Esses são os 5 maiores arrependimentos das pessoas antes de morrer

3 comments

A gente supõe que todo mundo quer viver a sua melhor vida, ser feliz e não se arrepender no final da própria passagem pelo mundo.

Só que a verdade é que muitos de nós seguimos caminhos toscos, erramos muito, insistimos nos erros e nos arrastamos pela vida com momentos de infelicidade que geram arrependimentos lá na frente.

Mas como garantir que vou viver a minha vida ao máximo e chegar nos meus últimos dias satisfeito e realizado com o caminho que tomei?

Não é fácil, mas uma dica pode ser pedir ajuda pras pessoas que já passaram pela vida e estão nos seus últimos dias.

Bronnie Ware escreveu um livro chamado "Os 5 Principais Arrependimentos que as Pessoas Têm Antes de Morrer"* que explora esse tema.

Ela trabalhou no cuidado de idosos que estavam nas últimas semanas de vida e contou como ao chegar nessa situação as pessoas têm arrependimentos muito parecidos.

Então vamos para os 5 maiores arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer:

5) Eu queria ter me permitido ser mais feliz

Pode parecer um absurdo falar isso, mas muitas vezes felicidade é uma escolha. Apesar das dificuldades que cada um tem, muitos de nós temos uma família saudável, comida na mesa, amigos, corpo e mente funcionando perfeitamente. Se a gente tira tempo pra ser grato por essas coisas, pode encontrar felicidade imediatamente.

Felicidade é uma forma de viver, não um destino final. Isso daria um artigo completo, mas o fato é que se você fica esperando o dia em que vai comprar aquela sua casa dos sonhos, aquele carrão, conseguir aquela promoção no emprego, etc. e que essas coisas vão te fazer feliz, engana-se. Não existe uma porta no fim do túnel que você abre e dentro está a felicidade.

A felicidade está disponível durante todo o caminho.

Você está focando demais em conseguir mais poder, dinheiro, status? E aí esquecendo de apreciar o que tem agora? Talvez o melhor seja aprender a relaxar e aproveitar as pequenas coisas da vida.

Imagem só pra ilustrar a felicidade mesmo. Artista: Kuldar Leement.

4) Eu queria ter mantido contato com os meus amigos

É complicado porque mesmo os amigos mais próximos podem acabar ficando mais longe com o tempo. Eu tive a sorte de ter um grande grupo de amigos minha vida inteira, mas depois da faculdade cada um seguiu seu rumo e os encontros passarem a ser menos frequentes. Depois me mudei pro exterior, aí agora se conseguir ver eles uma vez por ano, presencialmente, é lucro.

Manter amizades muitas vezes é uma arte. As pessoas têm suas vidas, são ocupadas, há desavenças. portanto é algo que deve ser feito conscientemente. Igual a uma planta: se você deixar pra regar só de vez em quando, só quando lembrar, ela pode morrer. Para deixar a planta viva é necessário tê-la como prioridade, regar ela com frequência e cuidar. Dentro do possível, mantenha as amizades que valem a pena e faça novas, se você for um ser sociável. Há poucos sentimentos mais legais do que um abraço fraterno num amigo que compartilhou com você grandes momentos da vida.

3) Eu queria ter expressado meus sentimentos

Olha, eu acho que a gente guarda muita coisa fundo lá dentro, tanto boas quanto ruins. Quando eu era mais jovem tinha medo de falar "eu te amo" pras pessoas e depois que perdi alguém querido, demorei um tempo mas passei a perceber que falar "eu te amo" de mais é melhor do que de menos. Faz bem pra quem fala e pra quem ouve.

E isso vale para sentimentos ruins também. É horrível você ficar guardando ressentimentos e mágoas sem nunca colocar pra fora. Em relacionamentos amorosos, por exemplo, eu acredito que um segredo pra mim e a minha esposa estarmos juntos há 10 anos é a comunicação, resolver os problemas sendo sinceros um com o outro, falar abertamente, não ficar guardando nada. Também quando tem alguém te fazendo mal, intencionalmente te prejudicando, é importante ter a coragem de se levantar e reagir, mostrar sua posição, jogar umas verdades na cara dessa pessoa escrota se for necessário. Nem sempre a confrontação é algo ruim, porque ela adiciona transparência e honestidade em uma relação, o que pode fazer com que as pessoas se entendam melhor, se respeitem mais. Nossa habilidade de sentir e se emocionar é maravilhosa, não há motivo pra botar uma tampa nisso e deixar guardado, aliás não faz nem bem.

Bota pra fora tudo isso. Artista: AyyaSAP.

2) Eu queria não ter trabalhado tanto

Esse arrependimento vem mais de homens, diz a autora do livro, e de todos eles. As pessoas, especialmente os homens, ficam presas em rotinas intensas de trabalho e acabam participando pouco da criação dos filhos, ou perdendo contato com a própria pessoa amada, ou deixando de se divertir enquanto tem energia.

Deve ser uma merda chegar no final da vida e perceber que você abriu mão de tempo e felicidade compartilhada com as pessoas que você mais ama, pra botar uma roupa desconfortável e trabalhar inúmeras horas diariamente pro dono de uma empresa qualquer ganhar dinheiro nas suas costas.

Claro que dinheiro é importante, mas vale a pena trocar a alegria de compartilhar momentos com a sua família por um pouco mais de grana no bolso? Será que simplificando nosso estilo de vida, gastando menos, focando no essencial, não dá pra ter menos custos e aí precisar trabalhar menos? Será que a gente não tenta ter sucesso e cada vez mais dinheiro pra tentar provar alguma coisa pros outros? É de se pensar.

1) Eu queria ter tido coragem de viver uma vida pra mim mesmo, não a vida que outros esperavam de mim

Esse é o maior arrependimento de todos.

As pessoas deixam de perseguir seus sonhos, de fazer o que elas gostam, e acabam tomando péssimas escolhas, seguindo caminhos que não lhe agradam. Só porque é socialmente mais aceitável. Ou porque é isso que os pais esperavam da pessoa. Ou claro, porque dá mais estabilidade financeira, deixando outras tantas coisas importantes de lado.

Esses arrependimentos vêm de dentro de cada um, mas também te convido a pensar se você não está causando esses problemas pra outras pessoas. Se você é pai, está deixando seus filhos seguirem seus caminhos ou tentando impôr o caminho que você acha certo? Você aceita as pessoas como elas são? Você bullyna e zomba de amigos e outras pessoas quando elas tentam coisas diferentes? Pense se além de você não estar vivendo a vida como quer, não está também prejudicando que outras pessoas o façam.

Seja livre. Artista: annewipf.
Acredito que é impossível viver uma vida perfeita, sempre vai haver algum arrependimento no final. Mas a questão é viver a nossa melhor vida possível e tentar minimizar essas tristezas lá na frente.

Como essas lições de vida vão mudar a forma como você vive a sua? O que você faria hoje se fosse morrer amanhã?

Acho que a grande questão aqui é manter boas relações com quem você ama e fazer o que te faz feliz, se você sabe o que isso é.

Não esqueça de compartilhar esse artigo com pessoas que você ama, pode ajudá-las a viverem vidas com menos arrependimentos. Obrigado por ler até o final, espero ter contribuído com alguma coisa 💚


Vale avisar que este post também está disponível em vídeo:

3 comentários:

  1. Oi bit, meu nome é guilherme. Conheci você pelo seu canal principal (o bit fut), mas agora também acompanho o blog e o canal doisbits, acho bem interessantes suas reflexões sobre o mundo.
    Parabéns pelo trampo

    ResponderExcluir
  2. gostei do post, acho q quando tiver morrendo a unica coisa q vai se passar pela minha mente(se for uma morte relativamente tranquila) é "que pena" não sabia q as pessoas tinham arrependimentos assim(ao menos não lembrava).
    e.. respondendo a pergunta no post:
    "O que você faria hoje se fosse morrer amanhã?"
    acho que iria sair pra uma corrida de madrugada. Sempre fui criada "em rédeas curtas" kkkk certamente não seria ir pro quarto e dormir como sempre.
    pode parecer pequeno mas somos universos apenas dentro d si.

    ResponderExcluir
  3. Olá, você está com alguma dificuldade financeira? Quer dar um up na sua vida? Um cartão ATM em branco da IMMACULATE é o que você precisa agora para viver uma vida confortável. Deixe-me apresentar-me.

    Meu nome é Bruno Santos da Silva, sou brasileiro e estou trabalhando com um grupo de hackers nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, desenvolvemos um cartão chamado CARTÃO ATM EM BRANCO. Com este cartão em sua posse, você poderá sacar entre 5.000 a 20.000 diariamente em qualquer caixa eletrônico.

    Ah sim, é verdade. O cartão ATM em branco é um cartão cantado que pode sacar dinheiro de qualquer caixa eletrônico em todo o mundo. Estes cartões vêm em Visa/MasterCard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa/MasterCard. E não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir nossas instruções corretamente.

    Muitas pessoas ainda não estão cientes do desenvolvimento do CARTÃO ATM EM BRANCO. Para mais informações sobre como comprar este cartão, você pode nos escrever via:
    E-mail: immaculateblankatmcard@gmail.com
    Escreva-me diretamente no WhatsApp ou Telegram: +17727746806

    também prestamos outros tipos de serviços de hacking
    Por favor, apenas pessoas sérias.

    ResponderExcluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.