Como se comunicar melhor em 30 dias

9 comments

Era para ser só um vídeo, mas achei por bem acrescentar algumas coisas sobre o assunto, então esse post vai ter uma parte em texto também! ;)


Veja o vídeo primeiro




Como se comunicar melhor em 30 dias

A comunicação verbal é absolutamente essencial nas nossas vidas. Com ela refinadinha, conseguimos expressar melhor nossas ideias, botar para fora os nossos sentimentos e fica até mais fácil conhecer gente nova ou fazer apresentações na faculdade e no trabalho.

Expressar-se melhor é viver melhor. Quando nossa comunicação é falha, seja por falta de jeito ou por outros impedimentos, como vergonha e introversão, fica difícil aproveitar o máximo potencial de cada relação que temos com outras pessoas. Talvez você nunca consiga convencer ninguém dos seus pontos de vista porque não consegue expô-los com clareza. Talvez brigue com a sua mãe porque não sabe explicar os seus motivos sem perder o controle. Talvez seu relacionamento esteja minguando porque seu parceiro(a) não sabe exatamente o que você espera da relação.

Além de todas essas vantagens em melhorar a própria comunicação verbal, fui motivado pelo YouTube.

Comecei a fazer vídeos para o YouTube e percebi que melhorar meu desempenho em frente à câmera seria essencial para poder fazer um trabalho mais bacana. Motivado por isso, resolvi abraçar um desafio que vi na internet - e até agora tem dado muito certo.


Desafio de 30 dias

Se você quer escrever melhor, o jeito é se forçar a escrever sempre. Botar a mão na massa e escrever foi o que de fato me ajudou a escrever melhor.

Se você quer se comunicar melhor verbalmente, o jeito é se forçar a falar mais. Mas não falar de qualquer jeito. Não conversando com um amigo ou na frente do espelho. Mas fazendo diferente...



... FAZENDO VLOGS!

É isso. Não tem mistério. Vlogs diários durante 30 dias!

CALMA! Não quero que você poste nada no YouTube ou que prepare roteiros super complicados para gravar. Nada disso.

Mas gravar você mesmo falando com a câmera tem 2 benefícios principais:


1. Você pode se ver na tela

Enquanto você fala, não tem noção exata de como está se expressando. Geralmente seu cérebro está ocupado pensando na próxima palavra, na próxima frase. Você não consegue se ver. Gravando um vídeo a coisa muda. Você pode, com foco total no vídeo e na sua própria performance, analisar o quão bem se comunicou. Pode ver se suas frases são um amontoado de ideias picadas ou se fazem sentido linearmente. Se você fala muito "ããnn", se faz muitas pausas, se comete erros gramaticais ou de pronúncia com frequência. Você pode ver se seus gestos, expressões faciais e olhares estão contribuindo de alguma forma para passar a mensagem ou se sua cara é inexpressiva. Julgar a si mesmo, assistindo um vídeo próprio, é a melhor forma de analisar o quanto você precisa melhorar e em quais pontos específicos.


2. Comparar progresso

Gravando vídeos, sua possível melhora na comunicação deixa de ser abstrata. Ao final dos 30 dias, você não vai se basear no achismo para falar "acho que melhorei". Não. Você vai ter prova material concreta do quanto você melhorou. Vai poder, por exemplo, assistir o 1º e o 30º vídeo e ver claramente o seu progresso.


Como começar

Como os vídeos resultantes nunca serão assistidos por ninguém a não ser você mesmo, o resultado final não é importante. O importante é o processo, são os momentos em que você está olhando para a lente da câmera e se gravando. É ali, naqueles momentos, que a mágica acontece e você aprende como se comunicar melhor. Os momentos em que você está falando com a câmera são a prática de verdade.


1. Qualquer câmera serve

Por isso, a qualidade de vídeo e áudio podem ser de regular pra baixo que não tem problema. Pode usar a câmera do seu celular ou aquela sua point-and-shoot velhona, qualquer uma serve. Desde que grave e você consiga ver/ouvir o vídeo depois, tá valendo.


2. Qualquer assunto serve

O resultado final não é importante, portanto o que você fala não importa. Basta ligar a câmera e falar o que você quiser: algo que fez no dia, ideias que teve, como você está se sentindo e por aí vai. Sério, só liga a câmera e sai falando. A única coisa importante é não esquecer que você pretende melhorar a comunicação, então fazer tudo bagunçado e não se esforçar não vale! Tem que tentar, a cada dia, ser mais claro e se comunicar de forma mais solta/natural.


3. Quanto tempo quiser

Comecei gravando uns vídeos de 10 minutos. Hoje, faço uns 2 ou 3 minutos por dia. Pra mim tem sido o suficiente pra contar à minha amiga câmera o que fiz nas últimas 24 horas e um ou outro pensamento que andei tendo. Entretanto, se você estiver com formiga na língua e quiser falar bastante, fale! Quanto mais tagarela você for na frente da câmera, mais você estará praticando.


4. 30/60/90 dias

O desafio original é de manter os vlogs durante 90 dias. Como achei que em 30 dias já tinha tido um resultado massa, resolvi fazer esse post/vídeo. Pretendo continuar até chegar aos 90 dias, mas o tempo de duração vai de acordo com você. Pense em 30/60/90 como marcos, datas para você parar e assistir os vídeos com o intuito de saber se melhorou ou não. Esqueça o número de dias e pare quando estiver contente com o seu próprio resultado.


Funciona?!

Eu acho que funciona MUITO.

Se você acompanha o canal desde o primeiro vídeo talvez já tenha percebido o quanto eu melhorei. Se não percebeu, tudo bem, mas acredite em mim: tá bem mais fácil para mim gravar vídeos (e com menos cortes e edições).

Encorajo muito você a abraçar esse desafio para melhorar a sua comunicação. Ajuda muito a melhorar a expressão verbal, em várias áreas da vida.


Próximos passos

Além de aprender a como me comunicar melhor, fazer esse vídeo me mostrou diversas outras falhas que preciso atacar. Entender de iluminação e áudio, planejar melhor os vídeos e principalmente estudar edição já foram pra minha lista de coisas pra fazer. Sempre temos coisas para melhorar, mas o primeiro passo é reconhecer a própria dificuldade e correr atrás de aprender.

Topa o desafio?










Se achou o vídeo ou o texto interessante, deixa seu comentário aí! Vai me ajudar muito a saber se devo trazer mais conteúdo desse tipo ou não. E se você topar o desafio dos vlogs, aí você tem a obrigação de falar alguma coisa nos comentários, caso contrário sua próxima torrada cairá com a margarina pra baixo! :D


9 comentários:

  1. Gostei bastante da ideia. Eu sou muito nervoso em situações muito simples. Até porque, eu estou me vendo numa situação onde eu não sou nem um adolescente nem um adulto, então nessa fase de "transição", o nervosismo acaba atrapalhando para caceta. Eu me sinto mal de ir na padaria e comprar pão, ou de ir no centro comprar um acessório para meu computador. Como eu, até hoje, sempre estive cercado de amigos na escola ou fora dela, isso não atrapalhou muito porque era meia dúzia de muleque igual a mim, mas agora que terminei o colégio e me vejo meio "sozinho" nos meus objetivos pessoais, a comunicação vai me ajudar muito. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, acho que fazer essa prática por 30 dias - ou mais - vai cair como uma luva no seu caso. Não só ajuda a gente a articular melhor as ideias e se expressar melhor, mas também desenvolve a nossa confiança para falar. Se você abraçar o desafio, depois lembra de vir trocar uma ideia, dizer se funcionou ou não. Eu é que agradeço pelo seu apoio!

      Excluir
  2. pow.. eu gostei da ideia. Eu acho que vou fazer, com outra ideia por trás também, em rever meus argumentos sobre os assuntos que eu vou falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa que você gostou. De fato acho que pode servir como um exercício para melhorar a argumentação. Pelo menos na minha cabeça tenho conseguido organizar melhor meus pensamentos enquanto estou falando. Se fizer o desafio depois vem aqui me dizer se funcionou? Seria muito bacana! Valeu pelo comentário!

      Excluir
  3. Ótimo post, também vou aderir a esse desafio e ver como me saio
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Igor! Depois me dá um toque dizendo se ajudou ou não! ;)

      Excluir
  4. Esse vídeo me ajudou mt,tenho bastante dificuldade em me expressar.. vou fazer esse teste e me dar ao máximo e me esforçar para melhorar minha comunicação, meu jeito de me expressar perante as pessoas ao meu redor.. eu sempre fui mt fechada, e quero mudar isso, confiando mais em mim e passando isso pras pessoas em me abrir mais, e até mesmo agr q estou fzndo faculdade isso é essencial pra mim agr,melhorar minha comunicação e passar mais confiança naquilo que falo.. Obrigado, um abraço e sorte no seu canal ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônima! Faz esse teste sim! Vale muito a pena. Obrigado pelo teu comentário e apoio! Abraço!

      Excluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.