O que o fracasso de Messi ensina sobre a vida

4 comments

Ele seria o primeiro. Um líder é assim, vai na frente, dá exemplo e inspira os colegas.

Mesmo se você não gosta de futebol, deve saber que cobrança de pênaltis é difícil. Por isso o papel do líder como primeiro batedor é importante. Após um bom jogo, mas em que não conseguiu dar a vitória ao seu time, foi ele quem se apresentou para a primeira cobrança.


O mundo estava vendo Messi. Era a terceira final seguida da Argentina em 3 anos e a responsabilidade de uma derrota ou a glória de uma vitória cairia sobre ele. Se ganhassem, seria herói, seria o melhor do mundo. Se perdessem, seria mais um fracasso, um jogador que "rende só pelo seu clube, não pela seleção".

Ele sabia da pressão. Sabia que a sua seleção havia morrido na praia nos últimos anos. Sabia que a Argentina não ganhava um título há mais de 2 décadas e que esse jejum poderia acabar ali, naquela cobrança de pênaltis. O mundo assistia Messi e cobrava dele. Tudo que ele mais queria era encher os argentinos de orgulho, trazer um troféu pras praças de Buenos Aires e acrescentar um título na sua galeria, o primeiro com a seleção do seu país.

O rosto de Messi é meio sem expressão, nunca dá pra saber se ele está confiante ou morrendo de medo, concentrado ou desligado. E com esse rosto ele foi pra bola, sob o olhar de milhões de pessoas do mundo todo.


Seu pé esquerdo, normalmente tão preciso, falhou. E a bola foi parar na arquibancada.


Depois dele, outros companheiros teriam como reverter aquele pênalti perdido, mas ele parecia desolado. Caminhava de cabeça baixa pelo campo enquanto todos os outros jogadores argentinos se abraçavam, tensos, assistindo cada cobrança. Parecia não acreditar no que estava acontecendo, mas ainda restava esperança. Entre suas caminhadas, incrédulo, Messi voltava e abraçava seus companheiros, torcendo para que o destino mudasse a direção de algumas cobranças e colocasse o título nas suas mãos, capitão e líder da Argentina.

Era tudo o que poderia fazer, torcer. Mas torcer não foi o suficiente.

A Argentina perdeu e o mundo de Messi desabou. Ele, o principal jogador do planeta e da sua seleção, havia falhado num momento crucial. E a equipe que lidera tinha perdido um título pela terceira vez em 3 anos. Olhando o rosto de Messi, dava pra sentir as toneladas nas costas dele. A tensão e a frustração eram quase sólidas, era quase possível vê-las em cima de sua cabeça.

Quando o último pênalti foi batido, alguns argentinos desabaram no gramado. Outros caminhavam desolados, chorando e com a mão no rosto. Outros se consolavam, mas apenas um não estava no gramado. Messi.

Ele estava sentado no banco de reservas, olhando pro além. Sabia que havia falhado e decepcionado milhões de pessoas. Seus olhos não enxergavam, pois olhava para a frente e não via nada, só lembrava do momento em que seu pé isolou a cobrança de pênalti mais importante dos últimos tempos. Seus olhos olhavam pra dentro e a sua mente enxergava o próprio fracasso.


Messi tem centenas de milhares de dólares, talvez até mais de um bilhão, quem sabe?
Messi é rico e pode ter o que quiser na vida.
Messi tem dois filhos e uma relação estável de mais de uma década.
Messi já foi eleito 5 vezes o melhor do mundo, é considerado por alguns como o melhor jogador de futebol de todos os tempos e nada disso importava, porque ele havia perdido aquele pênalti.

Messi tem tudo, mas naquele momento, sentado no banco de reservas, ele não tinha nada.

O que Messi viveu representa a vida que vivemos.

Sem comparar os tamanhos dos feitos ou dos fracassos, claro. Mas pequenos momentos de glória apagam tudo de mal que há. Quando você passa numa matéria que esperava rodar, quando passa no vestibular, quando consegue o emprego que queria, quando aquela pessoa especial aceita seu convite pra sair. Nessas horas, tudo que existe é o momento, nada mais. Só há a sua alegria, o mundo é colorido.

Quando você tira 2 numa prova que esperava tirar 10, quando é demitido por ter feito merd* no trabalho, quando perde alguém especial. Nessas horas, tudo que existe é o momento, nada mais. Só há a sua tristeza, o mundo é escuridão.

Talvez quando ficar velho, Messi olhe a sua conta bancária, a sua família saudável, a sua imensa sala de troféus e mesmo assim ainda pense no pênalti que perdeu.

Messi nos mostrou que independente de quem seja, no fim até quem tem tudo pode não ter nada. E quem não tem nada pode ter tudo.

Ao menos por um instante.


4 comentários:

  1. Adorei a reflexão ... Descobri que mesmo tendo conquistado coisas que queria ... E aceitado algumas das frustrações da vida, minha felicidade em geral permanece constante ..
    É tentar ao máximo dia após dia ter um dia agradável e estar em paz com nossa consciência.

    ResponderExcluir
  2. Cara... aquele momento que o mundo está depositando toda a expectativa em você é de muita pressão! Bravos são os seres humanos que têm que passar por isso, como o Messi. Amei o texto, disse tudo em poucas linhas, intercalando com as imagens e animações, perfect!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigado pelo elogio Darley! Fico feliz que curtiu, significa muito! ;)

      Excluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.