Como ter um relacionamento duradouro

1 comment

Conheço gente que antes dos 25 já trocou de namorada diversas vezes. Talvez você também conheça, talvez você seja uma dessas pessoas. Mas tá tudo bem, isso não é incomum.

O fato é que nós seres humanos somos muito complexos e conviver de forma íntima com outra pessoa pode ser um desafio gigantesco.

Recentemente eu completei 6 anos de relacionamento com a menina que conheci na faculdade e que hoje é minha esposa. Nosso relacionamento é muito bom. Raramente brigamos, somos sinceros um com o outro e nos aproveitamos como se ainda estivéssemos paquerando na facul. Algumas pessoas chegam pra gente de vez em quando e comentam que parecemos um casal muito feliz. E somos. Não é querer me gabar, longe disso, mas creio que por ter sido muito bem sucedido no amor, tenho algumas dicas de relacionamento muito úteis para passar para frente.

Este artigo está disponível em vídeo! Para assistir, clique no player abaixo! ;)


Como ter um relacionamento duradouro?

Como quase tudo na vida, não há resposta exata. Cada caso é um caso. Mas quem se pergunta como ter um relacionamento duradouro está procurando dicas, inspirações pra melhorar seu relacionamento atual ou futuro. Então vou escrever, no maior estilo guru do amor, 8 dicas para um relacionamento de 6 anos.

"8? Mas no vídeo são só 6!"

Pra convencer você a ler, adicionei mais 2 dicas aqui no texto! :D

Sem mais delongas, vamos começar.

1. Seja transparente

Certa vez um conhecido meu disse que tinha feito uma coisa que a namorada dele não gostou. Ela ficou p da vida e fez ele refletir no que tinha feito. Ele refletiu, percebeu que estava errado, se arrependeu e.... não pediu desculpas!

Não tem nada que mina mais um relacionamento do que pequenos atritos, pequenos rancores. Quando seu parceiro faz algo que você não gosta, você deve ser sincero e falar exatamente do que não gostou e porquê. Na base da conversa, vocês dois vão se entendendo melhor. Um vai aprendendo o que o outro gosta, o que o outro não suporta, como prefere que as coisas sejam feitas.

E se você for sincero e transparente, o exemplo está na mesa: sua pessoa amada vai se sentir incentivada a fazer o mesmo e ser sincera com você. É uma relação ganha-ganha. Por mais que a verdade possa ser dura às vezes, guardar mágoas dentro de você é muito pior.

Como ter um relacionamento duradouro - Transparência
Foto da sua relação amorosa. Fonte.

Sabe esses castelinhos de madeira como o da foto acima? Então, cada problema mal resolvido no seu relacionamento é uma peça retirada do castelo. O castelo vai se mantendo de pé? Vai. Mas uma hora vai cair. Mágoas se acumulam e uma hora alguém explode.

Por isso, não guarde nada. Seja transparente. Fale quando algo está te incomodando e pergunte se você notar que fez algo de errado para a outra pessoa. "Fiz alguma coisa que você não gostou?", "Você está chateada?". Tire todas os bloqueios entre você e sua parceira, deixe um canal de comunicação completamente aberto. Esse canal formará uma base sólida para o casal.

Quer saber como ter um relacionamento duradouro? Começar com transparência, sinceridade e honestidade é o melhor caminho, pode confiar!


2. Tenha tesão!

Qual a diferença entre uma amizade muito íntima e um namoro? No namoro, as peles se tocam.

Se você não tiver tesão pela sua parceira, não tiver uma vontade de ter ela, seu relacionamento corre o risco de virar nada mais do que uma boa amizade.

Para que se configure um relacionamento, você tem que ter gana da outra pessoa. Nem sempre essa gana é física. Muita gente se atrai por inteligência e coragem, por coisas que a pessoa faz, fala ou pensa, etc. Seja físico ou não, é importante se sentir atraído. Não basta só querer ficar perto, conversar e dividir momentos, tem que ter aquele algo a mais. Caso contrário, serão só bons amigos.


3. Façam coisas juntos

"Mas é óbvio", você pode estar pensando. Mas eu falo de outra coisa. Ir além de sair pra jantar, pra ir no cinema, de um ir na casa do outro.

Quando eu tinha apenas 6 meses de namoro, fui pros Estados Unidos fazer aqueles intercâmbios de trabalho. Minha ida com vários amigos estava garantida, quando a patroa resolveu ir comigo de última hora. Morando não só juntos, mas passando dificuldades no exterior numa casa cheia de outras pessoas, nos colocou numa situação delicada. Nosso namoro era muito novo, muito imaturo, e tivemos problemas.

Naquele período, fomos forçados a nos conhecer muito melhor. Cansados de trabalhar e passar perrengue, cheios de inseguranças e problemas, passamos a conviver juntos todos os dias... e começamos a brigar. Foi um período turbulento, que acabou com uma conversinha na escada. A situação estava meio tensa. Sentamos, lavamos toda a roupa suja olhando um no olho do outro e aquela conversa, naquela pequena escada da nossa casa nos EUA, ajuda a gente até hoje. Desde aquele incidente, nosso relacionamento tem estado próximo da perfeição.

Fazer coisas diferentes, que coloquem o casal em situações diferentes e testem a relação, é importante pra saber se a conexão aguenta baques, se nas horas mais delicadas as coisas funcionam ou não. No meu caso uma viagem funcionou, mas há outras opções: fazer algum tipo de curso/aulas juntos, compartilhar um projeto pessoal ou profissional, se juntar pra fazer trabalhos da faculdade... o importante é compartilhar diferentes tipos de experiências, testando se o relacionamento tem força para ir além da pipoca com filme do final de semana.

Como ter um relacionamento duradouro - Viagem
Botas, skis, tênis e pranchas da casa onde vivíamos eu, a patroa e mais 6

4. Tenham interesses em comum

"Os opostos se atraem", dizem. Mas isso é uma questão mais psicológica. Se uma pessoa é mais quieta e a outra mais faladeira, por exemplo, pode funcionar. Mas é difícil que os opostos se atraiam quando não há nenhum interesse mútuo entre eles.

Se você gosta de samba e ela de rock, se você gosta de sair e ela de ficar em casa, se você gosta de filosofar e ela só pensa em números, as coisas se complicam. Fica difícil trocar ideias, jogar papo fora ou fazer atividades em comum se nada entre vocês bate.

Eu e a patroa adoramos cozinhar e viajar, por exemplo. Estamos sempre falando sobre isso e, claro, cozinhando e viajando. Isso nos une, sempre temos assuntos novos pra discutir e casos pra contar. Já fizemos parceria em incontáveis almoços/jantares caseiros e em várias viagens. Apesar de termos diversas diferenças de personalidade e de gostos - ela não gosta de videogames nem de futebol, por exemplo :( - ter coisas que nos unem é essencial e ajuda a fortalecer o relacionamento.

Como ter um relacionamento duradouro - Viagem
Eu e ela em Yangshuo, na China

5. Respeitar o espaço um do outro

Quando falei pro meu pai que ia casar, ele respondeu: "meus pêsames". Claro que foi num tom de brincadeira, mas muitos brasileiros tem essa noção de que casamento é uma merd*.

O casamento não é ruim em si. O que muita gente tem dificuldade de lidar é com o repentino contato contínuo com a outra pessoa. Vocês se amam, se veem sempre e fazem muitas coisas juntos, beleza. Mas ir morar junto, por exemplo, é outra coisa. Do nada você se vê sempre na presença daquela pessoa, nos bons e maus momentos, de manhã, a tarde e à noite, cansado ou disposto. Às vezes cansa. Essa é a coisa mais natural do mundo. Todo mundo precisa do seu espaço.

Assim como você precisa do seu, é importante reconhecer e respeitar o espaço do outro. Se sua parceira quer fazer algo sozinha algum dia, que faça. Se ela não quer conversar em algum momento, deixa ela refletir. Se ela não quer que você se meta em algum assunto, fica sossegado. É natural precisar de espaço para si mesmo e o melhor que você faz é respeitar o espaço do outro, para ter o seu espaço próprio respeitado.

Mesmo que você morra de ciúmes, não adianta tentar controlar a vida do outro. Mesmo que você esteja completa e perdidamente apaixonado, não adianta grudar pra nunca mais soltar. Isso sufoca. Se não no começo, depois. E ninguém gosta de ser sufocado. Então às vezes é bom dar um espaço, afinal, um casal nada mais é do que a junção amorosa de dois indivíduos, que como pessoas são entes separados e, portanto, tem suas próprias vidas, seus próprios espaços. Uma excelente forma de como manter um relacionamento duradouro é entender que vocês se relacionam, mas não são um só.


6. Confiança

Vejo casais controlando a vida um do outro. Stalkeando o próprio parceiro na internet, lendo mensagens no Whatsapp do celular alheio, não "deixando" que a fulana vá em tal lugar.

Não há nada mais tóxico em uma relação do que se sentir preso, se sentir cerceado por aquela pessoa que deveria te apoiar e te amar. Amor não é propriedade, ninguém é dono de ninguém. Muito mais fácil do que tentar microgerenciar a vida alheia é ter confiança no outro.

Se a minha esposa quer sair pra balada com as amigas, quem sou eu pra falar alguma coisa? Ela que vá. Confio nela. Não confio nos outros manés que sempre tem em qualquer balada, mas tenho a confiança desenvolvida de que ela vai se cuidar, que vai ficar ligada.

Confiança se ganha com o tempo e com muita conversa franca, muita transparência. Se depois de tentar muito você não conseguir confiar no outro, ou você tem problemas de confiança ou a outra pessoa realmente não é confiável, cabe a você julgar. Mas tentar desenvolver a confiança de forma consciente é fundamental.


7. Não deixe a chama morrer

O cara solta um peido na frente da mulher, que não gosta. O cara ri e acha engraçado. Ela, ao invés de conversar, não aguenta mais a situação e xinga o cara de porco, de nojento.

A relação desses dois está tão estável que o rapaz, por estar a muito tempo com a sua parceira, acha que pode tratá-la como um amigo de boteco. A menina já não tem mais paciência. Assim, o que era um amor lindo e saudável, virou uma convivência permeada por momentos desagradáveis.

Não é porque namoro há 6 anos que vou relaxar. Não, nunca vou peidar na frente da patroa, nem arrotar, nem deixar de tomar banho ou me arrumar porque "casamento é assim". Não vou deixar de dizer que a amo quando sinto vontade, não vou deixar de fazer mimos e pequenas surpresas de vez em quando. Não vou deixar a chama da paixão morrer. Não quero me transformar em alguém acomodado com a relação. Quero ser alguém que conquiste minha parceira novamente a cada novo dia. Pode parecer clichê, mas quem será uma namorada mais feliz: aquela que ouve seus arrotos ou a que às vezes é lembrada do porquê se apaixonou por você?


8. Bom senso

Por último, tenha bom senso. Procure não incomodar a pessoa. Não incomodar significa ser uma pessoa razoável, não fazer barulho fora de hora, tomar banho e escovar os dentes com frequência, não ser arrogante, não ser chato nem fazer birra. Ter bom senso num relacionamento é ter empatia com o outro, se colocar na situação da parceira e se perguntar: "algo que estou fazendo está incomodando?". Assim como você não gosta de gente fedida, de mal hálito, de gente ouvindo música alta no busão e de drama de adolescente, sua parceira também não gosta. Então poupe-a disso. Não precisa pensar muito, é só usar e abusar do velho bom senso.

Como ter um relacionamento duradouro
Nenhuma das 8 dicas vai adiantar se você não gostar de verdade da outra pessoa

É isso! Espero que possa ter ajudado você e a sua querida, ou seu querido, a como ter uma relação duradoura e feliz, juntinhos! :)

Se você gostou do post, compartilhe com sua parceira, seu parceiro ou com aquela pessoa que nunca consegue se relacionar por mais de 1 mês.

Ah, e se tiver outras dicas de como ter um relacionamento duradouro, não esquece de deixar nos comentários. Mutíssimo obrigado! ;)


Um comentário:

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.