Neste post apresentarei meus custos viajando pela Argentina por 1 mês e 3 semanas.
O post original explica com detalhes todos os gastos do meu 1º mês viajando pela Argentina. Este post aqui, por outro lado, omitirá os detalhes do 1º mês, mas dará detalhes das 3 semanas seguintes que passei na Argentina. A intenção é responder quanto custa viajar para a Argentina.ATENÇÃO! Este post é uma atualização de outro, que detalha quanto custa viajar para a Argentina por apenas 31 dias. Leia aqui.
Acho importante essa atualização porque faltam na internet relatos de viagem mais detalhados, com preços esmiuçados. Minha motivação é sempre de mostrar que dá sim pra sair por aí, explorar o mundo e viver confortavelmente sem gastar absurdos. Quer ver?
Então sem mais delongas, vamos para os custos!
Quanto custa viajar para a Argentina?
Veja abaixo todos os meus gastos, com detalhamentos e preços reais (maio, junho e julho de 2016). Para organizar melhor, fiz a divisão em em hospedagem, alimentação, transporte, bebidas e entretenimento.
O câmbio utilizado para todas as conversões aqui será o que eu paguei em Florianópolis antes de viajar: 1 real para 3,84 pesos argentinos.
Hospedagem
Por apresentar preços mais baratos que hotéis, mas uma privacidade maior que a encontrada em hostels ou estadias pelo CouchSurfing, geralmente procuro me hospedar usando o AirBnb. É uma plataforma onde as pessoas abrem suas moradias inteiras, ou apenas um dormitório, para alugar. Ficando na casa de outras pessoas, você geralmente possui alguns "luxos", como a quase exclusividade sobre Wi-Fi e cozinha - e a cozinha é a sua maior aliada na hora de economizar dinheiro viajando.
As 3 semanas restantes da viagem começaram com 4 noites de estadia em Córdoba, a um custo de 69 reais por noite.
Se você se cadastrar no AirBnb por esse meu link aqui, nós dois ganhamos uns 70 reais em crédito no site quando você fizer sua primeira reserva. Se tiver pensando em ir viajar, vale a pena :)
As últimas 2 semanas na Argentina foram passadas na linda cidade de Mendoza. Lá, encontramos uma acomodação bacana onde ficamos por 2 semanas. A primeira semana com preço cheio. A segunda, depois de estabelecer uma relação de confiança com o dono, saiu com desconto. O preço médio foi de 67,5 reais por noite.
Resumo para 1 mês e 3 semanas:
- Quarto em Buenos Aires: 46 x 7 noites + 52 x 7 noites = 686 reais
- Apartamento em Buenos Aires: 74 x 11 noites = 814 reais
- Couchsurfing em Rosário: 0 x 3 noites = sem custo.
- Apartamento em Córdoba: 69 x 7 noites = 483 reais
- Casa em Mendoza: 67,5 x 14 noites = 944 reais
Custo total em hospedagem para 1 mês e 3 semanas: 1463,5 reais (2.927 no total, mas divido o custo com a minha digníssima esposa - viajar acompanhado sempre é vantajoso financeiramente).
Minha hospedagem em Mendoza ficava perto de umas ruas lindonas assim |
Alimentação
Nas últimas 3 semanas da viagem, mantive os hábitos do 1º mês e cozinhei muito em casa. Pela falta de opções veganas em Mendoza e Córdoba, acabei comendo pouquíssimo na rua. Meus gastos comprando comida para fazer em casa, somando supermercado e feiras, foram de 762 pesos (198,5 reais). Nas idas a restaurantes, gastei 250 pesos (65 reais).
Resumo para 1 mês e 3 semanas:
- Supermercado + feira: 438 reais
- Restaurantes: 242 reais
Custos detalhados do 1º mês aqui.
Quem vê as fotos lindas não vê quantos sanduíches frios a gente leva pra comer no caminho :D |
Transporte
Em Córdoba e Mendoza, fiz quase tudo a pé e gastei muito pouco em transporte na cidade, o equivalente a 147 pesos (38 reais). O maior gasto, já incluso nesse valor, foi de 75 pesos alugando uma bicicleta!
Já a viagem de uma cidade para a outra saiu meio salgado: 620 pesos (161,5 reais).
Resumo para 1 mês e 3 semanas:
- Ônibus municipal, metrô, trem e bicicleta: 108 reais
- Trem Buenos Aires-Rosário: 52 reais
- Ônibus Rosário-Córdoba: 107 reais
- Ônibus Córdoba-Mendoza: 161,5 reais
Meu custo total de transporte por 1 mês e 3 semanas na Argentina foi de 428,5 reais.
Simpático trenzinho que peguei de Mendoza para Maipú, cidade vizinha |
Bebidas
Beber na Argentina é muito barato. É possível achar vinhos decentes na casa de uns 7 ou 8 reais, mesmo preço do litrão da cerveja. Como bebo pouco, gastei apenas 56 pesos (14,5 reais) com álcool.
Resumo para 1 mês e 3 semanas:
- 6 garrafas de vinho: 120 pesos (31 reais)
- Barzinho: 90 pesos (24 reais)
- 2 garrafas de cerveja: 56 pesos (14,5 reais)
Meu custo total bebendo por 1 mês na Argentina foi de 69,5 reais.
Se tiver interesse em bebidas, Mendoza é a cidade do vinho malbec! Visitei uma fábrica bem tradicional lá e mostrei tudo neste vídeo:
Entretenimento
Meu único gasto com entretenimento pago nestas 3 semanas restantes na Argentina foi um tour chamado "Alta Montaña", que passa pela Cordilheira dos Andes. Custou 450 pesos (117 reais) e passou por alguns dos lugares mais lindos que já visitei. Inclusive, fiz um vídeo mostrando esses lugares, confira abaixo.
Resumo para 1 mês e 3 semanas:
- Aula de tango: 90 pesos (24 reais)
- Tour pelo Estádio Monumental de Núñez: 150 pesos (39 reais)
- Gorjetas naqueles 'Free' Walking Tours: 2x, 50 pesos cada (26 reais ao todo)
- Cinema de filmes locais: 8 pesos (acredite, 2 reais)
- Bandinha no metrô: 5 pesos (~1 real)
- Tour "Alta Montaña": 450 pesos (117 reais)
Meu custo total me entretendo por 1 mês na Argentina foi de 186 reais.
Resumo: custo total para 1 mês e 3 semanas
Hospedagem: 1.463,5
Alimentação: 680
Transporte: 428,5
Bebida: 69,5
Entretenimento: 186
Outros: 27
Total: R$ 2.854,50
Dividindo este valor pelos 52 dias de viagem pela Argentina, temos um custo diário de 55 reais. Agora faça bem as suas próprias contas. Quanto você gasta para viver aí, no conforto da sua casa?
Se você paga as suas próprias contas e vive de aluguel, as chances são grandes de você se deparar com uma conclusão de cair o queixo: viajar pela Argentina pode ser mais barato que morar na sua cidade.
Comparando com o meu custo de vida em Florianópolis, antes de viajar, os valores praticamente se igualam. A diferença é que aqui estou conhecendo lugares incríveis, aprendendo espanhol e aproveitando a vida de forma mais intensa.
A criança da foto sou eu. A última montanha, lá trás, é o imponente Aconcágua. |
O quanto custa viajar para a Argentina pode sim caber no seu bolso. Para outros países o custo pode ser ainda mais baixo. Então me diz, o que te impede de viajar?
Bom conteúdo
ResponderExcluirMe dá vontade de viajar
Valeu Lucas! Planeja bem certinho e se joga! Qualquer dúvida tô à disposição pra ajudar!
ExcluirOlá bom dia, de onde partiu esse passeio para a montanha?
ResponderExcluirOlá, o passeio sai de Mendoza, na Argentina, vai quase até a fronteira com o Chile e volta. ;)
ExcluirCara adorei os vídeos e tudo que você mostrou dessa tua viagem. Agora me sinto ainda mais motivada para viajar pra Argentina.Programei minha viagem para junho de 2017m estou ansiosa pra caramba. Valeu as dicas😉
ResponderExcluirOi Lel@! Fico feliz que se motivou vendo os vídeos. A Argentina é muito legal e espero que sua viagem seja muito boa. Se eu puder ajudar com alguma coisa é só falar. Obrigado por comentar aqui 😁
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir