Viagem no tempo: o que você diria para você mesmo de 5 anos atrás?

10 comments

Interestelar Viagem no Tempo
Interestelar e De Volta para o Futuro são foda, mas tem filmes mais desconhecidos sobre viagem no tempo

Recentemente assisti, quase em seguida, dois filmes sobre viagem no tempo que eu nunca tinha ouvido falar.

O primeiro é Die Tür (The Door ou A Porta). É uma produção alemã com o ator que faz o Hannibal na série. Tentando não spoilar muito, o cara perde a filha e depois de 5 anos descobre um túnel que o leva há exatamente 5 anos no passado. Logo que "chega", já tem que tomar umas decisões fodas, inclusive no encontro que tem consigo mesmo.

Die Tür - The Door - A Porta - Viagem no Tempo
Die Tür: chegar em casa e dar de cara com você mesmo parado na cozinha. Tranquilaço!

O outro é Predestination (O Predestinado). Esse filme é foda. Recomendei pra caralho no twitter e um brother descreveu como "mind blown". Tá certo, o cara fica quase sem saber o que pensar quando acaba.

Sem spoilar muito: o cara é um agente que viaja no tempo pra tentar resolver crimes. Mas, velho. Não. Na real não tem como falar desse filme sem spoilar. Vou dar um SPOILER GIGANTESCO AGORA, leia sob sua própria conta e risco. O filme é excelente, então se você planeja ver um dia, recomendo que pule o próximo parágrafo.

O cara volta no tempo para convencer ele mesmo a voltar no tempo, para transar com ele mesmo, dar a vida à um bebê que é ele mesmo só pra, no fim de tudo, ir pro futuro e matar ele mesmo. Poisé.

O Predestinado - Predestination - Viagem no Tempo
O Predestinado: vai ser um dos filmes de viagem no tempo mais loucos que você já viu.
Não planejo discutir nesse post as mecânicas de uma viagem no tempo, suas possíveis contradições, paradoxos e tal. Como falei, o assunto é complexo e não sou nenhum especialista pra ficar falando sobre. A minha pergunta, motivada pelos filmes que citei, é uma só:

Se você voltasse 5 anos no tempo, o que você diria para você mesmo?

Muita gente pensaria direto em como ganhar dinheiro. "Diria os números da mega sena". Mas você sabe os números da última mega sena de cabeça? Se a sua viagem fosse marcada com antecedência, beleza, você ia pesquisar e tal. Mas e se você voltasse agora, manja? Sem preparação. Ou encontrasse uma parada que te levasse pro passado na hora, tipo no filme Die Tür. Aí complicava, né? Mas existem várias alternativas à mega sena.

A primeira que vem na minha cabeça é o bitcoin. Imagina só, malandro, investir toda a sua grana em bitcoins 5 anos atrás. Você poderia ter comprado mil dólares em bitcoins em 2010, por exemplo, pagando 6 centavos em cada um. Ia comprar 16.666 dessas belezuras e poderia vender cada um a 980 dólares 3 anos depois. Transformar 1.000 doletas em 16 milhões e 300 mil. Nada mal (e tem gente que não precisou de viagem no tempo pra fazer isso).

Valor Bitcoin 2010 2013
Bitcoin em 2010. Melhor investimento pra um viajante no tempo?

Dava pra apostar em outras coisas também. Criar um canal de jogos no YouTube, por exemplo. Não que seria fácil fazer grana dessa forma, mas dos primeiros que começaram, em 2010, muitos tão aí vivendo de games até hoje.

Eu, como viciado em futebol, acho que conseguiria ganhar uma bela grana lembrando os resultados de partidas e campeonatos. Mas mesmo você que não curte futebol poderia ganhar uma grana. Era só voltar, dizer pro seu eu mais novo ir num site de apostas online e, confiante, meter toda a sua grana num sonoro SETE A UM em Brasil x Alemanha de 2014.

Tá, mas dinheiro não traz felicidade. Facilita sua vida e tal, mas como defendo sempre no twitter, a riqueza dificilmente vai te fazer uma pessoa muito feliz se a sua cabeça não ajudar. Digamos que você resolveu a parte financeira. Agora falando mais sério, o que diria para si mesmo? Que conselhos daria?

Costumo dizer pra patroa que 6 meses é tempo suficiente pra sua vida virar do avesso. Mudar de trabalho, trocar de relacionamento, viajar. Coisas loucas acontecem em 6 meses. Agora imagina 5 anos. Olhando pra trás, vejo o eu de 5 anos atrás como um crianção imaturo e perdido na vida. Voltando, eu teria que bater um papo reto com o maluco. Talvez chamar pra um boteco - afinal ele gostava de beber mais do que eu - e mandar umas reais. "Começa a viajar agora", recomendaria pro moleque.

Diria pra ele que 1 faculdade é mais do que suficiente e 2 é exagero. Diria pra perder menos tempo com as matérias inúteis da graduação e adquirir habilidades que podem ser usadas na vida real. Curso de idioma, programação ou Photoshop ao invés de aula de "Formação Profissional I". E II, III e IV (matérias inúteis que tive na faculdade). Diria pra começar alguma coisa, qualquer coisa. Um projeto pessoal, um blog. Falaria pra ser mais confiante frente às paradas loucas da vida. Assistir menos TV e ler mais. Questionar as coisas. Parar de viver a vida no modo automático e pensar criticamente sobre ela.

Acho que o papo renderia. Mas ao mesmo tempo não iria dar nenhuma bronca no guri. Considero que é normal tomar tempo pra evoluir como pessoa. Você de 5 anos atrás e você hoje podem ser muito diferentes, mas são 2 pontos de uma mesma linha de evolução que traçamos durante a vida. Talvez o eu de 2020 vá pensar que o eu de hoje, ou que esse texto que estou escrevendo aqui, era uma merda. Vai saber.

Looper - Viagem no Tempo
Cena do filme Looper. Pensando bem, provavelmente você sempre vai achar que você mais novo era um cuzão.

Fui no Reddit catar uns depoimentos da galera sobre o assunto. A pergunta é:

O que diria pra você mesmo se voltasse 5 anos no tempo agora?


1] "Para de comer Big Mac e tira essa bunda gorda do sofá."
- Boa! Saúde é importante demais, brother. Se você come Big Mac e afins de vez em quando, tá tranquilo. Mas se você come com frequência, deveria repensar o quanto isso pode te custar lá na frente. E tirar a bunda gorda do sofá é sempre bom. Começar a fazer as coisas, começar a viajar. Tempo no sofá é tempo perdido.

2] "Sua vida não vai ser do jeito que você queria, mas tá tranquilo."
- Essa é muito forte. Às vezes esperamos muito da vida. Grandes realizações e conquistas, mas as coisas não saem como queríamos. "Mas tá tranquilo", gostei dessa parte. Apesar de ser importante correr atrás dos seus sonhos, ter planos e projetos, o mais importante é aproveitar o caminho. Do jeito que você queria que fosse ou não, aproveitar a sua curta estadia aqui na Terra. Vou até completar o pensamento com outra frase que peguei lá no Reddit: "Successo não é o único caminho. Você também pode se divertir. Entre num clube, aprenda a tocar um instrumento ou faça parte de um time de algum esporte. A vida é mais do que trabalho, estudo e conhecimento. Você vai se arrepender se demorar pra perceber isso." No ponto.

3] "Seja você mesmo e não dê a mínima para o que os outros pensam."
- Essa é mais fácil falar do que fazer, concordo. Mas, pra mim, esse é um dos caminhos pro cara ser feliz. Viver do jeito que os outros querem ou esperam é uma merda. Se você não se soltar e viver do jeito que VOCÊ quer, vai gastar sua vida à toa. Falei um pouco sobre isso no post "O que você esconde?".

Morgan Freeman não dá a mínima
"Sr. Morgan, o que acha do que os outros pensam de você?"

4] "Não se mude pra morar com ela", "Não faça um filho nela", "Aquela garota que você quer como mulher? Esquece!", "Termine com ela agora mesmo!", "Não termine com ela!"
- Fiquei de cara com a quantidade de gente que tocou no tema relacionamento. E o arrependimento é principalmente por parte dos homens. É difícil falar algo nesse caso, cada relacionamento é um relacionamento. Mas pensa bem no seu parceiro(a) e no como vocês estão juntos, pois um relacionamento é parte importantíssima da vida de qualquer um.

5] "As coisas melhoram. A depressão eventualmente vai embora."
- Pra galera que convive com isso, é bom saber.

A questão da viagem no tempo é interessante pra você pensar: tá se arrependendo de alguma coisa enquanto fica mais velho? 

Heisenberg Walter White Breaking Bad
O que Heisenberg diria para o professor de química Walter White?

Não tem nenhum problema em se arrepender de alguma coisa. Cometer erros na vida é normal, todos nós cometemos. A vida não sair do jeito que planejávamos também é normal. O problema é cometer grandes burrices por estar com uma venda na frente dos olhos. Não perceber que a vida é curta. Que devemos aproveitá-la hoje e não ficar esperando por um grande amanhã. Não ser quem você é, não buscar ser o mais feliz que puder.

Se você não atentar pra essas coisas, daqui 5, 10 ou 30 anos vai querer voltar no tempo e dizer pra você mesmo fazer tudo diferente.


Blog 2 Bits - Dois Bits


Como sempre, tento puxar um tema que leve à reflexões e pensamentos que nos façam crescer como pessoa. Se você puder dar uma feedback sobre o texto, se gostou ou não e tal, eu ficaria muito grato!

Ah! E responde nos comentários ou fala comigo lá no twitter: o que você diria para você mesmo de 5 anos atrás?


10 comentários:

  1. Os textos que você publica são sempre instigantes!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, vou te dizer o que aconteceu comigo. Alguns dias atrás, no trabalho, eu vi um tweet falando alguma coisa sobre viagem no tempo e o que você diria a si mesmo, salvei o link pra ver em casa, pois no trabalho, blogspot é uma dentre as várias restrições de acesso. Demorei um bom tempo pra abrir o link, quando vi, eu percebi que haviam indicações de filmes, e como estou passando por um momento chave da minha vida, daqueles em que vc decide se conclui a graduação, recomeça a vida nova num lugar completamente novo, ou dá um fim em tudo. (mas deixa essa última pra lá.) Decidi procurar o Die Tür antes de ler o texto pra ver se a minha opinião batia com a sua. E olha, que filmão hein? É o tipo de filme que te faz repensar de fato se você repetiria alguma das suas ações do passado. E mais além, sempre me pego dizendo, "Ah queria eu ter meus 18 anos com a cabeça que tenho agora". Será mesmo? Até que ponto eu mudaria certos fatos. Impossível dizer.

    Eu tenho muito a dizer pro meu eu de 2010. A principal delas, seria: -Faça o que você realmente quer, não vá pelas sugestões alheias, nem sempre elas serão as melhores para você.

    Comecei a seguir o blog pois sempre encontro alguma coisa aqui que me faz repensar sob uma nova perspectiva. Gosto disso. Nem tudo é tão branco ou tão preto.

    Com licença, pois vou assistir agora o Predestination.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara! Ver que tem gente não só lendo, como aceitando as sugestões de filmes e ainda tirando algum proveito do post, não tem preço. Seu comentário fez o meu dia. Muito obrigado!

      Excluir
  3. Mano, que texto foda! Eu, como um historiador, sou apaixonado por essas questões do tempo, e seu texto chama a atenção pra algumas coisas muito bacanas, ao incentivar a imaginação a viajar no tempo, que é a capacidade humana de atribuir sentido aos fatos dos nosso fluxos temporais. A vida enrola, desenrola, embola, e a gente vai construindo o "eu" a partir dessas ressignificações de passado. E o bacana desse exercício de viagem no tempo é que ele nos faz elaborar questões que afetarão nosso futuro, nosso horizonte de expectativa, como diz um historiador famoso. Que beleza ler um texto assim!

    ResponderExcluir
  4. Mano teu blog é muito bom cara, parabéns, não para por favor. 😎😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ando meio sem ideias, mas parar eu não paro! Muito obrigado, Vinícius! 👍👍

      Excluir
  5. Eu diria, compre o maximo de Bitcoins que puder e venda quando chegarem a 70mil pila! As demais coisas eu resolveria após isso... ;-)

    ResponderExcluir
  6. OLÁ!!! Você está enfrentando desafios financeiros prematuros devido à situação atual em todo o mundo?

    Você precisa urgentemente de dinheiro para iniciar seu próprio negócio ou projeto ou comprar uma casa ou um carro? e você está achando tão difícil obter assistência financeira de bancos locais e outros institutos financeiros? Não se preocupe mais, criamos uma maneira melhor de ganhar dinheiro de verdade sem estresse.

    Você sabia que existe um cartão chamado "Cartão ATM em branco"? Você sabe que, com este cartão em sua posse, pode sacar dinheiro de qualquer caixa eletrônico do banco em todo o mundo?

    Veja como este cartão funciona;
    O cartão é um cartão cantonado chamado cartão ATM em branco. O cartão foi programado com um vírus de malware para invadir qualquer caixa eletrônico do banco; assim que o cartão for inserido em um caixa eletrônico, o caixa eletrônico começará a funcionar mal e você poderá retirar dinheiro do caixa eletrônico e, em segundo lugar, o cartão é muito seguro de usar. Isso não é incrível?

    Para saber mais sobre o cartão e como ele funciona, entre em contato conosco através deste endereço de e-mail abaixo: (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou escreva para mim diretamente no WhatsApp / Telegram: +17727746806

    A vida é toda sobre correr riscos, o sucesso não ocorre ocioso, o sucesso surge quando você dá esse passo ousado, aconselhando quem estiver lendo este post a aproveitar esta oportunidade e enriquecer.

    Nota: Somos diretos, confiáveis ​​e confiáveis. Cuidamos da humanidade, estamos cansados ​​de um mundo em que os ricos se tornam mais ricos e os pobres permanecem pobres. Use esta oportunidade agora para ficar rico e permanecer rico. Este cartão é muito acessível.
    Contacte-me via: E-mail: (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou WhatsApp / Telegram: +17727746806

    Prestamos outro tipo de serviços de hackers

    ResponderExcluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.