentário. Fico feliz que o post tenha aparecido no momento certo pra você! Abraço!

      Excluir
  2. Seria legal dar umas dicas de plataformas para procurar trabalhos, tanto em inglês quanto português. Já pensei em fazer trabalhos assim, mas a falta de networking e saber onde procurar me atrapalha muito.

    Bem bacana o texto em tempos de emprego escasso aqui no Brasil um freela pode dar uma boa aliviada, ficarei no aguardo do próximo. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próximo post já tá quase pronto pra sair e explica com detalhes como começar - incluindo quais plataformas usar. Depois também quero fazer um post completão destrinchando algumas das dezenas de plataformas que existem por aí. Valeu Mars!

      Excluir
  3. Assim me diga meu amigo eu tenho emprego fixo mais minha esposa está sem trabalhar e ela só tem a parte da tarde e noite e não tem muito conhecimento pela internet quero saber como ela pode começar
    É fiquei muito feliz com o que escreveu nos.ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, agradeço pelo seu comentário. Fico feliz de ter conseguido ajudar! Fiz um post (e um vídeo) explicando passo-a-passo como começar. Ficou grande, mas tá bem informativo. Você pode ver aqui.

      Dá uma olhada lá, espero que ajude!

      Excluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.