A coisa mais valiosa do mundo

2 comments
A coisa mais valiosa do mundo
Imagem: Unsplash.

Um amigo reclamava da falta de tempo. A rotina dele era trabalho, academia, Facebook, cama. Os dias passavam rápido. Quando via, já era fim de semana e ele não tinha se planejado pra fazer nada. A semana passava voando.

Essa é a realidade de muitos nós. O trabalho como atividade principal, a que toma mais tempo. Me senti triste quando esse amigo disse, meio espantado, que "o mês já tá acabando". Como passou rápido!

A coisa mais valiosa do mundo
Imagem: Unsplash.

Mas por que o tempo passa rápido?

O tempo passa rápido quando olhamos para trás e não conseguimos diferenciar um dia do outro. Todos os dias parecem iguais. O passado é um borrão em que não há muita diferenciação do que aconteceu. E por isso o tempo passado, na nossa cabeça, diminui. Parece que foi rápido. E muito disso acontece pelos tipos de rotinas em que estamos inseridos, incluindo o trabalho.

Se você parar para pensar na última vez que viajou, provavelmente sabe dizer aonde foi, que lugares visitou. Provavelmente lembra de ao menos uma mão cheia de momentos incríveis, certo? Mas se você tentar lembrar dos últimos 30 dias na sua empresa, talvez fique mais difícil. Pode parecer que o tempo passou muito rápido - talvez você já esteja há anos fazendo a mesma coisa.

O problema é que trabalhar demais e se sujeitar a rotinas monótonas que você não gosta em troca de dinheiro pode sair muito caro. Caro porque o trabalho nada mais é do que a troca do seu tempo e habilidade/conhecimento por uma remuneração financeira. Não é questão de sair por aí se demitindo sem pensar em como pagar as contas, precisamos da grana para sobreviver. Mas o dinheiro, quando gasto, pode ser recuperado. O tempo da sua vida, não.


A coisa mais valiosa do mundo

O tempo que você tem aqui respirando na Terra é a coisa mais valiosa do mundo, pois não há nenhum jeito de recuperar. Nem todo o dinheiro do universo pode fazer você poder voltar atrás para viver a vida que não viveu. Lá na frente, a maioria das pessoas se arrepende do que deixou de fazer, das oportunidades que não agarrou ou criou. Essas mesmas pessoas lembram de momentos que passaram com pessoas que gostam, lugares incríveis que viram, coisas fantásticas que conseguiram. É isso o que mais importa, coisas que você só pode fazer agora, porque seus 26 ou 32 ou 18 anos não voltam nunca mais.

A coisa mais valiosa do mundo
Lembro de coisas incríveis que fiz. Do 1 ano e meio em que fiquei praticamente só trabalhando, nem tanto.

Emprego formal no escritório é a coisa mais normal e justamente por isso talvez não seja o caminho a ser seguido. Há várias outras formas de ganhar dinheiro hoje em dia, algumas delas propiciando que você possa viver mais fora das 4 paredes geladas da empresa e mais na praia, na neve, praticando esportes ou com amigos e família. Não quero ser hipócrita e dizer que é fácil - eu mesmo em determinado momento achei que seria mais benéfico para mim voltar para um trabalho em escritório, e voltei. A ideia é que você abra seus horizontes, procure na internet e veja que a vida não é só um leque de opções que colocam na sua frente. Há outros caminhos a serem explorados.

Seguir a manada nem sempre é a melhor opção. Numa empresa em geral você está comprometendo 1/3 do seu dia, ou mais da metade do seu tempo acordado, para gerar lucros para alguém que talvez nem saiba da sua existência. Será que vale a pena?

Talvez o melhor caminho seja buscar um novo caminho.

O tempo é a coisa mais valiosa que um ser humano pode gastar. Então o que pode valer mais a pena do que se planejar e buscar outras alternativas para que você possa aproveitar melhor esse seu tempo?

Ser o motorista da própria vida pode ficar mais fácil se você arranjar um jeito de se virar por conta própria, sem depender de ninguém e sem trabalhar mais em prol de outros do que pra você mesmo.

O dia, a semana, o mês. Boom, passou. Assim, rapidão.

Só temos que tomar cuidado pra não deixar a vida passar.


Acho que é legal fazer uma diferenciação. Às vezes a semana parece que passa devagar, principalmente quando você não aguenta mais fazer o que você faz. Digamos que seu trabalho seja entediante, então os dias pra você parece que não passam nunca, certo? Entretanto, quando chega no final de semana e você olha pra trás, aí parece que a semana foi só um vulto, que passou rapidão. Isso porque os dias foram todos parecidos, não aconteceu nada marcante. A semana inteira foi uma coisa só, um bloco de tempo. Isso me bateu muito forte principalmente no último 1 ano e meio que fiquei no Brasil, onde apesar de curtir a vida eu não fiz nada lá muito memorável. Quando olhei pra trás fiquei puto comigo mesmo: queria ter passado no máximo uns 2 meses no país antes de fazer algo que amo, viajar de novo, mas acabei ficando 18 meses. Enxergo esse período hoje quase como tempo jogado fora.

Então como dizem os manézinhos de Floripa: me diz pra mim! Sua semana passa voando? Se eu te disser que já estamos quase na metade de 2017, você pensa que já fez uma porrada de coisas legais no ano ou fica espantado que tá passando rápido? Você concorda que o tempo é a coisa mais valiosa do mundo?

2 comentários:

  1. Ah cara, a vida passa rápido mesmo. Principalmente quando tu faz uma análise mais geral. Como você disse no fim do texto, durante a semana tudo passa lentamente.

    Eu não gosto muito de analisar a minha vida com a "sensação de tempo", porque pra mim é justamente o contrário. Eu quero que os anos passem rápidos, porque eu me sinto mais feliz quando é assim. Pelo menos para mim, essa sensação de velocidade da rotina e do dia a dia representa a felicidade e, quando nada acontece, tudo fica mais do mesmo, representa a tristeza. Quando eu estou feliz, tudo flui e vai mais rápido. Faz sentido?

    E sim, o tempo é bastante valioso, realmente, mas depende também. Não adianta você ter o máximo de tempo disponível para si mesmo se tu não sabe o que ou como gastar esse tempo. O jeito que eu gosto de fazer para gerenciar o tempo é: definir como eu quero que meu dia seja. Eu quero socializar, eu quero aprender e eu quero me divertir. Pronto, eu encontro esse equilíbrio na agenda e tento cumprir no próximo dia. No fim, se eu sempre manter um equilíbrio, tudo vai correr bem.

    Eu acho que quem tem essa sensação de que o tempo está passando rápido de mais não tem controle sobre a própria vida e sobre como gasta o seu tempo e por isso fica com essa sensação desagradável. Talvez 15 minutos de meditação e 15 minutos no fim de semana para você organizar seus compromissos semanais e etc já tirem essa sensação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo o que dizes em relação ao tempo passar rápido quando estamos felizes. Acho que eu deveria ter explorado mais no texto a diferença fundamental do tempo quando estamos vivendo e quando olhamos para trás. Quando estamos entediados e odiando a vida, os dias demoram a passar, mas meses depois olhamos para trás e parece que tudo foi um dia só, tudo igual. O ano passou rápido. Parece que o tempo voou. Quando estamos felizes e fazendo coisas que são significativas pra gente, os dias passam rápido mas quando olhamos para trás conseguimos lembrar de muitos momentos positivos, parece que nosso tempo foi muito bem aproveitado, que já fizemos tanta coisa no ano que passou, pra dar um exemplo.

      Ter um monte de tempo e não saber o que fazer com ele sem dúvida também é um problema (acho que é por isso que o nosso povo assiste tanta TV). O que tentei abordar foi a situação contrária, de quem chega em casa cansado todos os dias e não consegue fazer lá muita coisa durante a semana além de ir para o trabalho, trabalhar, voltar do trabalho e dormir (ou variações dessa rotina).

      E você me lembrou que devo meditar mais. Uma época tava bem empolgado mas andei parando com a prática. Valeu por passar por aqui cara!

      Excluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.