Por onde andei

Leave a Comment

Me inspiro em relatos de viagens dos outros.

Como recebi um feedback bem positivo no post "Como tirei minha bunda do sofá e comecei a viajar", resolvi fazer uma compilação de algumas coisas bacanas que encontrei nas minhas viagens mundo a fora. Não que eu tenha viajado tanto assim, mas acho que viajei o suficiente para compartilhar minhas experiências e tentar acender a vontade de conhecer o mundo no coração de alguém.

Durante as últimas semanas comentei no twitter sobre fazer um post mais visual, mostrando o que encontrei pelo caminho. É jogo rápido. Pouco texto e muitas fotos. Por onde andei:


China

1.
Bem no começo da minha jornada de 2 anos na China, não falava nada de chinês e encontrei esse tiozão da direita numa praça. Ele estava desenhando caracteres chineses com uma espécie de pincel gigante improvisado que usava água como tinta. Efêmero. A escrita, geralmente tão duradoura, sumia em segundos. Numa interação rápida peguei o pincel e me arrisquei a desenhar alguma coisa. Um primeiro contato com o Mandarim escrito. Claro que não saiu grande coisa, mas foi uma experiência marcante.

Escrevendo caracteres chineses


2.
Cena normal na entrada de restaurantes na China. Quer comer uma enguia, uma tartaruga? Elas ficam vivas e à sua escolha na entrada dos estabelecimentos. É só chamar o garçom e dizer “quero aquela ali”. Choque cultural tremendo.

Chineses comem tartarugas e enguias


3.
No supermercado não é diferente. Na peixaria, suas opções estão todas vivas e nadando.

Peixes vivos em supermercado chinês


4.
Aliás, na China não faltam coisas estranhas para comer. Estrela-do-mar? Sim, senhores. Nunca comi, mas tem quem compre. Dizem que fica bom na sopa.

Se come Estrela-do-mar na China


5.
O snack preferido dos chineses: pézinhos de galinha para comer no intervalo do trampo ou quando bate aquela fominha de tarde. Quando estava lá nunca provei, mas trouxe um para mostrar para meus amigos brasileiros. Levei numa festa só pra brincar mesmo, mostrar como curiosidade. No final das contas todo mundo estava compartilhando essa gostosura e com um pedacinho na boca. Sim, é horrível.



6.
Se tem coisa ruim, também tem muita coisa boa meus amigos! Dumplings são uns bolinhos parecidos com pastéis, recheados e cozidos na água. Uma delícia, de verdade. Eu e a patroa comíamos direto. Fizemos até os nossos próprios, olha aí:



7.
Outra delícia é essa parada aí que nunca vou saber o nome. Ovo misturado com um caldo misterioso, cozidos no vapor, bem fininho, com alface e shoyu. Olhando de longe parece um pouco estranho, mas  na época eu gostei pra caramba!



8.
Estrangeiros são cada vez mais presentes na China e o país tenta se adaptar. O problema é que o inglês deles é muito precário. E assim surgiu o famoso “chinglês”, uma espécie de inglês bem mal dizido que rola por lá. Essa foto foi tirada no McDonalds, onde “até o alarme é frito”.



9.
Nosso primeiro almoço na China. Cházinhos nessas mini xícaras que você toma em um gole só são comuns em todos os lugares e consumidos em qualquer hora do dia.



10.
Galera rezando para essas figuras em um templo budista. Povo chinês não é muito religioso não, mas o budismo é três vezes mais popular que o cristianismo.



11.
HAHAHA Só na China mesmo! Dezenas de chapéus do “Ronaldiño” à procura de um sem noção pra comprá-los.



12.
Natureza nos lembrando quem é que manda. Olha o tamanho da tia ali comparado com a árvore.



13.
Passeio de canoa de bambu. Algumas quedas davam um feeling de rafting na parada.



14.
Exemplo da fama que a China tem no mundo. Ferrero Rocher por 100 yuans do lado esquerdo, imitação barata por 30 do lado direito. Adivinha só qual eu comprei? E não, não era bom como o original.



15.
Várias tartaruguinhas vivas vendidas em potinhos de plástico. Geralmente as crianças compram, balançam, jogam pra cima e o pobre bixinho morre em menos de 1 dia. Triste.



16.
Ar cafona, mas linda ao vivo. Guangzhou Tower, a segunda maior torre do mundo.





ESTADOS UNIDOS

17.
Estrada fazendo curvas por entre as montanhas de pedra no caminho para Las Vegas.



18.
Vista da Torre Eiffel fake lá de Las Vegas. Tudo grande na avenida principal, desertão depois dela.



19.
Neve caindo gentilmente em Park City.



20.
Ápice do inverno em Park City. Experimenta andar sem uma bota caprichada aí pra você ver.



21.
Montanhas ao fundo dão o tom da cidade onde morei por lá.




EUROPA

22.
Famosa London Eye. Bonitona à noite, mas acabei não pagando pra subir, muito caro.



23.
Então, tá ligado que sou viciadão em futebol, né? Chegando em Praga a primeira coisa que fizemos foi ir ao estádio assistir República Tcheca x EUA. A foto tá um lixo, mas o goleirão ali é o mito Petr Cech.



24.
Emirates Stadium, em Londres, casa do Arsenal.



25.
Tour no estádio do Ajax, em Amsterdam. Lindão! Iluminação artificial ali deixando a grama como um tapete.



26.
Estádio Olímpico de Berlim, que recebeu a final da Champions League na temporada 2014/15. Quando fui, assisti o Hertha Berlin perder.



27.
Estátua criativa num bueiro em Bratislava, na Eslováquia.



28.
Mosteiro em Istanbul. Definitivamente não é meu tipo de turismo, mas foi legal entrar lá. Oração, pinturas e luzes dão o tom.



29.
Mercado turco em Istanbul. Só de variedades de azeitonas vai umas 10. Curto muito visitar mercados típicos assim. O cara vê comidas e produtos que nunca tinha imaginado antes, além de ser uma boa representação do que o povo local come.




FILIPINAS

30.
El Nido, nas Filipinas. Paraíso na terra. Sério. Passei 18 dias lá e voltei para a China como um cara novo. Sem stress, relaxado, motivado, feliz da vida.



31.
Snake Island, em El Nido. Fio de terra “fecha” o mar e liga uma ilha à outra.




Praia, neve, monumentos históricos, curiosidades, comida. Tentei mostrar um pouco de cada coisa que vi por aí. A ideia desse post é compartilhar um pouquinho do que se encontra nas outras partes do mundo e ajudar você a se motivar e ir viajar. Se gostou das fotos, recomendo que você leia o post onde contei a história de como comecei a viajar.

Dependendo da reação do pessoal, posso manter esse post fixo no blog, atualizando sempre que tiver fotos legais de novos lugares para mostrar.

Se curtiu o post comenta aí ou fala comigo lá no twitter! ;)


0 comentários:

Postar um comentário

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.