Segunda-feira não é ruim, a gente que faz ela ser

2 comments

É consenso universal: segunda-feira é uma merd*.

Depois de cinco dias ralando, o final de semana vem como uma anestesia que tira a dor da vida real. Dois dias sem (ou com menos) preocupações, sem ter que acordar cedo, sem ter que se esforçar. Já na sexta à noite entramos num relaxamento incrível e o sábado vem pra nos lembrar como a vida é boa. E aí vem a segunda-feira, como um tiro, e acaba com tudo. Isso não se faz. Só um dia maldito pra te tirar do conforto desse jeito.

Eu estudava de manhãzinha cedo, mais tarde passei a trabalhar de manhã - sempre odiei a segunda-feira assim como quase todo mundo. Mas uma coisa mudou.

Segunda-feira não é ruim

Há pouco mais de 1 ano me tornei freelancer - não tenho um emprego formal fixo. Meus trampos felizmente me permitem trabalhar nos dias e horários que me convém, o que não me deixa preso a cronogramas ou agendas. Minha forma de trabalhar me dá liberdade de ralar de madrugada e dormir até tarde se eu quiser, ou de não fazer nada na segunda e trampar no domingo se preferir.

Em termos de trabalho, pra mim a segunda é um dia igual ao sábado, que é igual a quinta, que é igual ao domingo.

Segunda-feira não é ruim


As pessoas odeiam a segunda-feira porque ela é um choque de realidade. É a lembrança de que ir trabalhar é um martírio, de que ir para o colégio ou para a faculdade é um sacrifício. Mas quando não há essa diferenciação de dias em termos profissionais, não tem nada que torne a segunda-feira desagradável.

Foi assim que perecebi: segunda-feira não é ruim.

Na verdade, a segunda é melhor que o final de semana.

No final de semana os serviços estão limitados. Órgãos públicos não abrem, bancos não atendem, supermercados fecham mais cedo. Várias coisas do dia-a-dia ficam restritas, o mundo gira mais devagar. Não dá pra fazer muita coisa.

"Ah, mas dá pra sair e se divertir!"

Dá! Mas se você tem flexibilidade de trabalhar ou estudar quando acha melhor, na teoria também pode sair e se divertir quando acha melhor - pode fazer isso a qualquer dia da semana, não precisa ser no sábado e no domingo. A única diferença, e o maior ponto positivo do final de semana, é que amigos e familiares que costumam estar ocupados acabam ficando livres. Assim, fica mais fácil arranjar algo pra fazer junto com essas pessoas que a gente gosta. Porém, pelo menos no meu círculo social, mesmo no final de semana é cada vez mais difícil encontrar quem a gente gosta - as pessoas não trabalham, mas têm outras tantas mil ocupações e compromissos. Então no fim das contas não faz tanta diferença assim.

Não é querer forçar uma opinião contrária à da maioria só pra parecer diferentão. Não é querer me gabar por ser freelancer - até porque existem vários pontos negativos em relação a um trabalho normal. Porém, de fato a minha situação profissional é diferente da maioria - e a situação profissional é a grande causadora do ódio coletivo à segunda-feira.

Para a minha esposa é ainda mais diferente: ela normalmente recebe a maior carga de trabalho pra fazer justamente no final de semana. Se odiasse o que faz, seria uma pessoa que comemora a segunda e chora na chegada da sexta-feira, enquanto todo mundo comemora e solta foguete. Já pensou?

Então pode parecer estranho, mas eu gosto da segunda. É o começo de uma nova semana, cheia de possibilidades, com tudo funcionando a todo vapor.

Segunda-feira não é ruim


Como melhorar a sua segunda-feira

Generalizando bastante, as pessoas não gostam da segunda ou porque precisam trabalhar, ou porque precisam estudar.

No nosso ultrapassado sistema de ensino as aulas têm horários e dias fixos - dificilmente seu colégio ou faculdade vai te proporcionar alguma flexibilidade. Então se você estuda o caso é um pouco mais complicado. Ainda que você possa pegar matérias da faculdade só a partir de terça, isso não resolveria o problema, já que você apenas transferiria seu ódio da segunda para a terça. Tem duas coisas que você pode fazer, mas antes deixa eu falar de trabalho.

Se você trabalha, há outros caminhos. O clichê é afirmar que você pode trocar de trabalho e encontrar um que goste, assim passando a ansiar pela segunda-feira, não a odiá-la. Isso é verdade, mas ainda que seja possível muitas vezes essa mudança é difícil. Qual a alternativa?

Se suas funções permitirem, um caminho pode ser negociar com seu empregador um dia da semana para trabalhar de casa (e escolher a segunda). Assim você começa a segunda-feira trabalhando, mas sem precisar encarar o estresse do escritório. Isso é mais fácil do que parece! Na verdade, já até coloquei aqui no blog um guia passo-a-passo de como negociar com a sua empresa para trabalhar alguns dias de casa. Também contei aqui com detalhes como eu consegui abandonar o escritório e trabalhar de forma 100% remota no meu último emprego fixo. Trabalhando de casa muitos dos problemas que tornam a segunda-feira odiosa somem - você não pega trânsito, por exemplo.

Aliás, gostei tanto de trabalhar de casa que mesmo depois de pedir demissão, me tornei freelancer e continuo a trabalhar aqui da minha morada.

Se fazer qualquer mudança em termos profissionais ou nos seus estudos está fora de cogitação, você ainda tem duas cartas na manga para melhorar sua segunda-feira.

A primeira é marcar pra segunda alguma coisa que você goste muito. Você pode marcar uma pelada com os amigos para toda segunda, fazer aulas de algo que ame ou até tornar um ritual sair com os colegas de trabalho para tomar uma cerveja neste dia. Assegurando um elemento bem positivo logo no seu começo de semana, você terá ao menos um motivo para olhar a segunda-feira com outros olhos.

Se nada disso funcionar, a solução é mudar a sua mentalidade. Pensa numa pilha de louças sujas na sua casa. Você precisa lavar a louça toda? Sim. Você quer lavar a louça? Não. Mas também não tem nada mais que você possa fazer. A louça não vai se lavar sozinha, tampouco vai sair andando. Portanto, seu mau humor em relação à louça suja só vai piorar as coisas para você. Você estará consumindo um sentimento negativo que não vai levar a absolutamente nada. Então gire a chave. Passe a encarar a louça suja como uma oportunidade de pensar um pouco na vida enquanto lava, ou pelo menos de deixar a sua casa mais limpa e organizada. Ou coloque uma playlist que você goste e ouça suas músicas enquanto lava. Sem alterar o fato de que a louça precisa ser lavada - e de que você precisa trabalhar/estudar na segunda - é possível tornar o fato mais agradável. Basta mudar a forma de encarar as coisas. Isso faz bem, vai por mim.

Segunda-feira não é ruim
Imagem adaptada de destressmonday.org

Os dias são feitos por nós. Se algum deles é uma desgraça, em geral a culpa é nossa. Se nossas segundas-feiras são sempre um fardo, se passamos os 5 dias da semana torcendo pela sexta à noite, é por decisões e escolhas que fizemos que nos levaram até essa situação.

Portanto, a segunda-feira não é ruim, a gente que faz ela ser.

A boa notícia é que mudar muitas vezes só depende de você.




Claro que se um dia eu voltar a ter um emprego que seja um saco, naturalmente vou começar a botar a culpa na pobre da segunda-feira, sendo que o problema é o meu trabalho. Gostar ou não da segunda é algo circunstancial, mas espero que a mensagem do post tenha ficado clara.

O comentário de quem lê é como se fosse o salário de um blogueiro. Comenta aí embaixo, concorda que segunda-feira não é ruim? O que você vai fazer pra tornar a sua segunda-feira um dia mais agradável?


2 comentários:

  1. "mesmo no final de semana é cada vez mais difícil encontrar quem a gente gosta - as pessoas não trabalham, mas tem outras tantas mil ocupações e compromissos."
    Eu não poderia começar o comentário sem citar essa parte, porque é tanta ocupação. E vou te contar uma coisa: comecei a compartilhar com o mundo esse ódio da segunda-feira depois que comecei a tentar fazer mil e uma coisas nos finais de semana. Eu queria enfiar nesses dois dias todos os compromissos que não davam certo no meio da semana e acabava me estressando porque chegava na segunda e eu não tinha descansado nada.
    A minha solução foi aceitar que eu não consigo atender a todos os compromissos e começar a me desligar um pouco mais das coisas no fim de semana, agora aguento um pouco mais as segundas hahaha.
    Gostei das suas dicas, principalmente a de marcar alguma coisa que você goste na segunda, é realmente legal.
    E cara, parabéns, é quase impossível ler um texto teu e não aumentar o amor pelo doisbits kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letíciaaa, que delícia ler teu comentário! Muito obrigado! =D

      Achei curioso teu caso, geralmente a galera faz o contrário e se priva de qualquer obrigação no fim de semana. Creio que solucionasse bem a situação, assumindo que é impossível abraçar o mundo todo de uma vez só. Obrigado por comentar por aqui :))))

      Excluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.