Guia dos principais pontos turísticos: Buenos Aires

3 comments

Passei quase um mês em Buenos Aires e não tenho dúvidas: a capital da Argentina é uma cidade impressionante e tem muito a oferecer. Mesmo quem gosta de atrações menos turísticas vai querer conhecer os principais pontos turísticos de Buenos Aires quando chegar na cidade.

Alguns são tão famosos que você já viu e ouviu falar mesmo sem visitar BA - alguém falou em Obelisco? Então começando por ele mesmo, vamos a uma lista rápida dos principais pontos turísticos de Buenos Aires, com fotos!


Obelisco

O Obelisco foi um monumento construído em 1936 em homenagem aos 400 anos da primeira fundação de Buenos Aires. Apesar de ser uma obra grandiosa, sua construção demorou apenas 60 dias.

Logo que foi construído, o Obelisco virou um local popular para reuniões e protestos. Sob a justificativa de segurança pública e estética da cidade, o Conselho Deliberativo da cidade sancionou a demolição do Obelisco em 1939, apenas 3 anos após a sua inauguração. O então prefeito da cidade, Arturo Goyeneche, vetou a demolição, que acabou não indo pra frente - vamos combinar, foi uma decisão sábia.


Hoje o Obelisco é ponto de referência e símbolo máximo da cidade. Quando estive ali, tinha até uma pequena fila para tirar selfie na frente desse "BA" gigante - sinal dos tempos modernos.

Curiosidades
  • É possível entrar no Obelisco e subir seus 206 degraus de escada até o topo do monumento, mas para desespero dos turistas como eu e você, este acesso é apenas para fins de manutenção.
  • O Obelisco possui 67,5 metros de altura e uma base quadrada de quase 7 metros de largura.
  • Em ocasiões especiais, já foi decorado como árvore de natal, coberto com as bandeiras de Argentina e Alemanha e até, veja só, revestido por uma camisinha gigante em comemoração ao Dia Mundial de Combate à AIDS.

Pontos Turísticos Buenos Aires Obelisco
Imponente, Obelisco pode ser visto de vários pontos da cidade

Localização

O Obelisco fica na Plaza de la República, sobre a Avenida 9 de Julio. Estando no centro, é fácil encontrá-lo apenas olhando para o horizonte, mas caso o monumento esteja escondido atrás de prédios, as estações de metrô Lavalle, Tribunales e 9 de Julio te deixam bem pertinho dele.




Avenida 9 de Julio

Indo para o Obelisco ou não, caminhando por Buenos Aires você certamente passará pela Avenida 9 de Julio. Antes de ir lá, eu não achava que visitar uma avenida seria uma boa ideia, mas ela tem algo especial. De forma não oficial, a 9 de Julio é a avenida mais larga do mundo, chegando a 140 metros de largura e mais de 14 pistas em alguns pontos.

Vista aérea da Avenida 9 de Julio. Foto por Ricardo La Piettra.

A avenida ganhou seu nome em homenagem ao dia oficial da independência argentina, 9 de julho de 1816. Devido a sua largura, às vezes é preciso parar no sinal de pedestres 1 ou 2 vezes para conseguir atravessá-la inteira a pé. Minha dica: libere seu espírito aventureiro e atravesse ela inteira correndo ;)


Localização

A Avenida 9 de Julio corta todo o centro da cidade, ficando na metade do caminho entre as famosas Plaza de Mayo e Plaza del Congreso.



Congreso

Um edifício imponente, com praça própria, daqueles que você olha e fica se perguntando o que é. O Congreso é um ponto turístico de Buenos Aires devido à sua linda arquitetura, importância política e localização privilegiada na cidade.

Pontos Turísticos Buenos Aires Congreso

A charmosa entrada principal só é utilizada uma vez por ano, quando o presidente em exercício visita a casa. Em dias comuns, deputados e senadores entram por portas laterais. Estas portas ficam localizadas em avenidas muito movimentadas da cidade, tornando comum o fato de você estar caminhando e ver um congressista adentrando a casa - sem querer promover a violência, fica mais fácil tacar um ovo podre num congressista corrupto! :D


Curiosidades
  • O Congreso data do início dos anos 1900.
  • Logo no começo de sua construção, o orçamento alocado para a obra inteira já havia sido consumido. O fato gerou revolta e foi motivo de piadas, com o Congreso recebendo o carinhoso apelido de Palacio de Oro, em uma alusão à quantidade de dinheiro gasta na sua construção. (Mais ou menos como a reforma do Maracanã pra Copa de 2014...)

Localização

O Congreso fica em frente à Avenida Entre Ríos e a grande Plaza del Congreso. As avenidas Rivadavia e Hipólito Yrigoyen são laterais ao Congreso e descendo por elas é possível chegar facilmente em outros pontos turísticos de Buenos Aires, como a Avenida 9 de Julio, o Obelisco, a Casa Rosada e a Plaza de Mayo.

Pontos Turísticos Buenos Aires Congreso


Plaza de Mayo

A Plaza de Mayo é o local onde ocorrem os principais eventos, comemorações e protestos na Argentina. Quase todos os maiores marcos do país aconteceram ali. Seu nome, inclusive, é homenagem à Revolução de Mayo, que ocorreu em 1810 e culminou na independência da Argentina.



A Plaza de Mayo já foi alvo de bombardeios, atentados, e servia como local de fuzilamento público de inimigos políticos da ditadura militar. É bem louco parar ali por um momento e pensar em quanta coisa aquele chão já não viu, em quanto suor e sangue já não passaram por ali.


Localização

A Plaza de Mayo fica entre as avenidas Rivadavia e Hipólito Yrigoyen, as mesmas que circundam o Congreso. As estações de metrô Catedral, Perú e Bolívar todas te deixam a passos da praça, enquanto a estação Plaza de Mayo te deixa bem no meio.

Pontos Turísticos Buenos Aires Plaza de Mayo Localização

A praça fica bem em frente ao Cabildo de um lado (espécie de antiga prefeitura) e da Casa Rosada de outro.


Casa Rosada

A Casa Rosada é equivalente ao Palácio do Planalto no Brasil e à Casa Branca nos Estados Unidos. É a sede do poder executivo, o local de trabalho do presidente da nação.

Era uma fortaleza antiga construída no século 16, mas durante o tempo foi bombardeada, reformada e parcialmente demolida diversas vezes. Hoje mantém apenas alguns elementos da construção original.


Há diversas versões que buscam explicar o porquê da casa ser rosa. A mais aceita é que antigamente gordura de vaca era usada para fixar e selar melhor a pintura do local. Como a gordura vinha um pouco misturada com sangue do animal, a tinta, que era para ser branca, acabava ficando um pouco suja, como em um tom rosa claro. Assim, a cor rosa acabou sendo aceita e passou-se a pintar a casa diretamente com tinta rosa, como é feito até hoje.

É possível fazer uma visita guiada gratuita por dentro da Casa Rodada, mas eu não recomendo. Ela foi longa e focada em coisas como "esse piso veio da Itália no século tal", "essa madeira é mogno de não sei da onde, talhada em estilo tal". Faltaram elementos históricos na visita, mas se você tiver curiosidade e tempo livre para passar lá, basta marcar um horário online aqui.

Curiosidades
  • Quando o presidente está na casa, uma segunda bandeira da Argentina é içada no mastro principal.
  • A residência oficial do presidente fica a mais de uma hora de distância da Casa Rosada, por isso, o chefe do executivo vai e volta sempre de helicóptero.

Localização

A Casa Rosada fica localizada junto à Plaza de Mayo, em meio às avenidas Rivadavia e Hipólito Yrigoyen.

Pontos Turísticos Buenos Aires Casa Rosada



Puerto Madero

Disparado um dos lugares mais lindos da cidade para se passear (o meu favorito), Puerto Madero é um bairro colado no centro e um dos mais ricos da cidade.

O bairro acolhe o porto de Buenos Aires, cuja obra terminada em 1898 demorou 12 anos para ser completada. Hoje em dia o local é marcado pela Puente de la Mujer, uma ponte em homenagem às mulheres construída em 2001.

É lindo a qualquer hora, mas recomendo visitar Puerto Madero no fim de tarde

Ponte da Mulher sob o luar argentino

Curiosidades
  • O desenho da Puente de la Mujer representa os traços de um casal dançando tango.
  • A ponte possui 170 metros de extensão e sua parte central rotaciona em 90º para a passagem de barcos e navios.

Localização

O bairro de Puerto Madero é toda essa área vermelha, atrás da Casa Rosada. Estando ali pelo centro, não há dificuldades em se chegar ao porto caminhando.



Vale ressaltar que todos esses 6 principais pontos turísticos de Buenos Aires que citei acima podem ser acessados a pé. Eu recomendo muito que você comece pelo Congreso e vá descendo, passando por Obelisco, Av. 9 de Julio, Plaza de Mayo, Casa Rosada e terminando em Puerto Madero. Em uma tarde é possível visitar tudo!


Outros pontos turísticos de Buenos Aires

Outros lugares que gostei muito de conhecer na cidade foram o Estádio Monumental de Núñez, do River Plate, o maior da Argentina, e os entornos da La Bombonera, tradicional estádio do Boca Juniors.

Clique aqui para ver minha visita guiada ao estádio Monumental de Núñez.
Também vale a pena percorrer o lindo bairro de Palermo, e conhecer o charmoso bairro da Recoleta. Aliás, tanto a Recoleta quanto o centro da cidade podem ser conhecidos através dos famosos tours gratuitos a pé. Eu fiz ambos através da empresa Buenos Aires Free Walks e tive experiências excelentes e repletas de informações relevantes.

Omiti deste artigo o El Caminito, muito conhecido na cidade, por ter achado que se trata de um lugar totalmente falso e armado para turistas, com pouquíssimos elementos restantes remetendo à cultura do local e muita venda de produtos falsificados, chaveirinhos, lembrancinhas, etc. Eu sinceramente não recomendo a visita, por vezes me senti dentro de um grande camelô.

Depois de conhecer os lugares principais, a recomendação é sempre que você busque se mesclar aos locais e fazer coisas que eles também fazem. Em especial, recomendo a ida à uma milonga tradicional (casa de tango) chamada La Catedral del Tango (ou La Catedral Club). É um lugar bastante alternativo e muito frequentado por argentinos. O local fica aberto para aulas de tango e depois vira uma grande pista de dança, numa espécie de balada de tango com preços bem acessíveis - consulte mais informações aqui. Também vale a pena caminhar um pouco mais adentro de Puerto Madero até o Paseo de la Gloria, uma linda orla com homenagens em estátua aos principais esportistas da história argentina.

Aqui você pode ver como foi minha experiência na bela La Catedral del Tango.

Vídeo dos principais pontos turísticos de Buenos Aires

Se tiver curiosidade em saber mais sobre os principais pontos turísticos de Buenos Aires, veja o vídeo abaixo onde mostro alguns deles.




Caso você tenha qualquer dúvida sobre Buenos Aires, Argentina ou viagens em geral, sinta-se à vontade para perguntar nos comentários ou pelo twitter. Será um prazer ajudar! ;))


3 comentários:

  1. Bah já tô amando, se assim eu conseguir, ano que vem pretendemos ir à Buenos Aires e ainda passar em Colonia Del Sacramento, amei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai conseguir sim, Buenos Aires é linda e vale cada esforço! Obrigado por comentar aqui, Sarah! ;))

      Excluir
  2. Nao vai dar pra mim ir, pois nao tenho dinheiro.
    Caso alguem queira financiar a minha viagem me chame por direct pelo instagram
    @gringueragem
    Um exelente dia a todos!

    ResponderExcluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.